A cafeína é um composto químico de fórmula C₈H₁₀N₄O₂ — classificado como alcaloide do grupo das xantinas e designado quimicamente como 1,3,7-trimetilxantina.
É encontrado em certas plantas e usado para o consumo em bebidas, na forma de infusão, como estimulante.
A fórmula mínima ou empírica indica a menor proporção, em números inteiros de mol, dos átomos dos elementos que constituem uma substância. Em alguns casos, a fórmula mínima coincide com a fórmula molecular, como aconteceu no caso do eucaliptol. Tanto a fórmula mínima quanto a molecular é C10H18O.
Visto que os valores não são inteiros, usamos o seguinte artifício: dividimos todos os valores pelo menor deles, pois dessa maneira a proporção existente entre eles não é alterada. Assim, a fórmula mínima dessa substância desconhecida é igual a: C1H2O1 ou CH2O.
Palavras-chave: produtos cafeinados, bioefeitos, alcaloides, alimentos e medicamentos. Substância psicoativa mais popular e consumida no mundo, a cafeína é uma molécula alcaloide derivada da xantina, possui fórmula molecular C8H10N4O2 e, é utilizada principalmente como estimulante do Sistema Nervoso Central (SNC).
A cafeína é um composto químico, conhecido cientificamente por trimetilxantina, possui fórmula molecular C8H10N4O2, e é o principal componente do nosso famoso café.
38 curiosidades que você vai gostar
A cafeína é classificada pela bioquímica como um alcalóide do grupo das xantinas trimetiladas e encontrada em aproximadamente 60 tipos de plantas como as folhas de diversos chás, noz de cola (Cola acuminata) , frutos do guaraná (Paullinia cupana), grãos de café (Coffea arabica) e no cacau (Theobroma cacao).
A cafeína (1,3,7-trimetilxantina) é um composto químico que pertence ao grupo das xantinas, e pode ser encontrada em mais de 60 tipos de plantas. O composto é constituído na forma de um pó branco, solúvel em água quente, não tem cheiro e o seu sabor é muito amargo.
As funções orgânicas presentes na cafeína são: amina, imina e amida.
A oxitocina (Oxt), comummente conhecida como é uma hormona neuro-hipofisária que atua inicialmente como neuro modelador no cérebro. A oxitocina tem um papel importante na reprodução sexual, particularmente durante e após o parto.
Assim, basta multiplicar os índices dos elementos na fórmula mínima por 8 para achar a fórmula molecular, que é: C8H8. 2º) Por meio da fórmula percentual ou centesimal, que indica a quantidade em massa de cada elemento em 100 partes de massa da substância pura.
n - o número de blocos de construção necessários para construir a fórmula molecular. Você também sabe que o massa molar do seu composto é 92 g/mol. Isso significa que a massa molar de todos os átomos que compõem essa molécula deve somar para dar 92 g/mol.
b) Eletrônica: essa fórmula indica os elétrons da camada de valência de cada átomo e a formação dos pares eletrônicos, e também os elementos e o número de átomos envolvidos. É conhecida também como fórmula de Lewis. Exemplo: H• •O• •H (água).
Exemplos. A fórmula molecular da glicose é C6H12O6.
Os alcaloides são assim chamados porque possuem propriedades básicas ou alcalinas (seu nome significa “semelhante aos álcalis”), assim a cafeína também é básica. As principais fontes de obtenção da cafeína são a semente do café(Coffea arabica) e a folha de chá-preto (Camellia sinensis).
Na prática, a cafeína é uma substância estimulante, que quando ingerida é absorvida pela corrente sanguínea e transportada até o cérebro, onde irá atuar como psicoativo. De modo geral ela é capaz de influenciar nosso humor, estado de alerta e capacidade de raciocínio.
Os valores de pH encontrados pela OIC (1992) estão na faixa de 5,31 a 5,61 para amostras de cafés comerciáveis.
O energético Burn com 250 ml possui cerca de 36 mg de cafeína; sendo que o Monster e o Red Bull, são os mais cafeinados de todos, cerca de 75 a 80 mg de cafeína, cada um, para a mesma quantidade. Viu!? Como você pode ver, existem muitas bebidas com cafeína além do tradicional cafezinho.
A quantidade de cafeína aproximada encontrada em uma lata de Coca-Cola equivale a menos da metade das 72mg, em média, encontradas em uma xícara de 60ml de café expresso e das 50mg, em média, encontradas em uma xícara de 60ml de café coado.
A explicação mais aceita para esse efeito é a capacidade da cafeína de bloquear os receptores de adenosina nos neurônios presentes na medula espinhal e no cérebro. A adenosina, quando se liga a esses receptores, é responsável por produzir efeitos calmantes e induzir o sono.
O composto pode ser classificado como droga porque é utilizado como um estimulante cardíaco e diurético, além de deixar as pessoas mais eufóricas e causar dependência física e psicológica, agindo de forma semelhante à anfetaminas e à cocaína, porém com um grau de intensidade bem menor.
O que é a cafeína? É uma substância química de característica oleosa, que pertence ao grupo das xantinas. Ela está naturalmente presente no café e em alguns outros alimentos, como a erva-mate, o chá-verde, o guaraná e o cacau.
Como ir até as Cataratas do Iguaçu?
Como se classificam as linguagens cênicas?
Como a matéria é classificada?
Como desmatamento pode afetar a nossa vida?
Quem são geralmente os culpados pelos crimes de feminicídio?
Como o estágio supervisionado pode contribuir com a formação do professor?
Qual foi a primeira revista brasileira para crianças?
Qual a classificação das infrações?
Como se chamava aquele que doava o feudo?
Como se classifica o sujeito da oração as pessoas estão em reunião?
O que é melhor para definir o corpo crossfit ou musculação?
Qual é a classificação da palavra ou?
Como se classifica o predicado dessa oração?
Como o estresse térmico pode influência na produtividade leiteira?
Como se chama a Igreja fundada por Henrique VIII?