Serra do Mar é uma cadeia montanhosa do relevo brasileiro que se estende por aproximadamente 1 500 km, ao longo do litoral leste/sul, indo desde o estado do Rio de Janeiro até o norte do estado do Rio Grande do Sul.
Salesópolis e a nascente do rio Tietê
O rio Tietê, cujo nome em língua tupi significa "rio verdadeiro" ou "águas verdadeiras" é um rio brasileiro do estado de São Paulo de cerca de 1150 km de extensão. Sua nascente localiza-se na cidade paulista de Salesópolis, em plena Serra do Mar, a 1120 metros de altitude.
Além disso, os fatores que mais prejudicam a qualidade da água são os resíduos industriais e o esgoto doméstico. No caso do rio Tietê, que recebe também as águas do rio Pinheiros, foram identificadas altas concentrações de fósforo, nitrogênio amoniacal, DBO e detergentes.
O rio recebe grande volume de esgoto industrial na cidade de Mogi das Cruzes, a 45 km da nascente, além do que recebe da megalópole nacional (São Paulo), com o despejo de dejetos industriais e urbanos em seu curso na região metropolitana paulista.
35 curiosidades que você vai gostar
A hidrovia Tietê-Paraná permite a navegação numa extensão de 1 100 quilômetros entre Conchas, no rio Tietê, em São Paulo e São Simão, em Goiás, no rio Paranaíba, até Itaipu, atingindo 2 400 quilômetros de via navegável.
Antes limpo e aberto à navegação, o Tietê hoje é o retrato da poluição causada pelo homem. Segundo a Sabesp, por dia são lançados 3 bilhões de litros de esgoto e dejetos industriais, uma média de 35 mil litros por segundo, na região metropolitana de São Paulo.
Com até 100 metros de largura, o Tietê esconde, a 7 metros de profundidade, geladeiras, sofás e carcaça de automóveis. Num processo de permanente de drenagem, 68 toneladas de lixo e areia são retiradas mensalmente.
O Tietê, com seus 1.150 km de extensão, é o maior rio do estado de São Paulo. ... Segundo a Sabesp, com o fim dessa primeira fase de despoluição, o índice de coleta de esgotos na região metropolitana de São Paulo passou de 63% para 80% e o índice de tratamento aumentou de 20% para 62%.
Corre 1.136 quilômetros para o interior, por 73 municípios paulistas. Deságua no Rio Paraná, entre Itapura e Castilhos, 300 metros acima do nível do mar.
Atualmente o Rio Tietê possui grande importância econômica para o Estado, devido ao seu alto potencial elétrico que permite a criação de represas que geram energia elétrica para abastecimento de várias regiões.
O NOME TIETÊ
O Rio Tietê era conhecido como Rio Anhembi, que em tupi guarani significava Rio das Anhumas (ave típica da região do Tietê), só mais tarde os bandeirantes o denominaram Tietê, assim chamado pelos índios habitantes dessa região.
Uma nascente, cabeceira, olho-d água, exsurgência, mina de água ou fonte é o local onde se inicia um curso de água (rio, ribeira, ribeiro, ribeirão, córrego), seja grande ou pequeno.
O rio Tietê é amplamente usado pela população paulista para diversas atividades, como navegação, turismo, produção de energia, uso em plantações agrícolas, abastecimento de cidades, enfim, é um rio que deve ser tratado de forma grandiosa, assim como é sua serventia à população.
Rio Tietê, São Paulo (1º lugar) - Com 1.010 km², nasce em Salesópolis, na serra do Mar, e atravessa o estado de São Paulo, banhando 62 municípios. Ocupa o topo do ranking por receber o esgoto doméstico e industrial no trecho da capital - menos da metade dos moradores da bacia do Alto Tietê têm esgoto tratado.
O rio possui 85 km de água tida como ruim, segundo levantamento anual feito pela ONG SOS Mata Atlântica e lançado nesta quarta-feira (22), com apoio do Ypê, no dia do Rio Tietê. Esse espaço se divide em dois trechos: entre a cidade de Suzano e a Ponte das Bandeiras, em São Paulo; e no município de Porto Feliz.
Eclusas funcionam como degraus ou elevadores para navios: há duas comportas separando os dois níveis do rio. Quando a embarcação precisa subir o rio, entra pela comporta da eclusa e fica no reservatório que recebe água até elevar a embarcação ao nível da camada superior da represa.
Já na década de 1930 foi usado para diversos esportes aquáticos, apesar de já estar poluído. Com o passar do tempo o crescimento desenfreado das cidades e a geração exponencial de resíduos nos últimos três séculos o tornou o rio mais poluído do Brasil.
Apesar dos investimentos na despoluição do rio por meio do Projeto Tietê, desde a década de 1990, não há expectativa de que o trecho que passa pela Grande São Paulo e que sofreu um intenso processo de urbanização volte a ter vida aquática nem tenha qualidade para que as pessoas possam nadar.
As obras incluem a construção ou ampliação de ETEs (Estações de Tratamento de Esgoto), instalação de novas tubulações de grande porte (interceptores e coletores-tronco), aumento das redes coletoras nos bairros e novas ligações domiciliares.
Abordaremos, a seguir, os principais tipos de poluição, destacando como eles são gerados e como prejudicam a vida humana e dos demais seres vivos.Poluição atmosférica. ... Poluição hídrica. ... Poluição do solo. ... Poluição térmica. ... Poluição sonora e visual. ... Poluição luminosa. ... Poluição radioativa.
O Tietê continua fazendo juz à sua história e sendo palco de muitas transformações. Índios da etnia tupi-guarani ocuparam suas várzeas, canoeiros se sustentaram da pesca em suas águas, imigrantes portugueses e italianos extraíam de seu solo areia e argila para a construção de casas nas então colinas paulistanas.
Como esquentar arroz já pronto?
Como usar o cartoon face em cachorro?
Como se dá o trancamento da ação penal?
Como instalar uma caixa d'água no chão?
Como fazer um café da manhã simples para o namorado?
Como fazer um indicador ácido-base caseiro?
Como montar uma noite romântica simples?
Como tirar pintura velha da parede?
Como introduzir uma terceira pessoa na relação?
Como preparar uma solução de um ácido a partir do ácido concentrado?
Qual o fio usado para ligar interfone?
O que comer de mistura saudável?
Como fazer fotos para Dia das Mães?
Qual o prazo para prorrogar um concurso?
Pode tomar soro caseiro todos os dias?