Comerciante é o empreendedor que tem um comércio. São, portanto, os donos de lojas e estabelecimentos comerciais no geral. Já o comerciário é a pessoa que trabalha no comércio, seja como vendedor, caixa, promotor, estoquista ou gerente. O comerciário, aliás, é uma das profissões mais antigas do mundo.
O conceito de empresário é distinto do conceito de comerciante, de modo que possa abarcar todos aqueles que efetivamente praticam atividades comerciais/empresárias, independentemente de sua nomenclatura, mas com base nas atividades desenvolvidas.
Ser empreendedor significa ser um realizador, que produz novas ideias através da congruência entre criatividade e imaginação.
Comerciante é toda pessoa capaz que pratica, profissionalmente, atos de intermediação na troca, com intuito de lucro. Do conceito se observa que o comércio pode ser praticado por qualquer pessoa capaz, desde que não expressamente proibida por lei, seja ela física ou jurídica.
Independente da motivação para abrir um negócio, é necessário entender algumas perspectivas de sucesso para ficar um passo à frente da concorrência.
...
4 dicas para fazer seu negócio dar certoFaça um bom planejamento. ... Conheça seus clientes. ... Conheça seus concorrentes. ... Conheça o mercado de atuação.
15 curiosidades que você vai gostar
A função principal de um empreendedor é a de abrir uma empresa com o objetivo de desenvolvê-la e gerar lucros – mas não é só isso. De fato, vemos que cada vez mais o empreendedor moderno precisa saber como resolver problemas, lidar com desafios e criar soluções eficazes.
Pensando nisso, reunimos algumas características de um empreendedor que deseja ter sucesso.Iniciativa. ... Persistência. ... Ter um planejamento. ... Autoconfiança. ... Liderança. ... Busca de informações. ... Visão empreendedora. ... Capacitação.
Mesmo que a ideia tenha nascido por necessidade, o empreendedor é aquele que está sempre antenado às oportunidades de criação e ampliação do seu negócio. Ele tem visão para enxergar os problemas e buscar soluções criativas e inovadoras que agreguem valor ao seu negócio e ofereça o que o cliente precisa.
Para a Legislação, é considerado empresário quem exerce profissionalmente uma atividade econômica (comerciais, industriais ou de serviços) com um mínimo de organização e de forma individual, produzindo ou fazendo circular bens ou serviços e gerando lucro.