Pop Art é um movimento artístico que se caracteriza pela reprodução de temas relacionados ao consumo, publicidade e estilo de vida americano (american way of life). O termo em inglês significa "arte popular" e surgiu durante a década de 1950, na Inglaterra.
Como uma crítica ao consumismo e à sociedade do consumo, os artistas da pop art passaram a usar signos estéticos massificados da publicidade e do consumo como forma de arte.
Forma de arte que criticava o consumismo e o materialismo da década de 50. O Pop Art foi um movimento artístico que teve início nos anos 50, inicialmente na Inglaterra e Estados Unidos, como uma forma de reação ao expressionismo abstrato.
Embora constituísse um movimento menos organizado, o Pop Art no Brasil utilizava materiais reutilizados em conteúdos impressos com duras críticas à tortura e à violência da ditadura, assim como reflexões ao cotidiano banal e aos problemas sociais.
A fonte de inspiração dos artistas ligados à Pop Art era o cotidiano, com base no qual propunham um rompimento entre a arte e a vida comum. Esse movimento se interessava pelas criações da civilização industrial: as imagens, o ambiente nacionalista americano, os produtos, os ícones da televisão, do rádio e do cinema.
Com o objetivo da crítica irônica do bombardeamento da sociedade pelos objetos de consumo, ela operava com signos estéticos massificados da publicidade, quadrinhos, ilustrações.
O Pop Art foi um movimento artístico que trabalhou com símbolos e produtos da indústria. Os artistas do movimento visavam criar leituras críticas sobre a vida cotidiana e a cultura de massa. O movimento representa a relação entre o cotidiano e arte.
A pop art fez muito sucesso com suas representações de produtos e ícones famosos. Mas também agradou à crítica, por usar a iconografia da cultura popular como uma crítica à sociedade de consumo.
1950 Pop art/Começou aproximadamente
Pop Art é a abreviatura em inglês de Popular Art ("Arte Popular", em português), um movimento artístico que surgiu em meados dos anos 1950, com o objetivo de "abraçar" e desconstruir imagens pertencentes às culturas de massa, a chamada "cultura pop", feita para as grandes multidões.
Resumo sobre Pop Art. A pop art foi um movimento artístico que surgiu na década de 1950 como uma forma de reação ao expressionismo abstrato. Ele deixou um importante legado na história da arte, e pode ser visto no grafismo, design, quadrinhos e na moda.
A utilização de cores vivas e inusitadas, colagens, alterações dos formatos das imagens, as figuras de ícones simbólicos, o uso das impressões em serigrafia, alto-contraste e as referências aos gibis foram algumas das marcas da Pop Art no Brasil. As obras eram usadas como um forte instrumento de denúncia política e social. Obra de Cláudio Tozzi.
Ao envolver elementos gerados pela sociedade industrial, a “pop art” realiza um duplo movimento capaz de nos revelar a riqueza de sua própria existência. Por um lado, ela expõe traços de uma sociedade marcada pela industrialização, pela repetição e a criação de ícones instantâneos.
A pop art representa um período de transformação na arte, principalmente na arte brasileira, visto que o país enfrentava o período da ditadura militar, quando vários artistas, intelectuais, jornalistas, músicos, formadores de opinião, entre outros, eram perseguidos, presos, torturados, exilados e/ou mortos. Na década de 60 as artes plásticas no ...
Como tirar o bezerro morto de dentro da vaca?
Como se grava um disco de vinil?
Como tirar manta líquida da mão?
Como cancelar débito automático BB pelo aplicativo?
Como tirar a marca d'água do Canvas?
Quais caracteres o Excel não consegue interpretar?
Como tirar marca de dobra de bolsa?
Como tirar os destaques dos melhores amigos?
Como funciona a faculdade à distância Unicesumar?
Como tirar adesivo muito velho da lataria do carro?
O que é um ecossistema e como ele funciona?
Como funciona o sistema de endereçamento?