A reflexão especular da luz ocorre em superfícies lisas e polidas. A luz é refletida numa só direção. Os raios que incidem paralelos entre si, permanecem paralelos após a reflexão. Exemplo: espelho, metais, vidros e na reflexão da paisagem na superfície do lago.
Os espelhos planos são superfícies aplainadas e polidas os quais possuem poder de reflexão. Nesse caso, a reflexão da luz num espelho plano, acontece de forma regular de maneira que o feixe de luz se apresenta bem definido e segue somente uma direção.
Mas há outros espelhos: uma colher polida, uma folha de alumínio plana, uma torradeira cromada ou a superfície de um lago. Qualquer superfície brilhante e plana pode ser um espelho.
A reflexão da luz acontece quando um raio luminoso atinge uma superfície refletora e retorna ao seu meio original. Esse fenômeno permite que enxerguemos todos os corpos que não produzem a própria luz, chamados de fontes secundárias de luz ou simplesmente corpos iluminados.
A imagem que vemos em um espelho se chama reflexo. O reflexo ocorre quando a luz atinge uma superfície; quando não consegue atravessar essa superfície, a luz ricocheteia, ou seja, é refletida. A maioria das superfícies absorve certa quantidade de luz e reflete outra quantidade.
42 curiosidades que você vai gostar
Nos espelhos planos, as imagens são formadas por prolongamentos de raios refletidos. Para que possamos enxergar o nosso reflexo em alguma superfície refletiva, esta deve promover a reflexão regular da luz, ou seja, refletir raios de luz com ângulo igual ao ângulo incidente.
Em qualquer um dos casos, o fenômeno é o mesmo – o espelho possui a propriedade de refletir a luz. Portanto, quando você está em frente a um espelho, a luz que você reflete atinge o espelho e retorna até você, fazendo exatamente o mesmo caminho, mas no sentido inverso.
O fenômeno da refração ocorre quando a luz faz a sua passagem de um meio transparente para outro meio transparente diferente. As consequências dessa passagem são a mudança da velocidade de propagação da luz e, nas incidências oblíquas, um desvio na sua trajetória.
Entre os principais fenômenos ópticos, podemos destacar a reflexão, a refração, a absorção, a dispersão e a interferência da luz. Diversos fatos naturais relacionados à luz são decorrentes desses fenômenos.
Tem mais depois da publicidade ;) Existem dois tipos de reflexão: regular e difusa. A reflexão regular é aquela em que é possível enxergar uma imagem refletida, enquanto a difusa é a reflexão que emana de objetos que não são dotados de superfícies suficientemente lisas para promover uma reflexão regular.
Quando a superfície é polida, como no caso dos espelhos, a luz é totalmente refletida, ou seja, retorna ao meio de origem.
Se a parte espelhada for interna, o espelho chama-se côncavo. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Se a parte espelhada for externa, então o espelho é convexo.
Formação da Imagem
Outra característica da imagem é se ela aparece direita ou invertida; assim, ela será direita quando o objeto e a imagem possuírem o mesmo sentido; por outro lado será invertida se os sentidos da imagem e do objeto forem opostos.
Definimos 3 tipos diferentes de espelhos:Espelho plano – Possui superfície reflexiva plana.Espelho esférico côncavo – Sua superfície corresponde a uma região semi-esférica cuja área interna é reflexiva.Espelho esférico convexo – Sua superfície corresponde a uma região semi-esférica cuja área externa é reflexiva.
Reflexão difusa
Quando a superfície é rugosa ou irregular, os feixes de luz chegam paralelos e após incidir no material, são refletidos em várias direções - o que nos permite ver os objetos a partir de diferentes ângulos.
Existem dois tipos de espelhos esféricos, os espelhos côncavos e os espelhos convexos.
Existem fontes de luz primárias e secundárias.Primárias: são capazes de produzir a sua própria luz, também são chamadas de corpos luminosos. Exemplo: fósforo aceso, Sol, lâmpada acesa.Secundárias: são capazes de apenas refletirem a luz que incide sobre elas, também são conhecidas como corpos iluminados.
Fonte de Luz ou Fonte Luminosa. É todo corpo capaz de emitir luz, ou seja, todo corpo visível. Aos corpos que emitem luz própria damos o nome de fonte primária ou corpos luminosos, aos corpos que emitem ou difundem luz de uma fonte primária damos o nome de fonte secundária ou corpos iluminados.
Fenômenos OpticosReflexão regular da luz.Reflexão difusa da luz.Refração da Luz.Absorção da luz.
A refração é a mudança na rapidez de propagação de uma onda quando passa de um meio para o outro. Quando, por exemplo, a luz passa do ar para o vidro há uma mudança na rapidez de propagação da luz, facilmente perceptível se a incidência não é perpendicular à superfície de separação do vidro com ar.
Isso acontece porque as moléculas que compõem o vidro ficam muito bagunçadas, permanecendo mais distantes umas das outras, mesmo em seu estado sólido. Essa composição única do vidro facilita a passagem da luz, que atravessa o material sem encontrar muita resistência.
Quando um feixe de luz de intensidade independente do tempo atinge um objeto transparente, a luz não é absorvida, ela é espalhada pelo material - um fenômeno causado pela propriedade unitária da matriz de dispersão.
Somos, na verdade, como nos vemos no espelho, mas isso para nós mesmos. Já para as outras pessoas, somos como aparecemos nas fotografias, pois, aos olhos dos outros, somos vistos em forma fotografada memorialmente.
Bata na superfície com a mão.
Um espelho comum produzirá um som abafado pois está colocado na frente de uma parede. Um espelho de observação produzirá sons abertos e ocos, pois há um espaço aberto do outro lado. O som de batidas em espelhos falsos também é nítido, diferente do som de baque dos espelhos comuns.
Na geometria, a imagem espelhada de um objeto ou figura bidimensional é a imagem virtual formada pela reflexão em um espelho plano; tem o mesmo tamanho do objeto original, mas é diferente, a menos que o objeto ou a figura possua simetria de reflexão (também conhecida como simetria P).
Quais as consequências de um arco elétrico?
Qual a ação do fermento no bolo?
Quais os elementos usados no Desenho Técnico?
Qual cigarro mais fraco Brasil?
Quando utilizar resina composta?
Qual foi a novela que mais foi reprisada na Globo?
Não é considerado crime hediondo?
Porque churrasco é cancerígeno?
Qual a cidade mais pequeno do mundo?
Quantos por cento rende o FGTS por mês?
Pode tomar 2 Tylenol de uma vez?
Qual a eficiência energética do LED?
Qual a praia mais cristalina do Brasil?