O senador Rodrigo Cunha (PSDB-AL) comemorou em Plenário, nesta segunda-feira (16), o aniversário de 202 anos de emancipação política do estado de Alagoas.
No ano de 2021, o estado do Alagoas faz 204 anos de emancipação e as comemorações e festividades comemorativas acontecem em diferentes regiões, que atraem turistas em viagens culturais.
Maceió completa 206 anos neste domingo (5).
A emancipação política do estado só aconteceu em 1817, quando a comarca foi elevada à condição de capitania. Durante os anos seguintes, vários levantes contra os portugueses se sucederam em Alagoas. Em meio crises políticas, em 11 de junho de 1891, a primeira Constituição do Estado foi assinada.
Em 1839 foi criada a cidade de Maceió, que passou a exercer a função de capital da província. Em 1891, no dia 11 de julho, foi assinada a primeira Constituição do estado. Além disso, Alagoas elegeu os dois primeiros presidentes do Brasil República: Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto.
24 curiosidades que você vai gostar
Alagoas tem uma das maiores diversidades culturais do país, são + de 25 manifestações, como os folguedos caboclinhas, pastoril, pagode, baianas, chegança, guerreiro, dança de são gonçalo, samba de matuto, reisado, maracatu, fandango, bumba-meu-boi, coco de roda… e por aí vai.
Os ramalhetes verdes do brasão inserido na bandeira representa outras principais fontes de riqueza do estado: as culturas do coqueiro e da cana-de-açúcar. A estrela de prata de cinco pontas, é uma tradição da heráldica brasileira, onde faz referência a uma das estrelas que estão no brasão e na bandeira do Brasil.
Alagoas já se constituíra capitania independente da de Pernambuco, criada pelo alvará de 16 de setembro de 1817. A repercussão da Revolução Pernambucana desse ano contribuiu para facilitar o processo de emancipação. O ouvidor Batalha foi o principal mentor da gente alagoana.
A ocupação do território alagoano pelos colonizadores portugueses teve início em Penedo (1560), prosseguindo em Porto Calvo (1590), Santa Luzia do Norte 91608) e, finalmente, Santa Maria Madalena de Alagoas do Sul (1611).
Em 1842, foi elevada à categoria de cidade. Erguendo-se imponente sobre um rochedo às margens do rio São Francisco, a cidade de Penedo é um relicário vivo, que conserva um patrimônio artístico cultural de grande valor, tendo sido palco dos acontecimentos mais importantes do Brasil Colonial.
O aniversário de Maceió, capital do estado de Alagoas, é comemorado anualmente em 05 de dezembro. Isso porque a cidade foi fundada em 05 de dezembro de 1815. Neste dia ocorreu a separação entre a Vila de Santa Maria Madalena da Alagoas do Sul (atual Marechal Deodoro) e a Vila de Maceió.
A Prefeitura de Maceió preparou uma série de eventos para celebrar o aniversário da cidade. A programação tem abertura oficial hoje (30) e segue até o dia 5 de dezembro, data em que a capital comemora 206 anos.
Uma pesquisa divulgada, nesta sexta-feira (27), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), revela que a população de Alagoas cresceu no último ano. Em 2020, 3.351.543 eram habitantes, este ano a estimativa é de 3.365.351, um aumento de 13.808 habitantes.
Pedro Álvares chegou ao Brasil em 22 de abril de 1500… em Alagoas, mais precisamente no litoral sul alagoano, nas falésias de Coruripe.
1. Cananéia – SP. Fundada em 1531 por Martim Afonso de Sousa e localizada a 265 km de São Paulo e a 248 km de Curitiba, a cidade mais antiga do Brasil ainda preserva as casas do período colonial em seu centro histórico.
52 380 hab. Marechal Deodoro é um município brasileiro do estado de Alagoas. Foi a primeira capital de Alagoas e a cidade onde nasceu Manuel Deodoro da Fonseca, o então Marechal do exército Brasileiro que proclamou a República do Brasil e foi o primeiro presidente do Brasil.
Formação Histórica - A região onde hoje se encontra o Estado de Alagoas foi invadida por franceses no início do século XVI, sendo retomada pelos portugueses em 1535, sob o comando de Duarte Coelho, donatário da capitania de Pernambuco, que organizou duas expedições e percorreu a área fundando alguns vilarejos, como o ...
São 204 anos desde o dia em que o estado se separou de Pernambuco. Alagoas torna-se um distrito judiciário em 1711 e se separa oficialmente de Pernambuco em 1817 para se tornar uma capitania independente, decreto assinado pelo Rei de Portugal, Dom João VI.
Segundo a maioria dos historiadores e professores do Ensino Fundamental, o desmembramento teria sido uma forma de punição da Coroa a Pernambuco por causa da revolução que resultou na Insurreição Pernambucana, e um prêmio à Alagoas por não ter aderido ao movimento republicano, em 1817.
Mutum, ave símbolo de Alagoas, é reintroduzido na natureza.
O brasão simboliza as três vilas que deram origem ao estado: Vila de Alagoas, Porto Calvo e Penedo. Ao redor aparecem ramos de algodão e de cana-de-açúcar. Eles são para lembrar a principal economia da história do território alagoense. Os peixes que aparecem sobrepostos na parte de cima do brasão, são tainhas.
As cores das faixas (vermelho, branco e azul), escolhidas por estarem presentes no brasão estadual, remetem à tricolore, simbolizando os ideais da Revolução Francesa: liberdade, igualdade e fraternidade.
Cultura. A cultura alagoana é um misto de influências indígenas, africanas e europeias. Essa influência é percebida nas festas, no artesanato e na culinária. ... Há, ainda, as baianas, o Bumba meu boi, o toré de índios, caboclinhos, cavalhada, o fandango e o coco alagoano.
Por que ter um jardim de inverno?
Como saber que a água está contaminada?
Qual é a cor da roupa do Naruto adulto?
Qual é a classe gramatical de ir?
Quando o folículo se rompe sentimos dor?
O que aconteceu com a economia do Brasil em 2015?
Onde fica a maior favela do Brasil?
Para que serve a aspirina Prevent?
Quais são os verbos principal?
O que é a casa 11 do mapa astral?
Como aliviar mal estar causado por antibióticos?
Quando a gente sonha e acontece?
Como passar um arquivo PDF para o Canva?
Qual a hora do eclipse lunar de hoje?
Como elaborar um projeto de vida com alunos?
Quando o cartão é clonado o dinheiro é devolvido pelo banco?