O processo de reciclagem Primeiro, a radiografia deve ser tratada em uma solução de água sanitária. Deste processo, sai a película limpa e um resíduo denso, que contém a prata.
As chapas de raio-x podem ser reaproveitadas, passando por um processo onde são deixadas de molho em um líquido com soda cáustica para soltar as partes escuras, formadas por prata, que depois são separadas e enviadas para a fundição, virando matéria prima para joalherias.
Película de chumbo, papel preto e filme radiológico: devem ser retirados do envelope plástico (que diferente dos demais consiste em resíduo infectante e não químico) e descartados, separadamente, em seus respectivos recipientes (Fig. 7).
O posto funciona no prédio dos ambulatórios, de segunda a sexta, das 8h às 17h. Se você faz exames nos laboratórios Fleury e na a+ Medicina Diagnóstica, que são do mesmo grupo, podem entregar as radiografias nas unidades em São Paulo, Brasília, no Rio de Janeiro, em Salvador, Curitiba, Recife e Porto Alegre.
Os líquidos utilizados no processamento dos filmes radiográficos são prejudiciais ao meio ambiente e precisam ser processados antes do seu descarte final nos esgotos.
O correto no caso de algum material na sua casa que contenha chumbo, como por exemplo pilhas, tintas, eletrodoméstico, brinquedos é separar do lixo comum, facilitando assim a coleta e posterior armazenamento em aterros especiais.
Verificou-se que a lâmina de chumbo não pode ser descarta no lixo comum nem no biológico. De acordo com a literatura e legislação, as lâminas de chumbo de filmes radiográficos dever ser descartadas no resíduo químico.
As chapas de raio-x também não podem ser jogadas com o lixo comum porque, na parte escura, há materiais tóxicos que contaminam o solo e a água. Uma boa solução é levar os exames para o posto, aberto ao público, no Instituto Central do Hospital das Clínicas.
Quando a Vossa Instituição possuir um ou mais sacos cheios de radiografias (até 30 kg por saco), deve requerer a sua recolha gratuita através do formulário disponível para o efeito ( clique nesta ligação para aceder ao formulário ). Nota: Para solicitar a recolha do material, a entidade tem de estar inscrita na Campanha de Recolha de Radiografias.
Estas radiografias velhas são totalmente inúteis e podem e devem ser totalmente reciclada por que é composta de dois materiais muito usados e valiosos: o acetato e a prata. A prata contida na radiografia e nos negativos de fotografias, pode ser extraída através de processos ecológicos e transformá-los em lingotes vendáveis a preços de mercado.
Na chapa de radiografia, a parte mais escura, são grãos de prata (pode se dizer que cada 10 chapas grandes podem conter 1g de prata) e o processo de reciclagem consiste em separar a prata do plástico (acetato). O primeiro passo é deixar as chapas de radiografia em um banho de soda cáustica e todo o material preto vai se soltar do acetato.
Existem pontos de descarte de radiografias em postos de saúde e hospitais em todas as regiões, que fazem o descarte correto ou encaminham para empresas de reaproveitamento. Até mesmo o transporte deste material é criterioso. É necessária a emissão de um recibo pelo material poluente e o material precisa ser acondicionado em um veículo corretamente.
Como fazer jenipapo para anemia?
Como preparar a parede para receber o gesso?
Como é feita a avaliação institucional na escola?
Qual o substrato para violetas?
Onde fica a constelação de Capela?
O que colocar em um quarto grande?
O que é necessário para abrir um salão de festas?
Como conectar a um servidor SQL?
Como construir um quarto no sótão?
O que eu preciso para montar uma bomboniere?
O que é script de atendimento?
Como configurar um servidor FTP?
Quais as informações principais deve constar em um quadro de cargas?
Como abrir um outlet de roupas de marca?