Cartilagem fibrosa → Possui grande quantidade de fibras colágenas, ocupando quase que a totalidade dos espaços intercelulares, assemelhando-se ao tecido conjuntivo denso. È encontrado principalmente entre as vértebras, formando os discos intervertebrais, contribuindo com a flexibilidade e amortecimento.
A cartilagem é formada a partir de células mesenquimais (indiferenciadas), que originam as células jovens, os condroblastos. Elas depois crescem e se transformam em células maduras, os condrócitos.
A cartilagem apresenta uma consistência firme, sem ser tão rígida quanto o tecido ósseo. Ela tem a função de sustentação e promove o revestimento das superfícies articulares, facilitando os movimentos, sendo de fundamental importância para o crescimento dos ossos longos.
O tecido cartilaginoso, ou simplesmente cartilagem, é uma forma de tecido conjuntivo mais rígido que possui uma cicatrização lenta por ser avascular, é branco ou acinzentado, aderente às superfícies articulares dos ossos. Também é encontrado em outros locais como na orelha, na ponta do nariz.
A cartilagem fibrosa, ou fibrocartilagem, é uma combinação de tecido conjuntivo denso e de cartilagem hialina. A matriz extracelular da fibrocartilagem contém quantidades significativas de colágeno do tipo I (característico da matriz do tecido conjuntivo) e de colágeno do tipo II (característico da cartilagem hialina).
Durante o desenvolvimento, é a cartilagem epifisária a responsável pelo crescimento longitudinal e diametral (lateral) do osso. ... A estrutura responsável pelo crescimento ósseo longitudinal é a Placa Epifisária que está localizada na Metáfise.
O processo de formação da cartilagem é chamado chondrification ou chondrogenesis. As pilhas do precursor que se transformam pilhas dos ossos e da cartilagem são chamadas pilhas esqueletais da explosão.
Sabemos que a cartilagem pode ser classificada em três tipos principais: hialina, elástica e fibrosa. A respeito desses três tipos, marque a alternativa incorreta: a) A cartilagem elástica está presente na orelha e caracteriza-se por sua flexibilidade. b) A cartilagem fibrosa está associada ao tecido conjuntivo denso.
Esse tipo é normalmente encontrado formando os discos intervertebrais entre as vértebras da coluna, amortecendo os choques mecânicos e conferindo flexibilidade motora ao organismo. Cartilagem elástica – possui alto teor de fibras elásticas (elastina) em sua matriz, mas também pouca quantidade de colágeno.
As células, ainda que isoladas, mantêm a sua capacidade de replicação, o que leva à formação de aglomerados de condrócitos dentro de cada lacuna, estes aglomerados são chamados de grupos isogênicos . É também importante referir que a diferenciação da cartilagem ocorre centrifugamente.
Qual foi primeiro nome do nosso município?
Qual médico faz a cirurgia de ninfoplastia?
Qual é o nome químico da vitamina C?
O que seria um mundo perfeito pra você?
Como lavar edredom grande na mão?
Como acabar com alergia a lâmina de barbear?
Como acabar com anemia em uma semana?
Como lavar jaqueta que vem com fone de ouvido?
O que é uma anemia macrocítica?
Qual a alimentação certa para quem está com a prolactina alta?
Como é o casamento em outros países?
O que é bom para queimadura de radioterapia?
Qual animal tem os dentes mais afiados?
Como é a personalidade dos colombianos?
O que é bom para rinite na gravidez?
Como trabalhar o dia do circo na educação infantil?