Para que serve o disco rígido? Simplificando, um disco rígido armazena dados. ... Um disco rígido é um dispositivo de armazenamento necessário para manter seus arquivos e dados a longo prazo. Sempre que você salva um arquivo em seu computador, ele é salvo no disco rígido do computador.
Os dados são gravados no disco rígido em bits, ou seja, são interpretados como 0 ou 1 pelo computador. As sequências de bits, que formam os arquivos gravados no disco rígido, é que são posteriormente lidas para que possam ser interpretadas e transformadas nos dados acessados pelo sistema operacional.
O disco rígido, popularmente conhecido como HD (Hard Disk), é um dispositivo que é usado em computadores capaz de armazenar dados. No HD é armazenado qualquer tipo de informação, podendo ser um simples arquivo de uso pessoal, como também informações usadas pelo sistema operacional.
Por isso, o HD é feito de discos magnéticos chamados platters, que têm duas camadas: a primeira é chamada de substrato (feita, normalmente, de alumínio) e a segunda de material magnético, aplicada nos dois lados do substrato. É esse material que permite a gravação de dados.
A função do Gabinete é proteger os componentes de sujeira e umidade, e também evitar superaquecimento dos componentes. Dentro de um gabinete, existem vários componentes que fazem com que o computador funcione.
Em inglês, a sigla RAM significa “random access memory”, que traduzindo ao pé da letra seria “memória de acesso aleatório”. A memória RAM é responsável por dar agilidade e velocidade no funcionamento do sistema. Sem ela, qualquer programa e aplicativo iria funcionar muito lentamente.
Dentro do disco rígido, os dados são gravados em discos magnéticos, chamados de platters. O nome “disco rígido” vem justamente do fato de os discos internos serem extremamente rígidos. Os platters são compostos de duas camadas.
A interface nos permite saber a tecnologia do disco rígido usada para conectar a UCP (Unidade Central de Processamento) ao HD.
Discos
Um Disco Rígido é composto por 3 elementos fundamentais: Os pratos. As cabeças de escrita/leitura. A placa controladora.
Para que você possa compreender o funcionamento básico dos discos rígidos, antes, precisa conhecer seus principais componentes. Os tão mencionados discos, na verdade, ficam guardados dentro de uma espécie de caixa de metal.
Nos sistemas operativos mais recentes, ele é também utilizado para expandir a memória RAM, através da gestão de memória virtual. Há vários tipos de interfaces para discos rígidos diferentes: IDE / ATA, Serial ATA, SCSI, Fibre channel, SAS .
Ainda no início da década de 1980, os discos rígidos eram muito caros e modelos de 10 megabytes custavam quase 2 mil dólares, enquanto em 2009 compramos modelos de 1.5 terabyte por pouco mais de 100 dólares. Ainda no começo dos anos 80, a mesma IBM fez uso de uma versão pack de discos de 80 megabytes, usado nos sistemas IBM Virtual Machine.
A maioria dos discos rígidos disponíveis no mercado utiliza múltiplos discos de gravação e leitura, o que permite aumentar a capacidade do dispositivo. Embora existam exceções à regra, o mais comum é que cada HD possua quatro discos em sua composição.
Como se forma a radioatividade?
Como jogar Stranded Deep tela dividida ps4?
Como acontece a formação do RNA?
Como descobrir se ele ainda ama a ex?
Como é o caboclo no espiritismo?
O que seria a consciência humana?
Como é formada a personalidade do indivíduo?
Como diminuir a tarifa bancária?
Como parabenizar uma pessoa querida?
Como jogar com o Reptile no Mortal Kombat 1?
Como saber se ele ainda mim quer?
Como parabenizar um empregado?