Os organismos consumidores podem ser ainda classificados em primários, secundários, terciários, quaternários e assim sucessivamente. Entretanto, é importante destacar que as cadeias tendem a não ser muito grandes, sendo geralmente observadas cinco ou menos ligações.
Quando analisamos os organismos de um ecossistema que possuem hábitos alimentares semelhantes e que adquirem seu alimento pelo mesmo número de passos, dizemos que eles pertencem ao mesmo nível trófico. Nas cadeias alimentares e teias alimentares, é possível encontrar diferentes níveis.
Produtores:são seres vivos que fabricam o seu próprio alimento através da fotossíntese, ou seja, são seres autótrofos. Os produtores são os primeiros da cadeia alimentar que não precisam se alimentar de outros organismos, por exemplo, as plantas, algas, vegetais e algumas bactérias.
Na primeira cadeia, o gavião ocupa a posição de consumidor quaternário; na segunda, ele ocupa a posição de consumidor secundário.
A base dessa cadeia é constituída pelos produtores primários, que são organismos autotróficos, consumidos por organismos herbívoros (consumidores primários). Os herbívoros podem ser consumidos por organismos carnívoros (consumidores secundários), e estes, por outros carnívoros (consumidores terciários).
As setas representam os sentido da cadeia alimentar, podendo ser lidas como “é alimento para”. Dessa forma, a planta é alimento para o inseto, que é alimento para o sapo, que, por sua vez, é alimento para a cobra.
As cadeias alimentares podem ser terrestres ou aquáticas, vamos conhecer exemplos de cada uma delas: A cadeia alimentar terrestre pode ser demonstrada pelo seguinte exemplo:
Os componentes da cadeia alimentar correspondem a toda parte viva que a compõe. Eles são classificados em produtores, consumidores e decompositores, cada um deles representa um nível trófico. Os produtores são os seres vivos que fabricam o seu próprio alimento através da fotossíntese, ou seja, são seres autótrofos.
Podemos dividir os níveis tróficos de três tipos básicos. São eles: Em especial, os consumidores podem dar origem a outros níveis tróficos. Consumidores primários, consumidores secundários, terciários e assim por diante. Veja o vídeo logo abaixo sobre cadeia alimentar para entender todos esses conceitos.
Eles pertencem ao primeiro nível. Os herbívoros, os consumidores dessas plantas, sob o segundo nível. Os carnívoros, predadores que se alimentam de outros seres vivos, são aqueles ligados ao terceiro, quarto, quinto, etc. níveis tróficos. Os onívoros, consumidores de ambas as substâncias vegetais e animais, pertencem aos segundo e terceiro níveis.