A forma do corpo dos peixes "típicos" – basicamente fusiforme – é uma das suas melhores adaptações à locomoção dentro de água.
O termo mais correto utilizado é nadadeira, podendo um peixe por exemplo apresentar, um par de nadadeiras peitorais, um par de nadadeiras pélvicas, uma nadadeira anal, nadadeiras dorsais e a nadadeira caudal.
Barbatanas ou nadadeiras são os órgãos externos que muitos animais aquáticos usam para a locomoção e equilíbrio.
Os peixes possuem esqueleto que pode ser cartilaginoso ou ósseo, dependendo da espécie. O tipo de esqueleto apresentado permite a divisão dos peixes em dois grandes grupos: os condrictes e os osteíctes. Os primeiros, também chamados de peixes cartilaginosos, incluem peixes como os tubarões e as arraias.
Segundo a terminologia proposta por Louis Agassiz (1833) e utilizada na maioria dos livros, as nadadeiras caudais podem ser classificadas por seu formato como “heterocercas” ou ”homocercas”. Além desses dois, define-se um terceiro tipo, as nadadeiras “dificercas”.
Os peixes e os répteis possuem seus corpos cobertos por escamas. Mas são dois tipos de escamas diferentes. A superfície da pele é chamada epiderme. Nos peixes e répteis ela é fina e coberta por glândulas que produzem muco, cuja função é proteger o corpo e facilitar o deslocamento na água.
Outros tipos de nadadeiras que podemos observar são: Nadadeira arredondada, truncada, marginada, semilua, furcada, pontuda, rômbica e de forma em S. Os mamíferos marinhos como as baleias, golfinhos, botos, leões marinhos, focas, também vão apresentar nadadeiras, podendo ser peitorais, dorsais, e caudais.
Destaca-se também a presença de nadadeiras, que variam em forma, tamanho e posição em cada espécie de peixe. Essas estruturas possuem como principais funções: manter o equilíbrio do peixe, ajudar na mudança de direção e profundidade e atuar como propulsoras, como é o caso da nadadeira caudal.
Para viver no meio aquático, os peixes apresentam grande quantidade de adaptações, destacando-se a presença de brânquias. Esses órgãos em formato de lâmina e ricamente vascularizados permitem a troca gasosa entre a água do meio e o sangue do animal, o que constitui a respiração branquial.
Principais formas dos peixes: fusiforme: (a) corvina ( Micropogonias furnieri), (b) atum marinho ( Hippocampus sp), (r) peixe-trombeta ( Fistularia petim ba). por uma secreção viscosa, o muco. A pele tem duas camadas: epiderme de origem ectodérmica e a derme de origem mesodérmica.
Como saber se o nível de progesterona está baixo?
Pode andar com o carro sem a tampa do combustível?
Como saber se suas unhas são saudáveis?
Quem parou de me seguir no Instagram?
O que significa pagamento de título do Banco do Brasil?
Quem não me segue de volta Instagram 2021?
Como saber quem recebeu meu cartão?
Como transferir arquivos de um notebook para outro?
Quando a moleira do bebê está alta?
Como derreter o chocolate para banhar bombons?
Como saber se a pessoa está te paquerando?
Como passar uma imagem para uma camiseta?
Como passar as fotos da câmera digital para o celular?
Como recorrer multa de trânsito pela internet?
O que tem que fazer para passar a guarda do filho para uma pessoa?