Principais nomes e obras do humanismoFrancesco Petrarca: Cancioneiro e o Triunfo, Meu Livro Secreto e Itinerário para a Terra Santa.Dante Alighieri: A Divina Comédia, Monarquia e O Convívio.Giovanni Boccaccio: Decameron e O Filocolo.Michel de Montaigne: Ensaios.Thomas More: A Utopia, A Agonia de Cristo e Epitáfio.
→ Principais autoresFrancesco Petrarca.Dante Alighieri.Giovanni Bocaccio.Erasmo RoterdãFernão Lopes.Michel Montaigne.Gil Vicente.
Autores e Obras do Humanismo
Luís de Camões: Os Lusíadas; Rimas; Auto de Filodemo; Erasmo de Roterdã: O Elogio da Loucura; De Libero Arbitrio; As Navegações dos Antigos; Preparação para a Morte. Dante Alighieri: A Divina Comédia; Vita Nova; Sobre a Língua Vulgar; Canzioneri; De Monarchia.
Principais autores e obras do HumanismoFrancesco Petrarca (1304-1374) Humanista italiano, Petrarca foi um dos mais importantes escritores humanistas. ... Dante Alighieri (1265-1321) ... Giovanni Bocaccio (1313-1375) ... Erasmo de Roterdã (1466-1536) ... Michel de Montaigne (1533-1592) ... Fernão Lopes (1390-1460) ... Gil Vicente (1465-1536)
Francesco Petrarca (1304-1374) - poeta italiano fundador do humanismo e autor das obras: Cancioneiro e o Triunfo; Meu livro secreto; Itinerário para a Terra Santa.
34 curiosidades que você vai gostar
O dramaturgo Gil Vicente pertence ao Humanismo, movimento que incentiva a valorização do ser humano. O autor produzia textos do gênero dramático, textos que deveriam ser representados. Suas peças passam a ser representadas em um palco, novidade no teatro português.
Podemos definir o humanismo como a corrente intelectual desenvolvida na Europa durante a transição da Idade Média para a Idade Moderna, entre os séculos XIV e XVI.
Autores e obras do TrovadorismoArnaut Daniel, francês, século XI;Bernart de Ventadorn, francês, 1130-1200;Dom Afonso X, espanhol, 1221-1284;Dom Dinis, português, 1261-1325;Fernão Rodrigues de Calheiros, português, século XIII;Guilhem de Peitieu, francês, 1071-1126;João Garcia de Guilhade, português, século XIII;
Principais Autores e ObrasSá de Miranda (1481-1558) e a obra “Poesias” (1677)Luís de Camões (1524-1580) e a epopeia “Os Lusíadas” (1572)Bernardim Ribeiro (1482-1552) e a novela “Menina e Moça” (1554)António Ferreira (1528-1569) e a tragédia “A Castro” (1587)
Além da produção historiográfica de Fernão Lopes (aproximadamente 1380-1460), esse período compreende a Poesia Palaciana e a produção teatral de Gil Vicente (aproximadamente 1465-1536). Fernão Lopes, considerado o introdutor da historiografia em Portugal, é o principal representante do gênero.
As três principais características do Humanismo são o Antropocentrismo, o Racionalismo e o Cientificismo.
Fernão Lopes foi um escritor português responsável pelo início do movimento humanista em Portugal. Ele é considerado o “pai da historiografia portuguesa” e uma das principais figuras da literatura medieval. Sua eleição para guarda-mor da Torre do Tombo em 1418, tornou-se o marco inicial do humanismo em Portugal.
O Humanismo foi uma corrente de pensamento que tinha como principais características o antropocentrismo, a racionalidade e o cientificismo. Este movimento cultural e filosófico, desenvolvido entre os séculos XIV e XVI na Europa, firmou a base do Renascimento e marcou a transição entre a Idade Média e a Moderna.
O Classicismo português começa em 1527, quando o poeta Francisco Sá de Miranda retorna da Itália a Portugal com ideias de renovação literária (caso do soneto, nova forma de composição poética). Mais importante autor do período em Portugal, Luís de Camões apresenta uma biografia incerta e cheia de aventura.
Principais autores e obras do Classicismo
Foi responsável por obras muito conhecidas, tais como: “Os Lusíadas”, que é considerada uma obra-prima. Essa obra é uma poesia épica, concluída em 1556, mas publicada em 1572 no período literário do Classicismo.
Em Portugal, o Classicismo compreende o período literário do século XVI (entre 1537 e 1580). O marco inicial do movimento foi a chegada do poeta Francisco Sá de Miranda à Portugal. Ali, ele se inspirou no humanismo italiano, trazendo uma nova forma de poesia: o “dolce stil nuevo” (Doce estilo novo).
Os principais autores do Trovadorismo foram Ricardo Coração de Leão, Afonso Sanches, Dom Dinis I de Portugal, João Zorro, Paio Soares de Taveirós, Paio Gomes Charinho, Paio Soares de Taveirós, Martim Codax, Pedro III de Aragão, entre outros.
Conheça as características mais marcantes do trovadorismo:Relação entre a poesia e a música. ... Era dividido em dois gêneros: lírico e satírico. ... Tratavam de amor e de veneração ao ser amado. ... Tratavam de amizade. ... Faziam crítica ao contexto político e social da época. ... Uso de trocadilhos e termos ambíguos.
De uma forma geral, as características do trovadorismo têm ligação com a lírica grega, que aconteceu períodos antes. Do legado que foi herdado, estão presentes o canto, o acompanhamento musical, a idealização amorosa, dentre outros. Era também notório em algumas trovas o culto que prestavam ao catolicismo.
O humanismo foi um movimento artístico e intelectual surgido na Itália no século XIV e que valorizou a Antiguidade Clássica. Para os humanistas o homem era a medida de todas as coisas e estava no centro do universo (antropocentrismo).
Os humanistas, como o nome indica, são mais empiristas e menos espirituais; são geralmente associados a cientistas e académicos, embora a filosofia não se limite a esses grupos. Têm preocupação com a ética e afirmam a dignidade do ser humano, recusando explicações transcendentais e preferindo o racionalismo.
Em um sentido amplo, o Humanismo visava valorizar o homem acima de tudo, contemplando os atributos e realizações humanas. Com o distanciamento das questões religiosas, nesse período foi possível realizar novas formas de estudo acerca da arte, ciência e política.
Em 1531, em carta ao rei, Gil Vicente defendeu os cristãos- novos, a quem tinha sido atribuída a responsabilidade pelo terremoto de Santarém. Também no "Auto da Índia" apresentou uma visão antiépica da expansão ultramarina.
Gil Vicente é um autor de teatro nascido em Portugal, no final do século XV. Ele escreveu seus textos dramáticos entre 1502 e 1536. Portanto, sua carreira bem-sucedida ocorreu durante os reinados de D. ... Possivelmente, foi ourives; se casou duas vezes e, como dramaturgo, teve o aval da monarquia portuguesa.
Criador de vários autos é considerado o fundador do teatro em Portugal. Gil Vicente (1465-1536) nasceu em Guimarães, Portugal no ano de 1465. Por falta de documentos, muitos fatos de sua vida são cercados de dúvidas, como o próprio local e ano de seu nascimento.
Quando ocorre o segundo turno das eleições?
Como secar tábua de pinus em casa?
Como funciona sensor de smartwatch?
Tem como endurecer plastilina?
Qual a diferença entre cólica intestinal e cólica menstrual?
Quais são os múltiplos de 9 de 1 a 100?
Qual Os Dez Mandamentos de Deus?
Como secar pelo de gato sem secador?
Como secar um trevo de quatro folhas?
Como tirar fotos de produtos para venda?
Pode dar diazepam para cachorro dormir?
Qual é a Super Bonder mais forte?
Onde é praticado os esportes urbanos?
Quanto tempo leva para secar a madeira?
Como publicar vídeos longos no Stories?
O que fazer após a carboxiterapia?