O etanol tem uma capacidade maior do que a gasolina comum para manter os bicos injetores limpos, considerando os veículos com motor flex. Por isso, o efeito do álcool realmente se aproxima ao da gasolina aditivada.
15 – Mais limpa – A gasolina Shell V-Power Nitro+ é o combustível mais limpo quando comparado com gasolina comum, e com outras aditivadas. Reduz depósitos no sistema de alimentação de combustível, que comprometem o bom funcionamento do motor.
Nos motores Flex, todo o tratamento de revestimento das peças que ficam em contato com o combustível foi dimensionado para o etanol hidratado, que em comparação à gasolina tem maior impacto quanto à oxidação.
O etanol ajuda inclusive a gasolina, elevando o poder de antidetonante do combustível fóssil, tornando-o, então, mais seguro para o motor. Além disso, ele contribui na queima da gasolina e na redução de emissão de gases de efeito estufa (GEEs).
O etanol tem uma queima mais limpa, forma menos carbonização, mas tem uma lubricidade menor que a gasolina, então há uma tendência em forçar mais a bomba de combustível. ... O etanol é melhor para potência, agora em trajeto de cidade com o motor frio, a gasolina é mais apropriada.
24 curiosidades que você vai gostar
E, se passar, de repente, a usar aditivada, o detergente contido nesse aditivo poderá fazer soltar alguns fragmentos desses depósitos, que podem vir a danificar algumas das partes internas do motor.
Sim, o álcool tem menor poder energético do que a gasolina, porém uma octanagem muito maior. Os engenheiros se aproveitam disso para aumentar muito a taxa de compressão do motor e, quanto maior a taxa, maior a potência. Mas, isso tem seu preço: o consumo do etanol é bem maior.
Não há problema algum. A potência e o torque do automóvel ficam maiores quando o mesmo é abastecido com etanol. A vantagem da gasolina fica sendo, então, o menor consumo e, logo, a maior autonomia.
— O álcool é o melhor limpador de motores que existe, e a gasolina é lubrificante — compara Henrique, da SAE. Por isso, o especialista diz ser interessante trocar completamente de combustível a cada dez tanques, em média. ... Para quem raramente usa o carro, é bom só abastecer com gasolina aditivada ou premium.
Avalie a relação custo-benefício. O preço do litro do álcool sempre será menor que o da gasolina. ... Seguindo essa lógica, pra ser vantajoso, o álcool deve equivaler a 70% ou menos do preço da gasolina. Então, basta multiplicar o preço da gasolina por 0,7 e comparar o resultado com o valor do etanol.
A gasolina é formada por vários hidrocarbonetos, composto orgânico que faz com que ela evapore em diferentes temperaturas. Já o etanol tem uma composição mais simples e é constituído por um único hidrocarboneto. Ou seja, ele evapora mais rápido que a derivado do petróleo.
Portanto, gasolina aditivada não prejudica o motor, pelo contrário. Se abastecer com etanol, prefira o aditivado, encontrado (nem sempre) nos postos Shell e Petrobrás. ... A gasolina é a mesma nos três casos (produzida nas refinarias da Petrobrás), varia apenas o aditivo detergente-dispersante, porém o resultado é o mesmo.
A gasolina aditivada, por sua vez, também tem 27% de etanol anidro adicionados à sua mistura, mas, logo de saída, já tem um ponto que pende para ser considerada melhor para o carro do que a comum: a presença de aditivos e dispersantes químicos que ajudam na limpeza do motor.
Não utilize produtos derivados de petróleo, como desengraxantes, detergentes (nem mesmo o neutro) ou sabão em pó para evitar a corrosão de componentes internos de borracha do compartimento do motor.
Os postos Shell são os mais recomendados pelos seus usuários, revela nova pesquisa da CVA Solutions sobre postos de combustíveis, que ouviu 5.715 consumidores de todo o país sobre o assunto. Ipiranga aparece na segunda posição e BR Petrobras em terceiro.
As vantagens mais relevantes que o uso do etanol como combustível oferece são: Polui menos o meio ambiente, porque emite menos gases na atmosfera, tanto durante a fabricação quanto no uso; ... O etanol ajuda a manter o motor do carro limpo por mais tempo.
Voltando aos combustíveis, o etanol, também conhecido como álcool, é utilizado em veículos com maior poder de explosão. Isto quer dizer que o motor à álcool é o mais potente. Porém, este combustível é consumido mais rapidamente, tornando-o menos econômico, se for comparado com a gasolina.
Isso acontece porque o etanol suporta bem a compressão – essa taxa é uma relação entre o volume do cilindro e a câmara de combustão, que indica o espaço que a mistura ar-combustível pode ocupar quando o pistão está embaixo e quando está em cima. Quanto maior a taxa de compressão, maior o rendimento térmico do motor.
É normal ouvirmos pessoas dizendo que a gasolina aditivada rende mais do que a gasolina comum — entretanto, isso é um mito. Na verdade, a gasolina aditivada possui a mesma autonomia da gasolina comum, e a única diferença é que o aditivo nela colocado ajuda na limpeza do motor.
Ela é indicada para carros antigos e, especialmente, para aqueles que possuem carburador no lugar da injeção eletrônica. Para esses veículos, uma grande vantagem em receber a gasolina aditivada está nos anticorrosivos que ela possui.
A aditivada tem a mesma durabilidade que a comum (3 meses): a diferença entre ambas está na adição de detergentes e dispersantes, que proporcionam uma queima mais limpa, com menos resíduos de carbono.
Gasolina Podium – É a gasolina mais avançada, de maior octanagem comercializada mundialmente (IAD=97*). É menos poluente, apresentando teor de enxofre de 30 ppm. Sua coloração é levemente alaranjada devido ao corante adicionado ao etanol anidro.
Gasolina premium
Cada distribuidora batiza sua gasolina de alta octanagem a seu bel-prazer: existe a Octapro, da Ipiranga; a V-Power Racing, da Shell; e a Podium, da Petrobras. Todas são oriundas de petróleo de melhor qualidade, recebem aditivos e têm baixo teor de enxofre, de 50 ppm (a BR diz que a Podium tem 30 ppm).
O óleo 2 tempos deve ser para motores refrigerados a ar e ter classificação segundo norma internacional API TC ou JASO FC (Ipiranga ou Lubrax). ... Não usar gasolina aditivada pois prejudica o motor e perde a garantia; Misturar o óleo à gasolina na proporção 30 de gasolina para 1 de óleo usando frasco dosador CID(20).
A evaporação da gasolina acontece no momento em que o bico da bomba é retirado do tanque do veículo. ... Hoje, a gasolina que adquirimos em postos são na realidade uma mistura, 27% de etanol e 73% de gasolina. Na medida em que essa proporção de etanol aumenta, a perda de gasolina é reduzida”, complementa.
O que a coruja faz durante a noite?
Como calcular férias de 20 dias com abono?
Para que serve um divisor de tensão?
Como advogado deve fazer testamento?
Como funciona o contrato de confidencialidade?
Quem comandava o Brasil em 1865?
O que significa a letra M na palma da mão?
Qual o nome da bactéria que causa infecção urinária?
Quem tem a posse tem o domínio?
Quais são os pontos positivos e negativos do capitalismo?
Qual o melhor programa de manutenção do Windows?
Como saber se o crime é de ação penal pública ou privada?
Qual foi o maior tubarão que já existiu na Terra?
Qual o prazo de validade da prótese de silicone?
Qual é o plural de sempre viva?
Quais são os maiores bancos privados do Brasil?
Como se escreve o número ordinal 75?