Sim, se não há mas tempo para o cancelamento, para estorno da nota deve emitir uma de entrada com cfop 1949.
Veja os sete passos que devem ser seguidos:
- Deve ser cadastrada uma transação inversa à da nota de compra, e no campo 'NF Saída Devolução' informar "S". Isso se faz necessário para que essa transação fique disponível na geração de notas do tipo 2-Devolução; - Na descrição da transação, deve ser informado "999 - Estorno de NF-e não cancelada no prazo legal".
Devolução é quando a transferência é devolvida por informação divergente. Caso sua TED seja devolvida, no seu extrato irá constar: TED ENVIADA DEVOLVIDA. Estorno: Quando o sistema detecta informação divergente ou duplicada ao tentar realizar a TED e realiza o estorno.
A nota fiscal de estorno — também chamada de nota fiscal de ajuste —, é um documento emitido pela empresa quando a NFe foi emitida, mas a mercadoria não circulou e o prazo de 24 horas para realizar o cancelamento da NFe expirou — limite de tempo determinado pelo Ato COTEPE ICMS n.º 13/2010 e n.º 35/10.
Como é feito o cancelamento de nota fiscal eletrônica fora do prazo
2949 - Outra entrada de mercadoria ou prestação de serviço não especificado.
O cancelamento da NF-e pode ocorrer por erro de digitação, erro de cálculos fiscais, desistência por parte do cliente, entre outros motivos. Ele pode ser efetuado no prazo máximo de 24 horas desde o momento da autorização da nota, caso a mercadoria ainda não tenha sido transportada.
Como houve a circulação da mercadoria, a NF-e original não poderá ser cancelada. Caso a nota fiscal de devolução emitida pelo comprador também seja eletrônica, esta deverá, como todas as NF-e, ser previamente autorizada pelo Fisco e enviada para o destinatário da NF-e que deu origem a NF-e de devolução.
Esse é o primeiro passo para que se saiba quando o procedimento deve ser utilizado e como ele é realizado na prática. Assim, de maneira simplificada, o estorno de nota nada mais é do que o procedimento correto a ser adotado quando se ultrapassa o prazo de cancelamento da nota fiscal.
Depois desse prazo, é preciso fazer o estorno, conforme o artigo 17 da Portaria n.º 163/2007 do SEFAZ; Minas Gerais: a Portaria SAIF n.º 11/13 traz procedimentos próprios para realizar o cancelamento entre horas após a concessão da Autorização de Uso da NFe;
Estou com uma duvida que é o seguinte: tem algum prazo para emitir a nota fiscal de estorno? e caso haja, posteriormente alguma fiscalização na empresa, essa nota fiscal de estorno não acarreta nenhuma penalidade? Desde já, agradeço! Boa tarde Flavia.
Apesar de não ser tão simples quanto o cancelamento da Nota Fiscal Eletrônica, o estorno é um procedimento relativamente simples, necessitando apenas de uma certa atenção por parte do profissional da contabilidade para lançar as informações corretas na hora de emitir a nota fiscal de estorno. Quando não utilizar a opção do estorno de NF-e?
Como fazer referência de um guia?
Como passar da voz passiva para a voz ativa?
Como fazer referência da Lei 8080?
Como incluir a referência em um site?
Como saber se houve broncoaspiração?
Como citar fonte de imagem no TCC?
Como fazer para reexibir linhas no Excel?
Como saber se ele me ama pelo abraço?
Como surgiu a camuflagem animal?
Para que serve o Ponte aderente da lazzuril?
Como ocorre a filtração no nefron?
Como acontece a fertilização do solo?
Como usar PhotoScape para personalizados?
Como usar o Power Query do Excel?
Como ocorre a fermentação alcoólica do etanol?