Acredita-se que o Saci nasceu do broto de bambu, permanecendo ali até os sete anos e, após esse período, vive mais setenta e sete praticando suas travessuras entre os humanos e os animais. Por fim, ao morrer, o Saci torna-se um cogumelo venenoso.
Segundo a lenda do Saci, ele é um ser baixinho, negro e possui apenas uma perna – por isso se locomove pulando rapidamente pela floresta. Outra característica marcante é o seu capuz vermelho. O Saci é muito brincalhão, agitado e travesso. Por isso ele está sempre realizando travessuras por onde passa.
Para não ser pego o Saci consegue se deslocar rapidamente para um lugar distante dentro de um redemoinho de vento, e segundo a lenda, a única maneira de captura-lo é necessário um ritual complicado: ... Quando perde sua carapuça o saci se torna vulnerável. Então a pessoa deverá prender ele dentro de uma garrafa.
Outra grande influência de outra cultura em nossa lenda é o gorrinho vermelho. Muita gente nem imagina, mas o “chapéu” do Saci advém do folclore do norte de Portugal, ou seja, da colonização europeia. Tanto é que o gorro era utilizado pelo lendário Trasgo, que também contava com poderes sobrenaturais.
Mas o único meio de controlar um Saci, segundo o mito, é tirando-lhe o gorro e prendendo-o em uma garrafa. Para isso é necessário jogar uma peneira ou um rosário bento em um redemoinho. Só dessa forma se pega um Saci. Uma vez preso e sem o gorro que lhe dá poderes ele fará tudo que for mandado.
Saci-pererê no Brasil Tendo em vista as características físicas mais conhecidas, o saci possui pequena estatura (geralmente, meio metro de altura), é negro, não possui cabelo e nenhum tipo de pelo no corpo. Além disso, usa um gorro vermelho e fuma com frequência no seu cachimbo.
Tem sua origem presumida entre os indígenas da Região das Missões, no Sul do país, de onde teria se espalhado por todo o território brasileiro. A figura do saci surge como um ser maléfico, como somente brincalhão ou como gracioso, conforme as versões comuns ao sul.
A lenda do saci surgiu, segundo os estudos, na região Sul do Brasil entre os índios guarani. Conta-se que, a princípio, era conhecida no idioma tupi-guarani como çaa cy perereg .
O saci é um ser muito agitado e, por isso, está frequentemente realizando alguma molecagem nos locais em que passa. Ele é bastante conhecido pelas brincadeiras que realiza com as pessoas. Essas brincadeiras podem ser coisas simples, como o desaparecimento de objetos, mas também podem levar a consequências ruins, como danificar o freio de carroças.
O saci gosta de amedrontar os cavalos e, quando a noite baixa, costuma colocá-los em pânico. Também gosta de sugar o sangue dos cavalos. Assim, quando as pessoas viam que os cavalos estavam agitados, logo sabiam que ali tinha um saci aprontando das suas.
Qual leite substitui o leite de vaca?
Quanto tempo antes de vencer Posso renovar o visto americano?
O que comer para ir no banheiro imediatamente?
Para que serve o própolis marrom?
Quanto tempo dura um cabelo Bio Vegetal?
Como eu faço para reiniciar o notebook?
Quais famosos são do signo de aquário?
É possível ter dois cargos públicos?
Como saber gramas em colheres?
Quando o INSS vai liberar a margem de 5?
Qual a diferença de desgraça e desgraça?
O que é um exercício com amplitude?
Quais foram as principais dificuldades para a implantação da ISO?
Que horas abre o Sesc de Iparana?
Qual o tratamento adequado para dislexia?