As expressões é necessário e é necessária, embora corretas, devem ser usadas em situações diferentes, conforme a determinação ou não do substantivo.
É necessário muita atenção ou É necessária muita atenção ao atravessar a rua. As duas frases estão corretas. ... A primeira é a frase correntemente usada na linguagem oral e assim utilizada por subentender um verbo no infinitivo, o qual aliás também pode vir explícito: É necessário ter muita atenção ao atravessar a rua.
– É necessário paciência.
Não há elemento modificador do substantivo paciência, por isso o adjetivo necessário fica na forma masculina, singular.
A expressão “é necessário” está se referindo ao verbo sentir que não está determinado por um artigo. ... Dessa vez, a expressão “são necessárias” concorda com o substantivo “mudanças” que está determinado pelo artigo e combinam em gênero e número.
O uso generalizado – e correto – é mesmo «é preciso esforço, concentração e pensamento», sem haver concordância, como se o verbo ter tivesse sido omitido: «é preciso (ter)...» ... fazer normalmente a concordância: "É necessário paciência." "É necessária muita paciência."
25 curiosidades que você vai gostar
São exemplos desse tipo de estrutura: É necessário... Quando ocorre esse tipo de construção, o sujeito da oração aparece em posição final, exigindo as seguintes características para a oração: ... a concordância em número e pessoa entre o verbo e o sujeito (concordância verbal).
A construção correta é será preciso. Quando o sujeito da expressão ser preciso é uma oração, o verbo mantém-se no singular e o adjetivo preciso permanece invariável.
Arthur, "que se fazem necessárias". Equivale a "as mudanças que devem ser feitas". Outro exemplo: "Fazem-se necessárias a redução e a reutilização de produtos.". Nesses casos, o "se" ê pronome apassivador, e o verbo deve concordar com o sujeito composto ou no plural.
Por que: utilizado em perguntas. Exemplo: Por que não voltamos para a casa? Porque: utilizado em respostas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases.
1 torna-se, é, fica. Exemplo: Faz-se necessário refletir sobre a atual sociedade de consumo.
“O por que separado sempre pode embutir a palavra razão ou a palavra motivo ”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".
Dicas para o uso dos porquês
Por que: Escrito separado e sem acento, este “por que” é usado em frases interrogativas e também como a união de "por com um pronome relativo. ... Porquê: Escrito junto e com acento, este “porquê” se usa quando a sentença for substantivada e sinônima de “motivo” ou “razão”.
Por exemplo, de forma resumida, em caso de perguntas e respostas deve-se usar, respectivamente, por que e porque. Em contrapartida, quando a pergunta estiver no final da frase, utiliza-se por quê e, no caso do substantivo, porquê. Todavia, caso não tenha ficado didático o suficiente, não desista.
Far-se-á está correcto e, neste contexto, pode considerar-se usual, dado que a mesóclise ocorre, essencialmente, em textos e discursos formais.
Quando usar o "fazem"
Enquanto o “faz” pode ser a forma conjugada do verbo a ser usada tanto como pessoal quanto como impessoal, o “fazem”, o verbo “fazer”, conjugado na 3ª pessoa do plural no indicativo, só pode ser usado como verbo pessoal. Ou seja, o “fazem” indica uma ação que duas ou mais pessoas toma.
Quando o se é partícula apassivante, o sujeito vem normalmente a seguir ao verbo. Por exemplo: «dão-se cãezinhos», «fazem-se chaves», «vendem-se terrenos», etc.
A palavra certa é será, com acento agudo no a final, se quisermos indicar uma forma conjugada do verbo ser no futuro do indicativo: ele será.
Significado de Será
substantivo deverbal Ação de ser; ato de se colocar num local, situação ou circunstância determinada no futuro: amanhã ele será o novo diretor. Ação de passar a possuir uma identidade ou qualidade intrínseca: ele será médico.
A forma plural da palavra entregue é entregues. Como adjetivo, entregue designa aquilo que foi enviado, despachado, dado, concedido.
Para locuções do tipo é necessário, é preciso, é proibido, é bom, é permitido, há duas construções possíveis: A expressão se mantém invariável se o sujeito não estiver precedido de artigo ou qualquer outro modificador.
Perante a expressão «é necessário», a primeira coisa que importa ter em consideração é verificar se estamos perante uma frase cujo sujeito seja, ou não, uma oração subordinada completiva subjetiva, como em «É necessário que faças o trabalho.», ou em «É necessário fazer o trabalho.»
A palavra “porque” é resultado da junção da preposição “por” e do pronome relativo, interrogativo ou indefinido “que”. Ele apresenta quatro grafias diferentes: porque, porquê, por que e por quê. diferentes: porque, porquê, por que e por quê.
Use a vírgula para separar o lugar, o tempo ou o modo que vier no início da frase. Quando um tipo específico de expressão — aquela que indica tempo, lugar, modo e outros — iniciar a frase, usa-se vírgula. Em outras palavras, separa-se o adjunto adverbial antecipado.
5 dicas simples sobre o uso da craseA crase deve ser empregada apenas diante de palavras femininas. ... Lembre-se de utilizar a crase em expressões que indiquem hora. ... Antes de locuções adverbiais femininas que expressam ideia de tempo, lugar e modo. ... A crase, na maioria das vezes, não ocorre antes de palavra masculina.
Porque é uma conjunção subordinativa causal ou explicativa, unindo duas orações que dependem uma da outra para ter sentido completo. Quando usar por que? Por que (separado e sem acento) pode ser usado para introduzir uma pergunta ou para estabelecer uma relação com um termo anterior da oração.
Como funciona usina de oxigênio?
Quais as vantagens e desvantagens de uma usina hidrelétrica?
Como recuperar dinheiro do PIX Mercado Pago?
Como é chamado Deus na Umbanda?
Como salvar vídeo no TikTok antes de postar?
O que significa Odoyá e Iemanjá?
Como descongelar verduras cruas?
Quais os riscos de uma veia do coração entupida?
O que quer dizer chique no último?
Qual a função de uma válvula proporcional?
Como baixar stories do Facebook de outra pessoa?
Qual a origem da palavra congregar?
Como fazer a sangria do cilindro mestre?
Qual é a classificação de centena?
Qual o significado da medida cautelar?