O termo regime de competência significa que independente da data do pagamento ou recebimento dos valores monetários, de uma receita ou despesa, a mesma será registrada na data e no mês exato da transação efetuada.
Manter um regime contábil de competência é essencial para equilibrar o setor financeiro da organização, seus investimentos e também para assegurar seu crescimento. O objetivo principal desse regime é manter organizadas as finanças da empresa, além de ter uma projeção sobre seu futuro financeiro.
O regime de competência tem relação com o período que compete a compra ou a venda de um produto ou serviço, e não a emissão do seu documento. Se você parcelar uma compra em 10 vezes, por exemplo, precisa fazer esse lançamento no mês correspondente ao que aquele gasto representa.
A não observação do regime de competência Antecipar receitas ou postergar despesas pode provocar antecipações referentes ao imposto de renda e à Contribuição Sobre o Lucro Líquido (CSLL), o que é favorável apenas ao fisco.
olá, a falta do cumprimento do regime de competência faz com que as demonstrações contábeis deixem de expressar a real a situação financeira e econômica da empresa, isso pode vir a lesar ao fisco, que numa fiscalizaçao vai implicar em multa e demais punições tributárias; numa fiscalizaçao do crc, o profissional da ...
O mês de competência é aquele efetivamente trabalhado. 3. O fato que origina a obrigação de recolher a contribuição previdenciária é distinto do fato gerador da própria obrigação tributária. Encontrado em: OBRIGAÇÃO, RECOLHIMENTO, CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA, MÊS, SUPERVENIÊNCIA, MÊS, TRABALHO, EMPREGADO.
A não observação do regime de competência Para as empresas que optaram pelo Lucro Real, deixar de utilizar o regime de competência ao se trabalhar com resultados financeiros, ou seja, realizar a contabilização de ativos ou passivos fora do período em que ocorreram, pode distorcer os resultados fiscais.
Regime de competência: uma despesa ocorre ou uma receita é realizada na data da situação que gerou o evento contábil, independentemente de pagamento; regime de caixa: uma despesa ocorre ou uma receita é realizada apenas na data do seu pagamento.
Importância do regime de competência Como os relatórios financeiros são baseados nesse método, é possível identificar as transações passadas e futuras. Ou seja, acaba sendo um recurso importante para planejamento financeiro, pois possibilita uma maior previsibilidade dos custos e das despesas de um determinado período.
Existem alguns exemplos em que o regime de competência é muito valioso. Por exemplo, o regime de competência é capaz de avaliar a depreciação dos bens, ou seja, o quanto ele perde de valor ao longo de determinado tempo. Outro ponto importante que o regime de competência considera, é o pagamento de encargos e salários.
O regime de competência na contabilidade também facilita a elaboração do Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE), que é um dos mais importantes relatórios de gestão, pois possibilita avaliar os lucros ou prejuízos.
Digamos que seja R$ 18000, o valor a ser apurado mensalmente como regime de competência seria de R$ 1500. Dependendo do volume de vendas de anuidades e da sazonalidade dessas vendas, se você não distribuir essa receita de acordo com a sua competência, pode ser que no final do ano falte dinheiro para pagar suas contas.
Como deixar a foto nítida no Lightroom?
Como funciona avaliação Rotten Tomatoes?
Como melhorar a mira no Fortnite mapa?
Como cumprir Roll-over da Rivalo?
Qual a chance de encontrar um doador de medula óssea?
O que fazer para melhorar o sistema vascular?
Como alugar um imóvel pelo QuintoAndar?
Qual o melhor horário para tomar Retemic?
Como funciona o Google Drive família?
Como calcular a altura do sumidouro?
Qual app paga mais para entregador?
Como o paracetamol causa toxicidade?
Quais as vantagens da estação meteorológica?