Ao assumir uma postura profissional adequada, o educador deverá se ater à importância de se instaurar um clima de reciprocidade, principalmente no que se refere ao respeito. ... Primeiramente, antes de conquistar o respeito, é necessário se dar ao respeito, e certas atitudes acabam comprometendo os objetivos propostos.
Segundo o educador pernambucano, Paulo Freire (1921-1997), o papel do professor é estabelecer relações dialógicas de ensino e aprendizagem; em que professor, ao passo que ensina, também aprende. Juntos, professor e estudante aprendem juntos, em um encontro democrático e afetivo, em que todos podem se expressar.
O professor deve compreender quem são as famílias de seus estudantes e estabelecer diálogo com as mesmas, estreitando relações e criando vínculos que fortaleçam o processo educativo dos estudantes. Ele também deve levar em consideração todo o tempo em que o aluno está na escola, e não só na sua sala de aula.
“A avaliação deve ser considerada pelos educadores, pois como uma tarefa coletiva, e não uma obrigação forma, burocrática e isolada no processo pedagógico.” (Rodrigues, 2000:80). ... O professor deve enxergar a avaliação também, como uma forma de analisar sua prática e assim saber o que precisa nela mudar.
E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria. Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção. ... Enquanto ensino continuo buscando, reprocurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago.
Ser professor, além de ensinar, é saber viver, conviver, respeitar o próximo e aprender com ele. É um compromisso consigo mesmo. É na generosidade, poder disseminar conhecimento. Ser professor, é legado e também uma missão cotidiana.
Após ter adotado uma postura ética o professor passa a projetar estes mesmos valores para seus alunos que acabam assim por apoderar-se deles e transformando a realidade em que vivem. Muitos seriam os sentimentos criados por um professor que possui tal postura perante seus alunos como : Afeto, felicidade ,respeito,entre vários outros.
Assim, todos estão interligados, professor, funcionários da escola, toda a estrutura educacional, é inevitável que a postura fora da sala de aula do professor irá afetar todo o entorno educacional. Segundo Abbagnano,
Um bom professor, por mais que se esforce pode não ser infalível. Como qualquer pessoa pode cometer erros. Ser capaz de reconhecê-los, admiti-los e pedir desculpas é uma qualidade que sempre jogará a favor do professor, aumentando a confiança das crianças nele, já que o verão como ele é, um ser humano. 9.
Como vimos, manter uma boa postura profissional é fundamental para ter destaque dentro da empresa. Por isso, escolha uma faculdade de qualidade e reconhecida para auxiliá-lo a adquirir esse comportamento.
Como controlar acesso de pessoas?
Que grupo social era considerado cidadão?
Quem é Oxumaré na Igreja Católica?
Como faço para enviar algo grande pelo correio?
O que significa 24 horas úteis?
Quais são os tipos de discurso que existe?
Quem não pode ser testemunha Código Civil?
O que significa a estrela vermelha no futebol?
Como saber se uma lagarta vai virar borboleta ou mariposa?
Como identificar o Estado na nova placa Mercosul?
O que é tratamento paliativo do câncer?
Como secar lá espuma de poliuretano?
Como se tornar um fiscal da Caixa?
O que pode bloquear o benefício do INSS?
Quanto custa para tirar o CAC 2021?