A inserção do cuidado farmacêutico possibilita o aumento da resolutividade do uso dos medicamentos e do conhecimento dos principais problemas relacionados aos medicamentos, criando novos indicadores aos gestores e a outros profissionais de saúde (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2014).
Ele responde pela dispensação dos medicamentos padronizados em conformidade com os protocolos clínicos e as diretrizes farmacêuticas. Também é responsável pela realização de ações de educação em saúde, além de executar ações inerentes ao ciclo da assistência farmacêutica.
A atuação do farmacêutico na APS acontece por meio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família e inclui ações de dispensação de medicamentos e orientação farmacêutica, visitas domiciliares, apoio matricial às equipes de saúde, atendimentos individuais e compartilhados, participação em grupos de saúde interdisciplinares, além ...
O farmacêutico que atua nas UBSs é responsável pela dispensação de medicamentos, farmacovigilância, reposição, armazenamento e controle dos medicamentos, além de promover a educação em saúde.
Atuando em programas de educação em saúde, o farmacêutico garante que a população seja orientada em relação às doenças crônicas, como hipertensão e diabetes, conscientizando a população da importância do uso correto dos medicamentos e do acesso à saúde.
O farmacêutico, profissional de saúde mais próximo da população, tem o importante papel de orientar o cidadão sobre questões relacionadas à saúde, incluindo os sintomas, fatores de risco e prevenção de doenças, com um conjunto de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde.
A seguir, vamos aprofundar cada uma das áreas:
De acordo com o Ministério da Saúde (MS), são considerados como estratégicos todos os medicamentos utilizados para tratamento das doenças de perfil endêmico, cujo controle e tratamento tenham protocolo e normas estabelecidas e que possuam impacto sócio-econômico.
Segundo ainda o Ministério da Saúde, o pro- grama Saúde da Família é uma estratégia que prio- riza as ações de promoção, proteção e recupera- ção da saúde dos indivíduos e da família, do re- cém-nascido ao idoso, sadios ou doentes, de for- ma integral e contínua.
Enquanto assistência farmacêutica é um conjunto de ações realizadas por far- macêuticos que tem como objetivo orien- tar o uso e as restrições de medicamentos aos pacientes, a Atenção Farmacêutica é a relação direta do farmacêutico com o paciente, realizando o controle do uso de medicações com os interesses do próprio paciente.
O farmacêutico especializado em atenção farmacêutica é o profissional adequado para prevenir, detectar e resolver problemas relacionados ao uso de medicamentos para garantir que o paciente tenha os resultados esperados com o seu tratamento. O serviço de Atenção Farmacêutica não substitui a consulta médica.
A atuação profissional do farmacêutico em atenção farmacêutica tem crescido e sido notada como fundamental para prevenir, identificar e resolver os problemas relacionados ao uso do medicamento.
O farmacêutico deve prestar cuidados à saúde, em todos os lugares e níveis de atenção, em seja em serviços públicos ou privados, conforme as políticas de saúde, com as normas sanitárias e da instituição e princípios e valores bioéticos e profissionais, com o objetivo de promover saúde e bem-estar ao paciente.
Como o Kalonat age no olho de peixe?
Como usar a cadeira abdutora corretamente?
Como usar a espada no God of War 3?
Como zerar calculadora HP 12C online?
Como colocar invertida no computador?
Qual peso ideal para caneleira?
Como usar o termo Diga-se de passagem?
Onde guardar a banha de porco?
Como usar a biblioteca Math H?
Como usar a caneta Lancetadora Confort G-Tech?
Como usar a linha Corps Hinode?
Como identificar sucursal na apólice?
Como saber o menor preço de um produto?
Como saber se um número é inteiro em JavaScript?