A origem do secretariado é na antiguidade quando os homens desenvolviam atividades como escribas e alguns escravos também realizavam atividades que se assemelham à assessoria. Estima-se que o secretariado tenha surgido no Egito há 500 antes de Cristo.
O cargo de secretário cresceu consideravelmente após a Segunda Guerra Mundial, quando o mercado de trabalho passou a abrir suas portas para a mão-de-obra feminina inicialmente na Europa e nos Estados Unidos da América para suprir a escassez da mão-de-obra masculina que fora direcionada para os campos de batalha.
Ao longo dos anos, a profissão de secretariado passou por mudanças significativas, desde a perda de seu caráter informal, à regulamentação como profissão. Atualmente, com o avanço das tecnologias da informação (TI), o profissional de secretariado ganhou novos aliados ao seu ambiente de trabalho.
Os primeiros registros da profissão de secretária datam dos tempos dos faraós, quando era exercida pelo sexo masculino, na figura dos escribas.
década de 50
No Brasil, a mulher surge como secretária na década de 50. Nessa mesma época houve a implantação de cursos voltados para a área como, por exemplo, datilografia e técnico em secretariado.
O Secretariado é representado pela imagem de uma pena sobre um livro e uma serpente enrolada em um bastão. A pena do livro representa a história da secretária, desde o tempo dos escribas, cuja atuação sempre esteve vinculada ao ato de escrever.
Realiza o agendamento e cancelamento de compromissos, eventos e viagens, atende clientes externos e internos, controla documentos e correspondências e participa de reuniões na elaboração de atas e pautas.
Receber, selecionar, ordenar, encaminhar e arquivar documentos. Preparar e secretaria reuniões. Tomar providências relativas às viagens dos executivos da organização. Controlar o “caixa pequeno”.
Esse profissional deve ser capaz de assessorar as várias áreas das organizações, ser tecnicamente qualificado, possuir visão sistêmica e estar apto a entender, não só ao nível institucional, como também aos níveis tático e operacional.
No contexto actual, como entendem Azevedo e Costa (2000), o mercado de trabalho exige que o profissional de Secretariado seja proficiente, criativo, participativo, conhecedor de gestão estratégica, articulador em negociações que precedam à tomada de decisões, de forma a agir como um facilitador de relações ...
Nesta mesma década foram criadas as leis 1.421/77, de , que instituiu a data de 30 de setembro como o Dia Nacional da Secretária e a Lei 6.556/78 de , que reconhecia a profissão de secretariado.
Anos 90 - A Secretária da década de 90 é mais independente do chefe e atende mais a empresa do que a ele. Passa a atuar de maneira autônoma, criativa, objetiva, empreendedora e, as técnicas secretariais, se tornam apenas um aspecto de seu trabalho e não mais o centro dele.
Sobre a origem da profissão, sabe-se que surgiu nas primeiras civilizações antigas e, historicamente, podemos considerar o escriba como primeiro secretário.
Com o passar do tempo a profissão sofreu muitas mudanças e durante a Revolução Industrial , em 1760, o papel do Secretário foi consolidado através das exigências das funções de assessoria resultantes da nova estrutura empresarial.
Como se originou o fauvismo e porque o movimento recebeu esse nome?
O que colocar no primeiro capítulo?
Quando a dor de dente afeta a garganta?
Como se livrar de vizinho que incomoda?
Como se locomove o protozoário flagelo?
O que acontece se não retirar o cisto pilonidal?
Como sair do vermelho e ir para o loiro?
Como curar problemas psicológicos?
Como tirar o sublinhado de link HTML?
O que fazer para acabar com mosquito Porvinha?
Como retirar o aviso de uso de dados?
Como fazer um programa iniciar com o Windows 8?
Como escolher um bom corte de cabelo?
Como fazer para tirar o sal do peixe?
Como saber se você está em um sonho?
Como desativar som de uma guia?