Promover o desenvolvimento integral do indivíduo, ensinando habilidades como autoconhecimento, respeito, empatia, responsabilidade e determinação passou a ser uma parte importante no papel do professor dentro das novas propostas educacionais.
Ele deve ser um mediador, facilitador e articulador do conhecimento e não apenas aquele que detém a informação. Ele deve atuar como um pesquisador, que provoca o aluno a ser também curioso e descobrir a partir de seus próprios questionamentos. Deve convidar o estudante a ver a realidade como seu objeto de estudo.
O que você, como coordenador, deverá fazer é orientar o treinamento de sua equipe docente no sentido de abarcar de maneira efetiva o que determina a BNCC e para isso, deverá junto com sua equipe fazer o planejamento anual de sua escola seguindo sempre a Base Nacional Comum Curricular.
O texto define dez competências gerais e aponta que a formação inicial e continuada deve ser baseada em três dimensões: conhecimento, prática e engajamento. A dimensão do conhecimento está relacionada ao domínio dos conteúdos. A prática refere-se a saber criar e gerir ambientes de aprendizagem.
· A BNCC intensifica um novo olhar sobre a educação e o protagonismo do aluno. ... De forma resumida, com a intensificação dessa ideia, o professor passa a orientar e a auxiliar o aluno no processo de ensino e aprendizagem – o transformando em protagonista da construção do conhecimento e da sociedade em que vive.
19 curiosidades que você vai gostar
Integração de características regionais no currículo
A BNCC encoraja as instituições de ensino a incluir em seus currículos temas relacionados à região e ao contexto em que o estudante está inserido, contemplando assim assuntos ligados à história, à cultura e às tradições da sua comunidade.
Vantagens da BNCCMelhoria da educação para todos.Transferências.Autonomia do aluno.1 – Conhecimento.2 – Pensamento científico, crítico e criativo.3 – Repertório cultural.4 – Comunicação.5 – Cultura digital.
Os resultados evidenciaram que a BNCC poderá trazer consequências ainda mais danosas para a formação continuada de professores. Conjectura-se que os professores têm deixado de serem os protagonistas de sua formação e atuação, e a BNCC veio reafirmar esse pressuposto neoliberal que tem sido propagado na sociedade.
10 conteúdos indispensáveis à formação do coordenador pedagógicoIDENTIDADE PROFISSIONAL. Para acertar o foco, ele precisa entender sua função na escola. ... CONCEPÇÃO DE FORMAÇÃO. ... RELAÇÕES INTERPESSOAIS. ... LIDERANÇA E CONDUÇÃO DE GRUPO. ... PLANEJAMENTO. ... ESTRATÉGIAS DE AVALIAÇÃO. ... INSTRUMENTOS METODOLÓGICOS. ... CONHECIMENTOS DIDÁTICOS.
Assim, o papel do professor passa por transformação, exigindo desse profissional novas práticas, exercendo o papel de mediador, transformador de sentidos, buscando a formação de alunos críticos, autônomos, e o educando deixa de ser passivo e passa a ser responsável pelo seu processo de aprendizagem.
Dominar as relações entre grafemas e fonemas; Saber decodificar palavras e textos escritos; Saber ler, reconhecendo globalmente as palavras; Ampliar a sacada do olhar para porções maiores de texto que meras palavras, desenvolvendo assim fluência e rapidez de leitura (fatiamento).
Abaixo, damos alguns exemplos de como trabalhar as competências e habilidades da BNCC dentro de um espaço maker.
...
Desenvolvimento tecnológico e gerenciamento de projetosEstímulo ao desenvolvimento do pensamento visual.Uso de esquemas e diagramas para entendimento de conflitos.Pesquisas de campo.
Com isso, se antes o docente era mestre, detentor e transmissor do conhecimento, hoje a relação se modifica: o papel do professor na atualidade é o de mediador do conhecimento, aquele que acompanha e orienta seu estudante no próprio processo de aprendizagem.
O que é ser professor? Ser professor tem como maior objetivo ensinar, construir conhecimentos com os alunos, compartilhar informações, instruir, corrigir, apresentar caminhos e possibilidades. Para realizar essa tarefa, é necessário aprender a ensinar.
Principalmente no ensino infantil, esse profissional também é um dos grandes responsáveis por ensinar conceitos básicos às crianças, como respeitar os colegas, saber esperar seu lugar na fila e sua vez de falar. E pode acreditar: tudo isso é levado por toda a vida.
Para facilitar o planejamento e execução do plano, organizamos um documento por trimestre, em que constam os objetivos, conteúdos, metodologias, formas de avaliação e justificativas do estudo planejado. Separamos o que estava voltado à Educação Infantil e o que era do Ensino Fundamental.
Critérios gerais de elaboração de um plano. ... Concepção de formação profissional. ... Concepção de sujeito. ... Concepção de aprendizagem. ... Concepção de competência profissional. ... Perfil profissional. ... Funções do professor. ... Objetivos da formação.
Veja as etapas que não podem faltar nesse documento:Objetivos. Sucintamente, defina quais os objetivos que você quer alcançar com o grupo de professores ao final da formação. ... Conteúdos. É hora de definir o que será, de fato, trabalhado com os professores. ... Tempo estimado. ... Materiais necessários. ... Desenvolvimento. ... Avaliação.
Hoje, a BNCC é a referência nacional obrigatória para adequação dos currículos da Educação Básica com função técnica/instrumental homogeneizante, subsumindo as especificidades locais e regionais e impondo os objetivos e as temáticas privilegiadas para o alcance do desenvolvimento das “dez competências gerais” da ...
O BNCC é um documento feito pelo Ministério da Educação, adotando a mesma regra dos documentos oficiais de outros Ministérios temos:Na frase (Citação Indireta): Brasil (2018);No fim de Parágrafo (Citação Direta): (BRASIL, 2018, p. 35);Referências: BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular.
A base segue um modelo muito criticado por especialistas, conhecido como “avaliador”, baseado em provas de conhecimento; A base nacional pode atrapalhar a criatividade nas escolas e engessar o trabalho de escolas particulares, em especial; A nivelação dos alunos em avaliações vinculadas à BNCC acontecerá por baixo.
A BNCC é uma orientação clara sobre o que os alunos devem aprender do Infantil ao Ensino Médio, em todas as etapas de ensino, ano a ano, em todas as disciplinas. Ela orienta os currículos escolares, a produção dos materiais didáticos, sejam eles livros ou apostilas, e também orienta a formação dos professores.
Entre a publicações das versões do documento ao longo dos anos, uma das coisas que mais chamou a atenção foi a antecipação do processo de alfabetização das crianças. Uma das principais críticas à BNCC quanto ao letramento é o não respeito ao tempo de desenvolvimento das crianças.
A BNCC tem como objetivo central garantir que todos os estudantes – de norte a sul do país, de escolas públicas e privadas – aprendam um conjunto essencial de conhecimentos e habilidades comuns.
A BNCC é um documento que define os conteúdos mínimos a serem trabalhados na formação básica dos alunos. O intuito é promover e garantir e pleno desenvolvimento cognitivo, social e cultural dos estudantes.
O que quer dizer média salarial?
Como transferir as fotos do Google para a galeria?
Quais são as 4 fases do processo de cicatrização?
Quais os elementos do Estado-nação?
Qual é o sinônimos de contemplar?
Como deixar as notícias no Google?
Quais são as regras do futebol de 5?
O que acontece se eu recusar uma encomenda taxada?
Qual a pomada para hemorróida?
O que significa reconhecer do recurso e Dar-lhe provimento por unanimidade?
O que é marcadores discursivos em inglês?
Qual é o nome da doença mais rara?
Vai ter prorrogação do BPC em 2021?
O que é atmosfera e quais suas camadas?