O hormônio antidiurético atua nos rins promovendo a reabsorção de água. Esse hormônio é importante, pois evita a perda exagerada de água e garante a osmolaridade normal do sangue. Células osmorreceptoras no hipotálamo monitoram a osmolaridade do sangue e desencadeiam a liberação de ADH a partir da neuro-hipófise.
O hormônio antidiurético (ADH), também chamado vasopressina, atua nos túbulos renais (túbulo contornado distal e tubo coletor) estimulando a reabsorção de água pelo organismo (isso reduz o volume de urina a ser eliminado).
Patogênese. A síndrome da secreção inapropriada do hormônio antidiurético (SIADH) é uma doença em que a excreção de água é parcialmente prejudicada em função da incapacidade de suprimir a secreção de ADH. Em alguns casos, o volume de urina por dia não excede 1 L, apesar da ingesta de água estar muito acima desse valor.
O hormônio antidiurético, também chamado de arginina vasopressina (AVP), é um hormônio produzido pelo hipotálamo no cérebro e armazenado na glândula pituitária posterior na base do cérebro. ADH ajuda a regular o equilíbrio da água no corpo.
Este hormônio é chamado de vasopressina, pois aumenta a pressão sanguínea ao induzir uma vasoconstrição moderada sobre as arteríolas do corpo. O ADH atua no néfron, favorecendo a abertura dos canais de água (aquaporinas) nas células do túbulo de conexão e túbulo coletor.
35 curiosidades que você vai gostar
A vasopressina possui uma série de receptores específicos localizados em diversos tipos de células e tecidos. Suas ações principais são vasoconstrição no leito vascular sistêmico, podendo produzir vasodilatação em certos órgãos, e regulação da osmolalidade plasmática, atuando nos ductos coletores renais.
Quando bebemos pouca água, o corpo se desidrata e a tonicidade do sangue aumenta. Certas células do encéfalo percebem a mudança e estimulam a hipófise a liberar ADH. Como consequência há maior reabsorção de água pelo túbulos renais. A urina torna-se mais concentrada e a quantidade de água eliminada diminui.
A testosterona é um andrógeno (hormônio masculino) produzido preferencialmente nos testículos e responsável pela diferenciação sexual (características próprias ao sexo).
Esse hormônio é produzido na adenoipófise, região que fica situada no lobo anterior da hipófise. A prolactina é responsável ainda pela preparação das mamas para receber a produção do leite.
Como saber se uma pasta foi compartilhada?
É possível sentir sintomas de gravidez com menos de uma semana?
Como eu sei qual é o divisor do número 24?
Quantos chips posso ter no meu CPF Tim?
Qual caixa usar para fazer festa na caixa?
Como instalar calhas de alumínio?
Qual a melhor fechadura de sobrepor?
Como fazer uma ficha técnica de um restaurante?
Como fazer uma cozinha planejada gastando pouco?
Como confeccionar flores de papel?
Como fazer festa Harry Potter?
Qual é a altura de um padrão de energia?
Como montar uma empresa de reciclagem de plástico?
O que deve ter em uma carta pessoal?