Normalmente atribuída ao filósofo grego Sócrates (479-399 a.C.), a frase “conhece-te a ti mesmo” é, na verdade, a inscrição que se via na entrada do Oráculo de Delfos.
"Conhece-te a ti mesmo" é um aforismo grego que revela a importância do autoconhecimento, sendo uma frase bastante conhecida no ramo Filosofia. Não há certeza absoluta em relação a quem foi autor desta máxima, mas há vários autores que atribuem a autoria da frase ao sábio grego Tales de Mileto.
A frase conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses , por exemplo, bem que se ajusta a esta categoria. Inscrita à entrada do santuário de Delfos, na Grécia antiga, e difundida por Sócrates, circula até hoje pelo Ocidente.
“Conhece-te a ti mesmo e conhecerás os deuses e o universo”
Algumas teorias atribuem a frase ao sábio grego Tales de Mileto, outras a Sócrates, filósofo grego que esteve presente no Templo de Apolo em Delfos e que à pergunta “Conhece-te a ti mesmo?” teria respondido: “Só sei que nada sei!”.
Essa frase faz uma referência ao oráculo e sua inscrição “conhece-te a ti mesmo”. O autoconhecimento e a tomada de consciência da própria ignorância são as bases do método socrático. Somente após abandonar os seus preconceitos que o sujeito está apto para buscar o conhecimento verdadeiro.
27 curiosidades que você vai gostar
Na filosofia socrática o “conhece-te a ti mesmo” se tornou uma espécie de referência na busca não só do auto-conhecimento, mas do conhecimento do mundo, da verdade. Para o pensador grego, conhecer-se é o ponto de partida para uma vida equilibrada e, por consequência, mais autêntica e feliz.
A frase "Conhece-te a ti mesmo" estava inscrita na porta de entrada do Templo de Delfos a fim de estimular a reflexão dos gregos antigos. Localizado na Grécia, na cidade de Delfos, o templo originalmente era dedicado a Apolo, deus da luz, da razão e do conhecimento verdadeiro, o patrono da sabedoria.
Conheça algumas das principais frases de Sócrates: “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”. “Deve-se temer mais o amor de uma mulher do que o ódio de um homem”. “Para conseguir a amizade de uma pessoa digna, é preciso desenvolvermos em nós mesmos as qualidades que naquela admiramos”.
Platão acreditava que o papel do filósofo é amar conhecer todas as coisas e não somente algumas coisas e somente é possível conhecer as coisas que são pois o que não é, não é também cognoscível. O ser é a ciência que é o verdadeiro conhecimento e o não ser é a ignorância.
“Conhece-te a ti mesmo”: três lições para te guiar no mapeamento de pontos fortes e fracosDefina: qual sua hierarquia de valores?Reflita: quem é você? Quem você quer ser?Internalize: o erro é seu melhor amigo (e de sua equipe também)
O filósofo e matemático francês René Descartes (1596-1650) tem importância central na filosofia, na matemática, e na ciência contemporânea. É um dos pais do Método Científico. Confira a importância da Dúvida em Descartes.
A Teoria das Ideias ou Teoria das Formas é um conjunto de conceitos filosóficos criado por Platão, na Grécia Antiga. Esta teoria declara que a realidade mais fundamental é composta de ideias ou formas abstratas, mas substanciais.
Platão defendia o Inatismo, nascemos como principios racionais e idèias inatas. A origem das idéias segundo Platão é dado por dois mundos que são o mundo inteligivel, que é o mundo que nós, antes de nascer, passamos para ter as idéias assimiladas em nossas mentes.
Frases FamosasDeus, para a felicidade do homem, inventou a fé e o amor. ... Cada qual sabe amar a seu modo; o modo, pouco importa; o essencial é que saiba amar. ... Esquecer é uma necessidade. ... O dinheiro não traz felicidade — para quem não sabe o que fazer com ele. ... Lágrimas não são argumentos.
“... Pois bem, é hora de ir: eu para morrer, e vós para viver. Quem de nós irá para o melhor é obscuro a todos, menos a Deus....!” Sócrates, citado em Platão.
PlatãoDe todos os animais selvagens, o homem jovem é o mais difícil de domar. ... Deve-se temer a velhice, porque ela nunca vem só. ... Quem comete uma injustiça é sempre mais infeliz que o injustiçado. ... Tente mover o mundo – o primeiro passo será mover a si mesmo. ... Uma vida não questionada não merece ser vivida.
Esta frase ilustra sua conclusão: “Ninguém de nós sabe nada de belo e de bom, mas aquele homem acredita saber alguma coisa sem sabê-la, enquanto eu, como não sei nada, estou certo de não saber“. Daí vem sua máxima: “Sei que nada sei“. O deus Apolo, portanto, estava certo.
O Oráculo de Delfos representou na história grega um guia com instruções exatas de locais favoráveis à colonização. Além de conhecimentos de regiões para os assentamentos, documentações e notas de viagens, o oráculo era consultado numa tentativa de verificar se haveria prosperidade na região ocupada.
O autoconhecimento, segundo a psicologia, significa o conhecimento de um indivíduo sobre si mesmo. A prática de se conhecer melhor faz com que uma pessoa tenha controle sobre suas emoções, independente de serem positivas ou não.
Quando não nos conhecemos, não conseguimos distinguir o que é bom e o que não é para o nosso ser. Não conhecer aquela pessoa refletida no espelho nos impede de planejar nossas metas, realizar nossos sonhos e acima de tudo, nos impede de viver e desenvolver nossas habilidades e competências.
Fazer a coisa certa era uma questão de consciência — Sócrates acreditava que ninguém deseja fazer o mal. Esse princípio levaria à famosa máxima “Conhece-te a ti mesmo”, inspirada na inscrição do Oráculo de Delfos, centro de consulta aos deuses gregos. Certa vez, perguntou se ser enganador correspondia a ser imoral.
O Platonismo reúne as diversas abordagens da teoria de Platão: metafísica, retórica, ética, estética, lógica, política, dialética e da dualidade (corpo e alma), sendo classifica em três períodos, a saber: Platonismo Antigo (século IV a.C. até a primeira metade do século I a.C.)
Das atividades da Academia a filosofia fundamentalmente filosofar. Platão concebia a filosofia em três níveis , três disciplinas filosóficas: Dialética, incluindo a Filosofia do conhecimento ( a verdade) e metafísica (o ser).
O objetivo da política, para Platão, é exatamente corrigir essa injustiça. É tornar justo aquilo que é injusto. A concepção política de Platão, segundo Helferich (2006), é basicamente idealista. Ele idealiza uma cidade opulenta e saudável em que cada um atue conforme sua natureza e no momento oportuno.
Qual é a katana mais rara do mundo?
Qual a válvula mais importante do coração?
Faz mal grávida comer abacaxi à noite?
Quando são formados os Ascomas?
É possível infartar tomando Xarelto?
Qual potência europeia colonizou o Brasil?
O que é bom para fechar os poros da virilha?
O que está passando na Band agora?
Quantas sessões de depilação a laser são necessárias para clarear?
Quantas árvores têm na Amazônia 2021?
Como organizar sala de aula na pandemia?
Qual remédio caseiro é bom para infecção intestinal?
Como fazer um emplastro para dor?
Quando tem redução na base de cálculo?
O que é preciso para ter um talão de cheque?
Quais as maiores aves do Brasil?
O que é bom para limpar bijuterias?
É normal cabelo cair após cirurgia?