O DPS (Dispositivo de Proteção contra surtos) é um dispositivo muito importante e que só pode ser instalado através de um aterramento. O DPS tem como função proteger diretamente a rede elétrica interna ou o equipamento contra uma sobre carga (pulso de alta tensão) causada por um surto atmosférico externo.
O dispositivo de proteção contra surtos é um equipamento ligado entre L-PE e que tem impedância (Z) elevada a fim de evitar que o funcionamento do equipamento sofra alterações. Quando ocorre o surto de tensão, a impedância cai ao nível mínimo, o que permite a condução da corrente gerada.
O DPS (Dispositivo de Proteção contra Surtos) da Steck corpo único (Monobloco) tem a função de proteger os aparelhos eletroeletrônicos conectados à rede elétrica contra surtos, que são aumentos bruscos de tensão elétrica (sobretensões), que podem ser causados por raios ou manobras de concessionárias elétricas.
Quando o DPS é acionado ele fecha um curto entre fase e terra, porém este período de tempo é extremamente curto, como citado anteriormente. ... Assim como todo dispositivo o DPS também chega ao fim sua vida útil, quando seu circuito interno já não consegue realizar o fechamento entre fase e terra com extrema velocidade.
Dispositivo de Proteção contra Surtos ou DPS
O equipamento responsável por proteger o sistema de sobretensões transitórias na rede elétrica é o dispositivo de proteção contra surtos (DPS). Este equipamento é capaz de detectar estes surtos e desviar a corrente elétrica para o aterramento, evitando assim danos as cargas ligadas ao circuito.
Um dispositivo de proteção contra surtos é um equipamento que protege contra sobretensões transitórias, isto é, contra surtos de tensão. Ele anula as descargas indiretas sobre a rede elétrica que podem ser causadas por descargas atmosféricas.
Os dispositivos supressores de surtos, também conhecidos como DPS, são dispositivos destinados à proteção de aparelhos e equipamentos eletroeletrônicos contra sobretensões transitórias. Eles atuam desviando as correntes inerentes aos surtos elétricos e mantendo uma determinada tensão residual em seus terminais.
Um dispositivo de proteção contra surtos é um equipamento que protege contra sobretensões transitórias, isto é, contra surtos de tensão. Ele anula as descargas indiretas sobre a rede elétrica que podem ser causadas por descargas atmosféricas.
O princípio de funcionamento é o mesmo, como em qualquer outro surto elétrico, assim que o dispositivo de proteção constatar esse altíssimo pique de energia na rede ele desvia toda ela pelo sistema de aterramento.
Os surtos elétricos acontecem devido a vários fatores, como as descargas atmosféricas que atingem redes elétricas, partidas de grandes motores e outras anomalias que podem ocorrer nas instalações elétricas. Como funciona um DPS?
O surto pode ser um raio na rede elétrica, um pico de tensão provocado pela ligação de uma grande carga como motor, ou devido anomalias na rede elétrica. A resistência do DPS vai próxima de zero, oferecendo um caminho seguro para o aterramento. A outra parte do DPS é um mecanismo mecânico que avisa quando o varistor dentro do DPS está queimado.
Como utilizar o medidor de energia?
Como escrever privado no Instagram?
Como o calmante age no cérebro?
Como encaixar telha com isopor?
Como o autor explica a globalização como fábula em que face negativa do processo ela fica escondida?
Como instalar PCSX2 para Linux?
Como instalar o Java no Linux?
Como faço para abrir um arquivo Xpi?
Como montar um sistema RAID 1?
Como instalar um plugin no QGIS?
Como executar o arquivo Install Sh?
Como sincronizar os contatos com o Facebook?
Como sincronizar todos RGB de marcas diferentes?
Como compartilhar os contatos de um iPhone para o outro?
Como sincronizar dados de planilhas no Excel?