É importante ressaltar que o coordenador é o profissional que aponta alternativas, reúne ideias, alavanca recursos e sugere modos para renovar e inovar a prática escolar. A melhoria das ações pedagógicas na sala de aula dependem da ação efetiva do coordenador.
Coordenadores buscam manter os membros da equipe organizados e focados no projeto e nos objetivos. Como diz o próprio nome da função, um coordenador coordena os processos e detalhes de como uma equipe alcança uma meta.
O papel do coordenador pedagógico engloba diversas ações. Dentre elas, destacamos o suporte aos professores em sala de aula, o aprendizado dos alunos, a organização dos registros de atividades da escola, além do fornecimento de feedbacks para melhoria contínua de todos os profissionais da instituição.
Coordenador e gestor são parceiros essenciais na escola
Ainda que tenham funções distintas na escola, o diretor e o coordenador são os principais responsáveis por garantir o bom desenvolvimento das atividades escolares, a formação continuada dos professores e as condições necessárias para a aprendizagem.
Dicas de como ser um bom coordenador de equipeTrabalhe sua liderança. Ser um líder é mais do que apenas ter um cargo superior ao de outros funcionários. ... Tenha ética. ... Evolua constantemente. ... Seja multitarefa. ... Seja imparcial.
22 curiosidades que você vai gostar
Ao conversar com outros profissionais com os quais vai atuar (diretor, outros coordenadores e orientador educacional), pergunte o que eles esperam da sua atuação e estabeleça parcerias, reconhecendo o trabalho de cada um individualmente e a importância de atuar em conjunto.
Ele deve sempre proporcionar questionamentos, uma postura crítica e reflexiva de seu corpo docente e escolar como um todo. Assim, o Coordenador Pedagógico se torna responsável por recriar constantemente o ambiente escolar, sempre com o auxílio das personas — pais, alunos, professores.
Portanto, o coordenador está mais centrado na organização e mediação, na manutenção da coesão no andamento das atividades do grupo. O diretor dirige uma obra, com concepção e objetivos específicos.
O coordenador precisa reconhecer no diretor uma figura de liderança apta a conduzir a escola nas esferas administrativas e pedagógicas e o diretor, por sua vez, precisa oferecer ao coordenador a autonomia e o poder de decisão necessários para que ele realize as suas atividades de maneira mais estratégica.