x: deformação da mola (m). A constante elástica da mola depende principalmente da natureza do material de fabricação da mola e de suas dimensões. Sua unidade mais usual é o N/m (newton por metro) mas também encontramos N/cm; kgf/m, etc.
SI (m/m).
Segundo o Sistema Internacional (SI), a força (F) é medida em Newton (N), a constante elástica (K) em Newton por metro (N/m) e a variável (Δl)em metros (m). Obs: A variação da deformação sofrida Δl = L - L0, pode ser indicada por x. Note que L é o comprimento final da mola e L0, o comprimento inicial.
Em física e engenharia, a deformação de um corpo contínuo (ou de uma estrutura) é qualquer mudança da configuração geométrica do corpo que leve a uma variação da sua forma ou das suas dimensões após a aplicação de uma ação externa (solicitação), a exemplo de uma tensão ou variação térmica que altere a forma de um corpo ...
Força elástica: fórmula
A fórmula para calcular a força elástica é Fe = k x X, em que: Fe — força elástica, dada em newtons; k — constante elástica do corpo, dada em newtons/metro; X — deformação percebida no corpo após a aplicação da Fe, dada em metros.
28 curiosidades que você vai gostar
A definição de um Newton, a unidade padrão de força, é N = kg * m/s2.
As deformações resultantes dos campos de força podem ser classificadas em dois tipos:deformação elástica – é aquela em que removidos os esforços atuando sobre o corpo, ele volta a sua forma original.deformação plástica – é aquela em que removidos os esforços, não há recuperação da forma original.
Assim, as deformações podem ser elásticas, plásticas ou deformações por rutura. As deformações elásticas são proporcionais ao esforço aplicado e são deformações reversíveis, ou seja, quando a força de tensão que provocou a deformação elástica é retirada, o material rochoso volta ao seu estado inicial.
Deformação Mecânica é a mudança na forma de um material resultante da aplicação de força, e é medida pela mudança em seu comprimento. Ela pode ser de extensão ou de compressão.
Costuma-se medir a deformação da peça por meio da. As medidas de deformação e tensão da peça são feitas em uma mesma direção (geralmente, a direção da tensão uniaxial, a direção dos eixos de referência Considere uma peça sujeita a tensões normais.
Os diagramas tensão-deformação (σ x ε) são obtidos através de ensaio de tração ou compressão, onde é aplicada uma força crescente num corpo de prova e medido o seu alongamento para diversas etapas do carregamento. As tensões são determinadas pela relação Fi/A = σi e as deformações por ∆li/l = σi.
Obtém-se as tensões dividindo as forças pela área da seção transversal da barra, e a deformação específica dividindo o alongamento pelo comprimento ao longo do qual ocorre deformação.
E= Módulo de elasticidade ou módulo de Young (Pascal)
O módulo de elasticidade possui as mesmas unidades de tensão: MPa ou GPa.
Essa lei afirma que, quando se aplica uma força sobre uma mola, ela se deforma, dando origem a uma força elástica que tem a mesma direção da força externa, mas sentido oposto. De acordo com a lei de Hooke, a força elástica apresenta módulo igual à força que é aplicada sobre a mola.
O estado plano de deformação em um ponto é representado pelas componentes da deformação, Determine a deformação por cisalhamento máxima no plano e a deformação por cisalhamento máxima absoluta.
A deformação de engenharia é, portanto uma grandeza adimensional e representa um valor médio específico da deformação tomado sobre a extensão do segmento observado. É usual também representar o valor “e” como percentual.
Os componentes de deformação (σx, σy, σz, τxy, τxz e τyz) definem o estado de deformação, similar ao estado de tensão (este tridimensional).
Cada tipo de esforço possui uma forma específica de ser analisado, estudado e calculado.
...
São os esforços mecânicos:Tração.Compressão.Cisalhamento.Flexão.Torção mecânica.Flexo-Torção.Flambagem.
Definição - O que é Deformação elástica
Em outras palavras, é o regime de deformação onde não ocorre mudança dimensional permanente, isto é, com o fim do carregamento, o material volta ao estado inicial.
O comportamento rúptil é aquele em que a rocha apresenta-se rígida e tende a ser quebradiça enquanto que o comportamento dúctil é caracterizado por estiramentos e deformações plásticas.
Um newton corresponde à força exercida sobre um corpo de massa igual a 1 kg que lhe induz uma aceleração de 1 m/s² na mesma direção e sentido da força.
Como um newton é somente 2/1000 de quilograma menor do que 1/10 de quilograma, dizer que 10 newtons são iguais a 1 quilograma pode ser uma aproximação razoável . Para converter quilogramas em newtons, multiplique o número de quilogramas por 9,81. O resultado será o número de newtons.
De acordo com a Segunda Lei de Newton (Princípio Fundamental da Dinâmica), a força resultante é igual o produto da massa pela aceleração.
Quais os signos mais dramáticos?
Quais os filmes de animação mais assistidos?
Como fazer uma justificativa técnica?
Como alinhar o texto no Outlook?
Quais os direitos de um trabalhador demitido no período de experiência?
Qual diferença entre Full HD e 4K?
Qual o prazo para máximo para ser concluída a primeira fase?
Como emitir guia depósito judicial?
Para que serve o iodo nos pássaros?
O que o ácido lático faz no corpo?
Quanto posso trazer do mesmo produto dos EUA?
Qual a diferença entre pessoas alcançadas e visualizações no Facebook?
Quanto tempo o Vick faz efeito?
Como Robert Koch contribuiu para o estabelecimento da Microbiologia?