366 espécies da Caatinga estão ameaçadas de extinção. É o que mostra um estudo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número representa 18,2% das 2.015 espécies da Caatinga analisadas na pesquisa “Contas de Ecossistemas: Espécies Ameaçadas de Extinção no Brasil 2014”.
Desde o início das ocupações da Caatinga, foram adotadas práticas agrícolas que contribuíram para acelerar sua degradação, como: a supressão da vegetação nativa, uso indiscriminado do fogo, uso de insumos químicos, plantios em margens de rios e açudes e pastoreio excessivo.
Neste post, selecionamos os 10 motivos pelos quais você deve se preocupar com o futuro da Caatinga, diante das mudanças climáticas.1) Aumento do risco de seca.2) Ameaças à biodiversidade.3) Intensificação do processo de desertificação.4) Insegurança alimentar.5) Agravamento da crise hídrica.
Lembrando que a aroeira e a baraúna são espécies ameaçadas de extinção, ao longo do tempo, a retirada dessas plantas acarretaria uma diminuição significativa não só componente arbóreo da vegetação da Caatinga, como também na diversidade de insetos associados a elas.
Sua fauna é surpreendente, diversa e singular, composta por aproximadamente 1.307 espécies animais¹, dentre as quais 327 são exclusivas do bioma². As peculiaridades da Caatinga fizeram com que, ao longo da história da evolução do bioma, os animais ali presentes apresentassem adaptações necessárias a sua sobrevivência.
33 curiosidades que você vai gostar
As singularidades da Caatinga resultam em uma fauna diversa composta por mais de 800 espécies animais. Já foram registradas 148 espécies de mamíferos, 510 de aves, 154 de répteis e anfíbios e 240 de peixes. Este é o habitat do preá, da asa branca e o do tamanduá-mirim.
24. Tatu-bola (Tolypeutes tricinctus) O tatu-bola é endêmico do Brasil e vive principalmente na Caatinga, podendo também ser encontrado no Cerrado.
A seguir, listamos cinco plantas que correm risco de extinção, de acordo com as informações compiladas pelo CNCFlora.Astromélia (Alstroemeria caryophylla) ... Quaternella glabratoides. ... Amarílis (Hippeastrum papilio) ... Annona maritima. ... Araucária (Araucaria angustifolia)
Entre as plantas indicadas como medicinais, destacaram-se a aroeira (Myracrodruon urundeuva Allemão) e o cumaru (Amburana cearensis (Allemão) A.C. Sm.) como as espécies com o maior número de citações, sendo estas também as que obtiveram o maior número de indicações de usos terapêuticos.
É lícito a pessoa gravar a própria conversa STJ?
Como preencher RRT de cargo e função no CAU?
É imprescritível a ação de reparação de danos à Fazenda Pública decorrente de ilícito civil?
Qual foi o dia que Deus fez o homem?
Qual o poder da fruta do Shanks?
Como utilizar o aquecedor solar no inverno?
Qual a diferença entre um celular bloqueado e desbloqueado?
Quem tem direito sobre o muro?
Porque não deve dar água para acidentado?
O que fazer em Foz do Iguaçu em 2021?
Quais as principais dificuldades de escoamento da produção?
Qual o valor da comissão da Natura?
Onde Paulo estava quando escreveu 1 Coríntios?
Como funciona o investimento no banco C6?