As raízes são caracterizadas como órgãos cilíndricos, subterrâneos e aclorofilados que apresentam geotropismo positivo e fototropismo negativo. Suas ramificações originam-se internamente (endógenas) e estão distribuídas irregularmente em toda a sua extensão.
Terrestres: quando são subterrâneas, como aquelas apresentadas em feijão, cenoura e beterraba. Aquáticas: quando se desenvolvem submersas na água, sendo típicas de plantas aquáticas, como alface-d'água. Aéreas: encontradas expostas ao ar livre, como as raízes das orquídeas.
Raízes respiratórias São raízes que crescem em direção à superfície e fornecem oxigênio as partes submersas. Apresentam orifícios chamados pnemátodos em toda a sua expansão.
O caule é um órgão segmentado, constituído por gema apical, gemas axilares, nós e entrenós. Os nós correspondem à região caulinar, geralmente delgada, de onde partem as folhas e as gemas axilares.
A morfologia vegetal, uma das bases principais da botânica, tem por objetivo de olhar as formas e estruturas das plantas. Utilizada, dentre outras coisas, no auxílio à classificação de plantas e na fisiologia vegetal.
6 - Raízes respiratórias São raízes aéreas, típicas de regiões cujo solo é deficitário em oxigênio (principalmente manguezais). Nestas raízes estão presentes orifícios muito pequenos (pneumatódios), em que ocorre a aeração (troca gasosa com o meio ambiente). Exemplo de planta: mangue-preto (avicennia schaueriana).
Os diferentes tipos de raízes estão relacionados com suas adaptações ao ambiente ao qual estão expostas. Ouvir: Tipos de raízes. Os diversos tipos de raízes e suas funções As raízes são estruturas extremamente importantes para os vegetais. É a partir dela que a planta é capaz de se sustentar e retirar água e nutrientes do substrato.
Além das funções já listadas, as raízes atuam ainda no processo de armazenamento e condução (Raven et al. 2001). Muitas raízes atuam como órgãos de reserva de nutrientes, como exemplos, as raízes da beterraba, da cenoura e da batata-doce.
Exemplo: Avicennia schaueriana. - Raízes sugadoras ou haustórios: Essas raízes são encontradas em espécies de plantas parasitas e hemiparasitas. Elas atuam retirando seu alimento das plantas em que se estabelecem, penetrando projeções denominadas de haustórios no interior dos vasos condutores.
Quanto ao habitat, as raízes podem ser classificadas de três formas: aéreas, aquáticas e subterrâneas. O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo.
Qual o tipo de alimentação do sapo?
Como é as fezes de quem tem pedra na vesícula?
Como tomar Mesalazina para diverticulite?
Qual é a cor favorita do Noah do Now United?
O que é um latossolo vermelho amarelo?
Quanto tempo dura o vírus da tuberculose no ar?
Qual é o significado da gíria MB?
Quais os 5 princípios da segurança da informação?
O que é marketing social e como é realizado?
Como listar as partições no Linux?
Quem é isento de Imposto de Renda 2021?
Qual F e para atualizar a página?