Luiz Gama também ganhou notoriedade por frases como, por exemplo, as seguintes: “ao matar seu senhor, o escravo agia em legítima defesa”. “Perante o Direito, é justificável o crime do escravo perpetrado na pessoa do Senhor”.
Luís Gama foi um jornalista, escritor e rábula do século XIX que ficou conhecido por sua luta pela causa abolicionista. Nascido livre, Luís Gama foi vendido como escravo na infância e recuperou sua liberdade na adolescência. Foi autodidata e teve importante atuação na defesa de escravizados nos tribunais brasileiros.
Foi vendido como escravo aos 10 anos de idade pelo próprio pai, que havia contraído dívidas no jogo. Foi levado para a fazenda de um comerciante em Limeira, no interior de São Paulo, onde permaneceu cativo até os 17 anos, quando provou que havia nascido livre.
Com 17 anos, Luiz Gama conheceu o estudante Antônio Rodrigues do Prado, hóspede da fazenda de seu pai, que lhe ensinou a ler e escrever.
Aos 10 anos, Gama foi vendido pelo próprio pai a um contrabandista do Rio de Janeiro, que logo o repassou a um fazendeiro paulista. O dinheiro da venda serviria para o pai saldar uma dívida de jogo. Na adolescência, ele foi escravizado, mas, com 18 anos, conseguiu provas de sua liberdade e fugiu do cativeiro.
22 curiosidades que você vai gostar
Gama defendeu, de graça, inúmeros escravizados brasileiros, conseguindo a libertação de mais de 500 por via judicial. Nesta entrevista, Bruno Rodrigues de Lima explica a importância do abolicionista, cujo enterro, em 1882, atraiu 10% da população paulistana.
Em 1888, a princesa Isabel, filha do imperador do Brasil Pedro 2º, assinou a Lei Áurea, decretando a abolição - sem nenhuma medida de compensação ou apoio aos ex-escravos.
Ativista da causa republicana e abolicionista, colaborou com a sua pena em diversos jornais: Diabo Coxo, Cabrião, Correio Paulistano, A Província de São Paulo, Radical Paulistano, A Gazeta da Corte, onde atuou junto com outros abolicionistas negros como Ferreira de Menezes, André Rebouças e José do Patrocínio.
História do Brasil
Foi jornalista e rábula (advogado sem formação) de destaque e usou suas posições para denunciar e combater o racismo, além de ter sido adepto do movimento abolicionista, ajudando a libertar mais de 500 negros escravizados ao longo de sua vida.
Como é classificada a desnutrição?
Como se classifica o passageiro?
Para que servem os cartões de insight?
Como se classificam os compostos aromáticos *?
Como funciona pedido Mary Kay?
Qual a classificação da temperatura?
Como funciona os paradigmas educacionais?
Como funcionam os filtros de água?
Quais são as variáveis da segmentação de mercado?
O que representa as pequenas agulhadas ao redor do ímã Brainly?
Como é organizado os Jogos Olímpicos?
Tem como vender passagem de ônibus?
Como soltar a pele do chester?
Quem consome pirataria pode ser preso?
Como fechar todas as páginas do Safari no iPhone?
Como fica a pele com mordida de carrapato?