As primeiras informações a respeito do tijolo que se tem conhecimento, datam de 7500 a.C, pois historiadores e pesquisadores encontraram vestígios de tijolos que datam daquela época na cidade de Jericó no Oriente Médio.
Extraída de jazidas, a argila é um minério extremamente fino, que chega a ser menor que 0,005mm. A decomposição dessa matéria-prima resulta em quatro elementos: mica, quartzo e barro. Após essa extração na natureza, o processo de fabricação de tijolos, na prática, consiste na mistura de diversos tipos de argila.
Além disso, a resina utilizada para dar liga aos pedaços vegetais é derivada de petróleo. Semelhante ao tijolo de barro. Para conseguir agrupar as cascas duras das frutas e formar um bloco compacto, os restos são triturados, misturados com uma resina e prensados.
Os tijolos para construção civil podem ser fabricados a partir de argila, areia, xisto macio (argila xistosa), ardósia, silicato de cálcio, cimento, concreto entre outras matérias menos usuais, sendo a argila o material mais comum de ser utilizado.
O tijolo é feito de argila(barro). Para fazer a massa são necessários 5 tipos de argila. Inclusive é usado cascalho moído (tágua) para aumentar a resistência. O processo de queima deve acontecer para que as partículas diferentes se fundam, resultando num material sólido e forte.
O tijolo cozido foi a matéria-prima dos zigurates, templos que apareceram na Mesopotâmia por volta do ano 3000 a.C., e também das casas que abrigavam seus sacerdotes e servidores.
A técnica construtiva em alvenaria de tijolos ou blocos cerâmicos remonta aos antigos caldeus e assírios, que em torno de 4000 a.C. já usavam este material para erguer casas e palácios.
Para montar uma olaria são necessários também alguns requisitos legais como o Registro na Junta Comercial, Registro na Prefeitura do Município, Registro na Secretária da Receita Federal, Registro no Sindicato Patronal e alvarás de funcionamento.
A forma de um tijolo é, normalmente, um prisma retangular. Os dois planos maiores são chamados base , os dois planos laterais são os lados , e os outros dois, os menores, são as faces . Geralmente o comprimento da base é duas vezes maior que o comprimento da face (na prática é duas vezes o comprimento da face mais o espaço ocupado pelas juntas).
Frank Lloyd Wright, arquitecto americano do século XX, utilizou este tipo de tijolo em muitas das suas obras. No século XII, os tijolos produzidos no norte de Itália foram levados para a Alemanha, onde se adquiriram um importante papel na arquitectura.
Como escolher o tijolo ideal? A escolha do tijolo certo influencia não só a segurança da edificação, mas também o estilo do projeto como um todo. Mas, afinal, como fazer a escolha certa entre tantos tipos de tijolos? O arquiteto deve levar em conta 4 fatores principais:
Nesse grupo de tipos de tijolos à vista podemos encontrar modelos de cerâmica e concreto. Eles têm diferentes cores e estampas, e são ideias para a criação de cobogós. Além de bonitos, esses tipos de tijolos são interessantes para o conforto térmico em regiões mais quentes.
Quanto tempo a pessoa volta a ser réu primário?
Como é bom e agradável quando os irmãos convivem em união Salmo 133 1?
O que diz o ECA sobre a educação infantil?
O que são benefícios salariais?
O que pode substituir o presunto na dieta?
Qual o melhor leitor de PDF gratuito?
É possível riscar um diamante?
Como você pode cuidar do seu material escolar?
Qual é o ponto mais distante do universo?
Como fazer para quitar empréstimo consignado?
Quais são os principais indicadores sociais?
Qual o substantivo derivado de Pedro?
Como saber em qual lote vou receber a restituição 2022?