A matemática é singular em sua linguagem no sentido de que ela, além da linguagem natural, emprega as formas simbólicas que lhe são específicas entre as quais se incluem as representações gráficas, os desenhos e os diagramas.
Ele pode ser utilizado na comunicação de ideias e transmissão da sabedoria. Sabendo-se que uma característica do símbolo é ser pessoal, a linguagem simbólica traduz as experiências íntimas como os sentimentos, pensamento e paixões por meio de imagens e símbolos que nos remetem ao mundo vivido.
O ensino e a aprendizagem de Matemática são mediatizados pela linguagem, ou melhor, pelas linguagens, principalmente pela linguagem matemática e a linguagem natural. Essas são aprendidas por um indivíduo desde a tenra idade, oralmente.
A matemática utiliza uma linguagem específica, com uma simbologia própria, universal, abstrata e generalista; necessita do efeito formal que os signos possibilitam e devido sua característica universalista requer a padronização, a rigorosidade e a precisão.
Em nossa opinião, a melhor maneira de escrever um texto matemático, é convidando o leitor para acompanhar suas idéias. Para este fim, você tem duas opções. Ou usa sempre o “nós” (como na versão 1) ou mescla o “nós” com “você”, referindo-se ao leitor (como na versão 2).
38 curiosidades que você vai gostar
A matemática atende a esta definição de linguagem. Os linguistas que não consideram a matemática uma linguagem citam seu uso como uma forma de comunicação escrita, e não falada. A matemática é uma linguagem universal. Os símbolos e a organização para formar equações são os mesmos em todos os países do mundo.
A linguagem acadêmica é altamente especializada, usando um léxico e uma lógica próprios, e se desenvolveu nos meios acadêmicos. Já a linguagem da matemática escolar tem elementos da acadêmica, porém tem características próprias, desenvolvida no cotidiano do processo de escolarização desse conteúdo.
Interpretação simbólica
Esse método é usado quando se trata de objetos animados ou inanimados, que aparecem paralelamente a fim de estabelecer o assunto. Nos capítulos 2 e 7 do livro de Daniel há este tipo de interpretação sendo usado pelo próprio Espírito Santo.
Marcos é alto mas não é elegante. Não é verdade que Marcos é baixo ou elegante. Marcos não é nem alto e nem elegante. Marcos é alto ou é baixo e elegante.
É necessário procuração para advogar em causa própria?
Para quem ligar quando falta luz?
Quais os dois idiomas falados na Suíça?
Quais são as duas modalidades do karate?
Quantos feriados tem no Brasil em 2021?
Onde faz o teste da orelhinha?
Quais são as regras de Ouro Petrobras?
Como devem ser desenhadas as linhas de cota?
Quanto tempo dura a garantia do fabricante?
Qual a diferença entre PVC e PET?
O que é indexador na internet?
O que é uma molécula assimétrica?
Como configurar Impressão digital no celular?
Como que o danzou vira Hokage?
Quais são os elementos de cotagem que são geralmente representados nas vistas ortográficas?
Qual a diferença do ácido mandélico para o glicólico?