O axé, ou axé music, é um gênero musical que surgiu no estado da Bahia na década de 1980 durante as manifestações populares do Carnaval de Salvador, misturando o ijexá, samba-reggae, frevo, reggae, merengue, forró, samba duro, ritmos do candomblé, pop rock, bem como outros ritmos afro-brasileiros e afro-latinos.
Luiz Caldas
Há muito Luiz Caldas parou de se preocupar com a polêmica de quem era o precursor do axé. O baiano, que criou o ritmo em 1985 ao lançar “Fricote” (mais conhecida pelos versos “Nega do cabelo duro, que não gosta de pentear...”), acredita que seu lugar está garantido no rol da música popular brasileira.
Desde o século XVI que a música erudita desempenhou um importante papel na vida sociocultural da Bahia, a partir do Recôncavo, onde se instalaram os primeiros povoadores da colonização; isto se deu em razão das festas e eventos religiosos, bem como da profusão de irmandades.
Música da América Latina
Axé/Gênero Musical
Conhecida e definida como dança, o axé não é o essencial segundo suas origens, mas sim uma mistura de gingados e passos que compõe uma dança enérgica e marcada pelo pop, pagode e sensualidade exacerbada.
Considerado o mais baiano dos ritmos musicais contemporâneos, a música axé, axé musica ou simplesmente nova música baiana, é, na verdade, uma grande mistura de elementos musicais, aparentemente distantes, como salsa, samba, reggae e rock, como definem seus criadores.
Sem falar no impulso econômico que deu à economia baiana, através do lançamento e venda de milhares de CDs, da atração de turistas, da geração de empregos diretos e indiretos e do crescimento do Carnaval de Salvador.
A música da Bahia diz respeito à produção musical do estado brasileiro da Bahia, em suas diversas manifestações tanto típicas e ali originadas, quanto fruto de artistas baianos que se destacaram em outras terras e ritmos, bem como de artistas naturais de outros estados mas que ali vieram a basear sua carreira.
), Raul Seixas ou Pitty (no rock) e grupos musicais de grande sucesso como É o Tchan!, Timbalada, Novos Baianos, entre muitos outros. Do século XVI ao XXI, a música na Bahia possui uma rica história em todos os ritmos e vertentes, mesclando influências e influenciando a produção artística e cultural brasileira.
O samba surgiu a partir de 1860, a partir da cultura africana. Os escravos que viviam na Bahia nessa época organizavam festas chamadas de samba (que quer dizer algo como brincar ou se divertir). A música, a dança e a percussão estavam ligadas a elementos religiosos.
Primórdios da música no país, na Bahia. Desde o século XVI que a música erudita desempenhou um importante papel na vida sócio-cultural da Bahia, a partir do Recôncavo, onde se instalaram os primeiros povoadores da Colônia; isto se deu em razão das festas e eventos religiosos, bem como da profusão de irmandades.
Em um milho de pipoca a estourar?
Como Aníbal derrotou os romanos?
Pode congelar arroz cru no freezer?
Como travar uma coluna no Excel?
Palabra similar a consternada?
Quem é o rei do gado no Brasil 2020?
Pode dormir com a lace na cabeça?
Onde fazer carteira de trabalho?
Construtora empreiteira o que é?
São elementos analisados na perícia grafotécnica?