Corpos estranhos nasais podem ser removidos em consultório, com um espéculo nasal e uma pinça nasal de Hartmann. O preparo prévio da cavidade nasal com solução tópica de fenilefrina pode auxiliar na sua visualização e remoção.
Já no nariz, o corpo estranho leva a espirros, coriza, obstrução nasal”, explica a médica. Se o corpo não for identificado, em alguns dias ele pode gerar uma secreção nasal unilateral, fétida, purulenta e/ou com sangue. Já na garganta, a evolução causa dor, dificuldade para engolir e excesso de saliva.
Corpos estranhos entranhados precisam ser removidos com um spud, ou lanceta de oftalmologia (instrumento projetado para remover corpos estranhos oculares) estéril ou uma agulha de calibre 25 ou 27, geralmente sob orientação de uma lâmpada de fenda.
Consiste na retirada do corpo estranho nos tecidos moles através de pequena incisão ou pelo próprio orifício da lesão, na maioria das vezes é necessário o bloqueio anestésico local. Retirada de corpo estranho nos tecidos moles: Farpas de madeira e metálicas; Pedras, roupas; Vidro.
Os corpos estranhos são mais comuns na população infantil, principalmente os de fossas nasais e ouvidos, que na maior parte das vezes são introduzidos voluntariamente. Os corpos estranhos de MAE são os mais freqüentes.
Os sintomas típicos são dor na garganta ou no peito, um nódulo na garganta ou no peito e dificuldade em engolir. Outros sintomas mais comuns podem ser sangue na saliva, recusa a se alimentar, engasgos, náusea ou vômitos.
Quando o caso é simples, o médico otorrino removerá o corpo estranho com uma pinça ou lavagem com a aplicação prévia de anestesia para evitar o desconforto do paciente, dependendo do quadro. Se o objeto estiver há muitos anos ali, é provável que haja a necessidade de uma cirurgia para a remoção.
Nariz Corpos estranhos no nariz também ocorrem com mais freqüência em crianças; geralmente causam dor, crises de espirro e coriza. Podem resultar em irritação se não forem removidos imediatamente. Insetos podem se alojar nas narinas de crianças e adultos, indiferentemente.
Deve-se remover o corpo estranho com uma pinça limpa ou agulha flambada (aquecida em uma chama até ficar em brasa). Nunca use canivete ou faca. Se o corpo estranho estiver muito encravado e difícil de retirar, encaminhe a vítima ao pronto-socorro.
Corpos estranhos nos olhos. O que fazer? Quando um corpo estranho atingir o olho de uma pessoa, deve-se segurar os cílios superiores e puxar a pálpebra superior por cima da pálpebra inferior, para deslocar a partícula ou objeto que estiver incomodando.
E, de acordo com Eduardo Landini Lutaif Dolci, otorrinolaringologista da Clinica Dolci em São Paulo, a presença de corpos estranhos no organismo acontece independente da faixa etária.
O que é tipo e gênero textual?
Como usar o aplicativo Undeleter?
Como usar o Vanish líquido na máquina de lavar?
Qual VRAY funciona no SketchUp 2016?
Como ativar o sensor de ultrassom do alarme Pósitron?
Como usar o cartão presente O Boticário?
Como regular a temperatura do ar condicionado Springer?
Como colocar o V-Ray no SketchUp 2020?
Como regular sensor TPS factor 125?
Como usar o programa Transcriber?
Como usar o VR do celular no PC?
Qual melhor entrada no day trade?
Como regular a bóia do vaso acoplado Lorenzetti?
Como é realizada a dinâmica uterina?
Como regular o som de uma guitarra?