g) O sol beijava o alto das montanhas. 1. Eufemismo.
g) O sol beijava o alto das montanhas. 1. Eufemismo.
As principais Figuras de Linguagem são Metáfora, Símile, Analogia, Metonímia, Perífrase, Sinestesia, Hipérbole, Elipse (ou Zeugma), Silepse, Hipérbato (ou Inversão), Polissíndeto, Antítese, Paradoxo, Gradação (ou Clímax) e Personificação (ou Prosopopeia).
Metáfora. 2-Classifique as figuras de linguagem das frases abaixo: a) Estou sentindo dor na batata da perna. b) Os poemas são pássaros que chegam.
Metáfora é uma figura de linguagem; mais particularmente, uma figura de palavra, pois apresenta uma palavra (ou expressão) com sentido figurado. Assim, podemos definir metáfora como sendo uma espécie de comparação, porém uma comparação implícita, pois não exige conjunção ou locução conjuntiva comparativa.
22 curiosidades que você vai gostar
Pode ser entendida como um artifício linguístico capaz de promover uma transferência de significado de um vocábulo para outro, através de comparação não claramente explícita. Veja alguns exemplos: Aquele rapaz é um “gato”. – A metáfora ocorre porque implicitamente o rapaz é comparado a um gato.
Como identificar a metáfora? É possível identificar ainda a metáfora ao perceber a substituição de uma palavra do sentido denotativo (significado literal) e, atribuída ao contexto conotativo (termo fora do conceito literal).
Exemplos: metáfora, comparação, metonímia, catacrese, sinestesia e perífrase. Figuras de pensamento: trabalham com a combinação de ideias e pensamentos. Exemplos: hipérbole, eufemismo, litote, ironia, personificação, antítese, paradoxo, gradação e apóstrofe.
Hipérbole. A hipérbole é uma figura de linguagem que expressa exagero. Quando uma pessoa diz “Faz séculos que eu não vou ao cinema”, está usando a hipérbole para indicar que faz muito tempo que ela não vai ao cinema. “Meu amor por você é maior que o mundo” e “Chorei um rio de lágrimas” também são exemplos de hipérbole.
a) Estou sentindo dor na batata da perna. b) Os poemas são pássaros que chegam. Tremi até o chão como um terremoto no Japão [...]” d) Se não fosse pelo atalho levaria um século para chegar.
O que é Metonímia:
A substituição de uma palavra por outra se realiza principalmente destes modos: O autor pela obra: ler Machado de Assis. A causa pelo efeito, ou vice-versa: viver do trabalho. O inventor pelo invento: comprar um Ford.
Podemos destacar:Metáfora.Antítese.Prosopopeia ou personificação.Eufemismo.Quando a Indesejada das gentes chegar. (Não sei se dura ou caroável), talvez eu tenha medo. Talvez sorria, ou diga: - Alô, iniludível! O meu dia foi bom, pode a noite descer. (A noite com os seus sortilégios.)
Metonímia é uma figura de linguagem ou de palavra que consiste na substituição de uma palavra ou expressão por outra, havendo entre elas algum tipo de ligação. Desse modo, é possível apontar a metonímia nas seguintes frases: O fazendeiro precisava de muitos braços para o trabalho daquela semana.
Portanto, temos uma aliteração.
Prosopopeia ou personificação é a atribuição de características humanas a seres não humanos ou inanimados. A prosopopeia também é entendida como figura de linguagem do animismo, pois, como o próprio nome diz, trata-se de um processo de animação dos personagens em um texto literário ou campanhas publicitárias.
Sim, antítese. Antítese, pois "chorar" e "rir" são palavras com significados opostos, numa mesma frase.
A personificação, também chamada de prosopopeia ou animismo, é uma figura de linguagem, mais precisamente, uma figura de pensamento muito utilizada nos textos literários. ... Note que a personificação pode também atribuir qualidades de seres animados a outros seres animados, por exemplo: O cachorro sorriu para o dono.
Exemplos de personificação
"O cachorro dizia a todos seus amigos animais para fazerem silêncio". (De forma subjetiva, característica da personificação, foi usada a expressão dizer para atribuir ao cachorro uma característica humana). As “ondas beijavam” a areia branca da praia.
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
O que é sentido figurado ou conotação
Por outro lado, a conotação trata do sentido figurado, simbólico das palavras, não literal. Por exemplo, na frase “Há dias que amanhecem noite”, a palavra “noite” possui o sentido de “triste” ou “sombrio”.
Como escrever uma metáfora: 3.
Da mesma forma como pensou em possíveis descrições, faça associações entre o que deseja descrever e coisas que podem ser relacionadas com suas características. Evite clichês e coisas óbvias, pois quanto mais inusitado e interessante for o resultado, melhor.
Comparação e metáfora são figuras distintas, devido à ausência ou não de nexos comparativos, pois, enquanto na metáfora ocorrem desvios de significação própria da palavra, na comparação ocorre o confronto de pessoas ou coisas, a fim de destacar-se características, semelhanças, traços comuns, visando a um efeito ...
Tipos de metonímiaO efeito pela causa (ou a causa pelo efeito) ... A parte pelo todo (ou o todo pela parte) ... O autor pela obra. ... O concreto pelo abstrato (ou o abstrato pelo concreto) ... A marca pelo produto. ... O singular pelo plural.O continente pelo conteúdo. ... A classe pelo indivíduo (ou o indivíduo pela classe)
Usos da hipérbole
Por ser um recurso estilístico que remete ao exagero, a hipérbole costuma ser utilizada para dar uma intensidade muito maior ou menor àquilo que se quer dizer, dando ênfase ao efeito do discurso. Veja no exemplo: Eu estou congelando de frio!
Quanto tempo demora o registro módico?
Como funciona punção automático?
Como desobstruir a veia porta?
O que é regime de competência?
Como funciona o plano de crescimento da Natura?
Como calcular reembolso OdontoPrev?
Como o proverá age no organismo?
O que é o reingresso na faculdade?
Como funciona o regulador de pressão do compressor?
Quanto custa rejuvenescimento íntimo?
Quanto tempo demora o estorno do cartão de débito?
Para que serve relé de 5 pinos?
Como fazer retificação da RAIS 2020?
Como funciona a recarga de pipoca do Cinemark?
Como retificar SPED ICMS IPI SP?
Como ocorreu a formação do petróleo encontrado na bacia Potiguar?