Qual é a diferença entre isso e isto?

Pergunta de Isaac Gonçalo Pinto de Marques em 03-10-2025
(13 votos)

Isso – indica algo que está perto do receptor e também pode ser usado para não ter que repetir algo que já foi mencionado. Ex: por que você disse isso? Isto – indica algo que está perto do emissor e também é usado para mencionar algo que ainda será dito. Ex: Isto que vamos fazer é complicado!

Quando usar por isso?

A palavra por é uma preposição e a palavra isso é um pronome demonstrativo.
...
A locução por isso é ainda utilizada comumente com a substituição do pronome demonstrativo isso por outros pronomes demonstrativos equivalentes, como os pronomes demonstrativos isto e aquilo:Foi por isso?Foi por isto?Foi por aquilo?


Qual é a diferença entre este e neste?

A palavra “desse” é formada pela preposição “de” mais o pronome demonstrativo “esse”. Já a palavra “deste” é formada pela preposição “de” mais o pronome demonstrativo “este”.

Quando se usa esse é quando se usa este?

Esse, essa e isso: indicam um tempo passado ou futuro próximo no discurso; Este, esta e isto: indicam um período relacionado ao tempo presente ou que ainda não findou-se; Aquele, aquela e aquilo: indicam um afastamento, um passado distante.

Qual é a diferença entre esse e este?

O pronome este/esta também se refere ao tempo presente ou futuro muito próximo. Exemplo: "Esta noite vou ao cinema". Já o pronome esse/essa refere ao passado ou futuro próximo. Exemplo: "Nesse ano viajei a Londres".

Dicas de Gramática - Isso ou Isto?!


32 curiosidades que você vai gostar

Qual o significado da expressão por isso?

Significado de Por isso

conjunção, locução Por esse motivo; dessa forma; assim sendo; indica, principalmente, uma consequência daquilo que foi dito ou feito: a equipe era determinada e por isso insistia muito.

O que pode substituir por isso?

1 por esse motivo, por essa razão, por causa disso, à vista disso, em vista disso, em razão disso, em função disso, diante disso, posto isto, isto posto, assim sendo, sendo assim, dado isso, desse modo, dessa maneira, dessa forma, dessarte, destarte, assim, logo, por conseguinte, portanto, então, daí, por consequência, ...

Como é que se escreve por isso?

2) Oportuno, em corroboração, é lembrar a respeito a incisiva lição de Vasco Botelho de Amaral: "Evidentemente deve escrever-se por isso, e não porisso, erro de grafia, como se grafa por isto, e não poristo, nem poraquilo".

Tem vírgula depois de por isso?

- A vírgula deve ser usada antes das conjunções ADVERSATIVAS (mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto) e CONCLUSIVAS (logo, portanto, por isso, por conseguinte, então): “Ele sempre se dedicou à empresa, porém nunca foi promovido.” “Ele sempre se dedicou à empresa, por isso será promovido.”



Outras questões

Como colocar os parágrafos nas normas da ABNT?

São exemplos de laminação?

Quem representa a União Federal?

Que tipos de tratamentos térmicos podem ser realizados nos aços ligados e para quê?

Como dar entrada no Loas 2021 pela internet?

O que quer dizer delimita?

O que causa convulsão emocional?

Como despertar o hormônio acelerador do metabolismo?

Quantos anos vive uma pessoa com autismo leve?

Em qual temporada Ramsay morre?

Como deve ser a avaliação nas turmas de alfabetização?

Quanto tempo é bom para dormir à tarde?

Qual tipo de cheque não pode ser sacado?

Qual a diferença entre ovo orgânico e caipira?

O que é ditongo explicação para criança?

Quanto custa um iPhone no Egito?

O que são encargos de salários?

Política de privacidade Sobre nós Contato Receitas
Copyright 2026 - todasasrespostas.com