Principais nomes e obras do humanismoFrancesco Petrarca: Cancioneiro e o Triunfo, Meu Livro Secreto e Itinerário para a Terra Santa.Dante Alighieri: A Divina Comédia, Monarquia e O Convívio.Giovanni Boccaccio: Decameron e O Filocolo.Michel de Montaigne: Ensaios.Thomas More: A Utopia, A Agonia de Cristo e Epitáfio.
→ Principais autoresFrancesco Petrarca.Dante Alighieri.Giovanni Bocaccio.Erasmo RoterdãFernão Lopes.Michel Montaigne.Gil Vicente.
Autores e Obras do Humanismo
Luís de Camões: Os Lusíadas; Rimas; Auto de Filodemo; Erasmo de Roterdã: O Elogio da Loucura; De Libero Arbitrio; As Navegações dos Antigos; Preparação para a Morte. Dante Alighieri: A Divina Comédia; Vita Nova; Sobre a Língua Vulgar; Canzioneri; De Monarchia.
Principais autores e obras do HumanismoFrancesco Petrarca (1304-1374) Humanista italiano, Petrarca foi um dos mais importantes escritores humanistas. ... Dante Alighieri (1265-1321) ... Giovanni Bocaccio (1313-1375) ... Erasmo de Roterdã (1466-1536) ... Michel de Montaigne (1533-1592) ... Fernão Lopes (1390-1460) ... Gil Vicente (1465-1536)
Francesco Petrarca (1304-1374) - poeta italiano fundador do humanismo e autor das obras: Cancioneiro e o Triunfo; Meu livro secreto; Itinerário para a Terra Santa.
34 curiosidades que você vai gostar
O dramaturgo Gil Vicente pertence ao Humanismo, movimento que incentiva a valorização do ser humano. O autor produzia textos do gênero dramático, textos que deveriam ser representados. Suas peças passam a ser representadas em um palco, novidade no teatro português.
Podemos definir o humanismo como a corrente intelectual desenvolvida na Europa durante a transição da Idade Média para a Idade Moderna, entre os séculos XIV e XVI.
Autores e obras do TrovadorismoArnaut Daniel, francês, século XI;Bernart de Ventadorn, francês, 1130-1200;Dom Afonso X, espanhol, 1221-1284;Dom Dinis, português, 1261-1325;Fernão Rodrigues de Calheiros, português, século XIII;Guilhem de Peitieu, francês, 1071-1126;João Garcia de Guilhade, português, século XIII;
Principais Autores e ObrasSá de Miranda (1481-1558) e a obra “Poesias” (1677)Luís de Camões (1524-1580) e a epopeia “Os Lusíadas” (1572)Bernardim Ribeiro (1482-1552) e a novela “Menina e Moça” (1554)António Ferreira (1528-1569) e a tragédia “A Castro” (1587)
Além da produção historiográfica de Fernão Lopes (aproximadamente 1380-1460), esse período compreende a Poesia Palaciana e a produção teatral de Gil Vicente (aproximadamente 1465-1536). Fernão Lopes, considerado o introdutor da historiografia em Portugal, é o principal representante do gênero.
As três principais características do Humanismo são o Antropocentrismo, o Racionalismo e o Cientificismo.
Fernão Lopes foi um escritor português responsável pelo início do movimento humanista em Portugal. Ele é considerado o “pai da historiografia portuguesa” e uma das principais figuras da literatura medieval. Sua eleição para guarda-mor da Torre do Tombo em 1418, tornou-se o marco inicial do humanismo em Portugal.
O Humanismo foi uma corrente de pensamento que tinha como principais características o antropocentrismo, a racionalidade e o cientificismo. Este movimento cultural e filosófico, desenvolvido entre os séculos XIV e XVI na Europa, firmou a base do Renascimento e marcou a transição entre a Idade Média e a Moderna.
O Classicismo português começa em 1527, quando o poeta Francisco Sá de Miranda retorna da Itália a Portugal com ideias de renovação literária (caso do soneto, nova forma de composição poética). Mais importante autor do período em Portugal, Luís de Camões apresenta uma biografia incerta e cheia de aventura.
Principais autores e obras do Classicismo
Foi responsável por obras muito conhecidas, tais como: “Os Lusíadas”, que é considerada uma obra-prima. Essa obra é uma poesia épica, concluída em 1556, mas publicada em 1572 no período literário do Classicismo.
Em Portugal, o Classicismo compreende o período literário do século XVI (entre 1537 e 1580). O marco inicial do movimento foi a chegada do poeta Francisco Sá de Miranda à Portugal. Ali, ele se inspirou no humanismo italiano, trazendo uma nova forma de poesia: o “dolce stil nuevo” (Doce estilo novo).
Os principais autores do Trovadorismo foram Ricardo Coração de Leão, Afonso Sanches, Dom Dinis I de Portugal, João Zorro, Paio Soares de Taveirós, Paio Gomes Charinho, Paio Soares de Taveirós, Martim Codax, Pedro III de Aragão, entre outros.
Conheça as características mais marcantes do trovadorismo:Relação entre a poesia e a música. ... Era dividido em dois gêneros: lírico e satírico. ... Tratavam de amor e de veneração ao ser amado. ... Tratavam de amizade. ... Faziam crítica ao contexto político e social da época. ... Uso de trocadilhos e termos ambíguos.
De uma forma geral, as características do trovadorismo têm ligação com a lírica grega, que aconteceu períodos antes. Do legado que foi herdado, estão presentes o canto, o acompanhamento musical, a idealização amorosa, dentre outros. Era também notório em algumas trovas o culto que prestavam ao catolicismo.
O humanismo foi um movimento artístico e intelectual surgido na Itália no século XIV e que valorizou a Antiguidade Clássica. Para os humanistas o homem era a medida de todas as coisas e estava no centro do universo (antropocentrismo).
Os humanistas, como o nome indica, são mais empiristas e menos espirituais; são geralmente associados a cientistas e académicos, embora a filosofia não se limite a esses grupos. Têm preocupação com a ética e afirmam a dignidade do ser humano, recusando explicações transcendentais e preferindo o racionalismo.
Em um sentido amplo, o Humanismo visava valorizar o homem acima de tudo, contemplando os atributos e realizações humanas. Com o distanciamento das questões religiosas, nesse período foi possível realizar novas formas de estudo acerca da arte, ciência e política.
Em 1531, em carta ao rei, Gil Vicente defendeu os cristãos- novos, a quem tinha sido atribuída a responsabilidade pelo terremoto de Santarém. Também no "Auto da Índia" apresentou uma visão antiépica da expansão ultramarina.
Gil Vicente é um autor de teatro nascido em Portugal, no final do século XV. Ele escreveu seus textos dramáticos entre 1502 e 1536. Portanto, sua carreira bem-sucedida ocorreu durante os reinados de D. ... Possivelmente, foi ourives; se casou duas vezes e, como dramaturgo, teve o aval da monarquia portuguesa.
Criador de vários autos é considerado o fundador do teatro em Portugal. Gil Vicente (1465-1536) nasceu em Guimarães, Portugal no ano de 1465. Por falta de documentos, muitos fatos de sua vida são cercados de dúvidas, como o próprio local e ano de seu nascimento.
Quanto rende uma lata de tinta de 1 litro?
O que significa a palavra Babel segundo a narrativa?
Qual o significado da palavra Kappa?
Quais as vantagens de investir em debêntures?
O que aconteceu no Brasil no ano de 1842?
Qual o objetivo da empresa Coca-cola?
Como calcular o churrasco por pessoa?
O que é desenvolvimento motor amplo e fino?
Qual é o melhor helicóptero de guerra do mundo?
Como colocar um objeto em órbita?
Quais são os dois tipos de ambiguidade?
Qual a composição do sorbato de potássio?
Como saber se a Placa-mãe suporta GDDR6?
O que se faz para render a tinta de cabelo?