A Organização Mundial de Saúde (OMS) define adolescência como sendo o período da vida que começa aos 10 anos e termina aos 19 anos completos.
Segundo o ECA, é considerado criança quem tem até 12 anos incompletos. Já entre 12 e 18 anos são adolescentes. A lei define que esta faixa etária têm direito à vida e à saúde; à liberdade, ao respeito e à dignidade; à convivência familiar e comunitária; e do direito à guarda, à tutela e à adoção.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a adolescência acontece dos 10 aos 19 anos. Porém, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) diz que a faixa etária é dos 12 aos 18 anos.
A adolescência apareceu no Século 19, na esteira das transformações econômicas e sociais pelas quais o mundo passava. “Ela surge como um prolongamento do tempo de dependência da família e de formação para o trabalho”, explica a psicóloga e psicanalista Luciana Gageiro.
O termo "adolescência" vem do latim adulescens ou adolescens – particípio passado do verbo adolescere, que significa crescer. No entanto, o conceito de adolescência enquanto um período particular da vida de um indivíduo, situado entre a infância e a vida adulta, é recente na história da humanidade.
21 curiosidades que você vai gostar
A palavra adolescência vem do latim adolescere, que significa crescer. Porém, este termo só passou a ser utilizado enquanto estágio do desenvolviemnto humano em 1904, pelo psicólogo estadounidense Stanley Hall (1846-1924).
Se você acha que a idade mais difícil de lidar com as crianças são “os terríveis dois anos” está muito enganado. Pelo menos é isso que diz uma pesquisa da ferramenta OnePoll com 2 mil pais e mães estadunidenses de filhos entre 6 e 12 anos que apontou que a idade mais desafiadora para o convívio são os 8 anos.
O extenso banco de dados analisado — a partir de pesquisas internacionais que mediram o bem-estar de pessoas usando diferentes metodologias — mostrou que, em média, a idade mais infeliz das pessoas nos países desenvolvidos é em torno dos 47,2 anos, enquanto nos países em desenvolvimento é 48,2 anos.
Durante esse período, o corpo muda e as ideias também. É normal que aconteçam conflitos internos e externos. É uma fase crítica na vida do indivíduo. O adolescente, muitas vezes, é tido como rebelde, problemático, desobediente, entre outros.
Tradicionalmente, uma população é dividida em três faixas etárias:Jovens - Indivíduos de até 19 anos;Adultos - Indivíduos com idade entre 20 até 59 anos;Idosos - Indivíduos de 60 anos em diante.
Entenda que é muito comum que os filhos adolescentes sintam vergonha dos pais, por isso evite expor sua intimidade, por exemplo, na frente de outras pessoas. Praticar o respeito, não ridicularizando suas roupas, comentando sobre a namoradinha ou abraçando e beijando em público, será de grande ajuda.
A adolescência é o período da vida em que ocorrem as transformações mais aparentes no corpo, em razão das alterações hormonais. Inicia-se por volta dos dez ou onze anos de idade, tendo as meninas o acontecimento da primeira menstruação ou menarca, o aumento dos pelos vaginais e o crescimento dos seios.
É na adolescência que muitas referências são formadas, a personalidade está se moldando e junto a isso, os filhos e filhas podem desenvolver um comportamento mais rebelde. Lívia Lopes, psicóloga do Hapvida, fala sobre isso. “A rebeldia é comportamento. Pode ocorrer por vários fatores e pode ser transitória ou não.
Essa transição entre a infância e a vida adulta – que compreende dos 11 aos 24 anos – concentra uma série de alterações cerebrais, que levam esse grupo a descobrir sua identidade, definir sua personalidade e ainda reformular os valores adquiridos na infância. ...
Em tempo: sabe qual é a fase mais estressante da vida? Entre os 22 e os 25 anos. A irritabilidade, segundo o Dr. Stone, em geral tem seu pico na adolescência, enquanto a tristeza torna-se mais expressiva na casa dos 40 – antes de cair de vez quando os felizes 50 chegam.
Na vida vivenciamos momentos de dificuldades, de solidão, de tristeza, todos nós temos nossas fases ruim!! AS vezes tudo pode parecer está perdido, não haver saídas porem, a vida sempre nos surpreende com momentos de viradas !!
Como os adolescentes são considerados “a fase mais difícil de lidar”, a falta de profissionais especializados em trabalhar com adolescentes e um “esperar passar essa fase” protagonizado pelos pais, deixam os adolescentes soltos para que possam fazer suas novas descobertas sem muito aparato, seja emocional ou de ...
Primeiro mês de vida – Desenvolvimento do bebê mês a mês
Essa é a fase mais difícil para as mamães, principalmente as de primeira viagem. É nesse momento que passamos a conhecer o nosso bebê, porque cada bebê é um e se comporta à sua maneira.
Vista pelos pais como direta, prática, simples, esperta e com toque ainda infantil, aos 10 anos, a criança começa a se despedir para dar entrada à pré-adolescência. De modo geral são menos ansiosas, exigentes e questionadoras, e costumam chorar menos.
Embora ainda pouco estudada, a adolescência tem sido vista desde a Antiguidade pelo prisma da impulsividade e excitabilidade. Na Grécia Antiga, os jovens eram submetidos a um verdadeiro adestramento, cujo fim seria inculcar-lhes as virtudes cívicas e militares. Aos 16 anos, podiam falar nas assembleias.
É por isso que o cérebro dos adolescentes ainda não “funciona” bem. ... Lógico que ele é capaz de lidar com todas as questões motoras e cognitivas, mas a parte comportamental sai perdendo. Por isso é que a adolescência é conhecida como uma fase de revolta e confusão.
As flutuações amplas do estado de humor são comuns. Na melhor das hipóteses, esta rebeldia do adolescente continuará por aproximadamente 2 anos; não é raro que persista durante 4 a 6 anos.” As seguintes orientações gerais podem ajudar a você e a seu filho adolescente a superar esta fase difícil.
13 dicas de como lidar com seu filho adolescente:Dê total atenção quando seu filho quiser conversar e reserve o momento para ele. ... Ouça com calma e, mesmo que não concorde, não dê lição de moral.Fale com ele de modo educado, se você agir de modo agressivo com ele, seu filho achará normal ser assim com outras pessoas.
Os problemas mais comuns durante a adolescência estão relacionados:Ao crescimento e desenvolvimento. leia mais.À escola. ... A doenças da infância que continuam na adolescência. ... A distúrbios de saúde mental. ... A consequências de comportamentos arriscados ou ilícitos (incluindo lesões, consequências legais, gravidez.
A baixa autoestima é responsável por desencadear diversos problemas durante a adolescência, tais como: compulsões, fobias, crises de ansiedade e depressão.
O que significa pérola na Bíblia?
Como é namorar uma pessoa com ansiedade?
Como ocorrem as ondas de calor?
Como se formam as ondas nos mares?
O que são as bolhas de queimadura?
Quais tipos de Células-tronco existem naturalmente?
Como forma uma frase em coreano?
Como ocorre a formação do cálculo renal?
Quais são as três províncias geológicas?
O que fazer para se preparar para o mercado de trabalho?
O que precisa ter numa boa apresentação teatral?
O que estudar para o concurso da PM BA?