O trabalho de Lacan tem como sujeito o Outro com uma letra maiúscula. O “Outro” (do insconsciente, do intrapessoal) se distingue do “outro” (das demais pessoas, do relacionamento interpessoal). Neste sentido, é relevante a reflexão de Lacan sobre o desejo.
A psicanálise lacaniana defende que o sujeito é constituído pela linguagem, assim como seu inconsciente, de modo que, sem a linguagem, o inconsciente seria um vazio. De acordo com Lacan, a constituição do indivíduo surge da sua relação com o outro.
O nó barromeano nada mais é do que a integração dos três princípios anteriores: simbólico, imaginário e real. Eles foram agrupados adequadamente, embora ainda sejam interdependentes enquanto interagem entre si.
Entre os principais conceitos desenvolvidos pela psicanálise lacaniana estão: simbólico, imaginário, real, alienação e sujeito do inconsciente.
Para Freud, o desejo é um direcionamento para um vivência satisfatória que acalmou uma necessidade anterior. Por exemplo, pense na fome no bebê e o desejo dele de saciá-la. Por sua vez, Lacan aponta o desejo para algo como anseio, cobiça, construindo o desejo veemente.
43 curiosidades que você vai gostar
Klein, nascida a 1882 e falecendo a 1960, dedicou-se à análise do desenvolvimento da psique infantil em relação aos outros e ao exterior, nomeadamente no desenvolvimento do subconsciente e das suas idealizações. Por sua vez, Anna Freud dedicou-se ao estudo do ego e das suas linhas de desenvolvimento.
A psicanálise é um método de investigação da mente humana e dos seus processos, que eleva a mente para além das suas relações biológicas e fisiológicas. Para tanto, ela toma como objeto os processos mentais (emoções, sentimentos, impulsos e pensamentos) que determinam os indivíduos.
No mundo da psicologia, existem diversas áreas e abordagens. Uma delas é a terapia lacaniana, baseada na linguagem e no tempo do inconsciente. Assim, para a psicanálise lacaniana, é fundamental não influenciar naquilo que o inconsciente do paciente deseja falar.
Note-se que Lacan diz que o inconsciente é a parte do discurso consciente, ou seja, ele é aquilo que no discurso concreto falta, é a falha do discurso concreto, falha que não permite ao sujeito restabelecer a continuidade do discurso consciente.
Como faço para homologar meu divórcio no Brasil?
Como identificar as hipóteses de escrita?
Como funciona o Serviço Funerário da Prefeitura?
Como funciona o trabalho de cliente oculto?
Como funciona um separador magnético?
Qual plano da Vivo que ganha celular?
Qual a origem de Cachoeirinha?
Qual a quantidade de resveratrol por dia?
Quem foi o primeiro japonês do mundo?
Como fazer o robô do LinkedIn te achar?
Quais os direitos na separação por comunhão parcial de bens?
Quando Ortigueira foi fundada?
O que faz uma pessoa que trabalha no INSS?
Como surgiu o movimento simbolismo?
Qual o valor do seguro do Crediamigo?