Segundo ainda BROTERO (1941) a madeira utilizada em interiores mantém sua umidade entre 10 a 13%. YAMAMOTO (1973) trata da secagem da madeira em seus aspectos gerais. Considera que na secagem em estufa, para determinados fins, o teor de umidade deve ser inferior a 10% .
Relembrando a física da madeira
Quando a madeira está em temperatura ambiente (próximo aos 25ºC), tende a adquirir um teor de umidade de aproximadamente 20% da umidade relativa do ar. Por exemplo, se o local estiver com a umidade relativa do ar de 70%, a madeira tende a se estabilizar com um teor de umidade de 14%.
Para ter certeza de que ela está seca o bastante para trabalhos de marcenaria, você precisará de uma pequena ferramenta chamada medidor de umidade. Ela possui duas sondas de metal que tocam a madeira para produzir uma leitura de umidade expressa como uma porcentagem do volume ou peso da peça.
A secagem ao ar livre, ou ainda secagem natural é um processo no qual a madeira é exposta as condições atmosféricas para a retirada de água do seu interior, sendo considerado o processo mais simples.
Quanto à umidade relativa do ambiente, o ideal é que ela não ultrapasse 85%. Esse controle da temperatura e também da umidade é importante para a resina não ser afetada por variações e poder agir e curar adequadamente.
26 curiosidades que você vai gostar
Resina epóxi HT1564 suporta temperaturas de 150º C com picos de 180º C.
APLICAÇÃO DO PISO COM RESINA POLIURETANO
A superfície precisa estar totalmente seca e livre de qualquer impureza. Por isso, em caso de chuva ou qualquer outro contato com a água, é preciso aguardar 48 horas.
Madeiras com grau de umidade acima de 20% são as chamadas "madeira verde". A madeira úmida (acima de 20% de umidade), tende a ser atacada mais facilmente por fungos e insetos. Se de alguma forma comprou-se madeira verde para a obra, o ideal é que a madeira seja climatizada pra se ambientar (e secar) no local.
A secagem da madeira visa à redução do teor de umidade que varia conforme o uso final do produto. ... Os objetivos da secagem são: reduzir a movimentação dimensional; inibir os ataques de fungos; melhorar a trabalhabilidade e aumentar a resistência física da madeira.
A madeira trabalha somente entre o estado absolutamente seco até a faixa do ponto de saturação das fibras, ou seja, na faixa de umidade entre 0% e ± 30%.
O tempo médio de secagem de madeira recém-cortada em estufa convencional é de 30 dias, mas esse tempo pode ser reduzido com a realização de uma pré-secagem ao ar por 60 a 90 dias.
O processo de secagem da madeira ocorre a partir da migração da umidade das camadas internas para a camada mais superficial da madeira e da posterior evaporação dessa água para o meio.
Primeiro, a madeira fica secando ao ar livre por cerca de 18 meses e, em seguida, permanece 40 dias dentro de uma estufa a 45° C. Haja paciência. “Pelo meu método, o carvalho é colocado diretamente no secador industrial, a temperaturas superiores a 70° C, e seca em 20 dias”, assegura Aguiar.
Resistência mecânica da madeira
A umidade tem grande efeito sobre as propriedades das madeiras. Quanto maior a umidade da madeira menor a sua resistência mecânica. Esta redução da resistência mecânica se dá até o ponto de saturação das fibras, após a saturação das fibras a resistência mantêm-se constante.
Uma forma simples de medir a umidade é utilizando dois termômetros: um deles com o bulbo seco e o outro com o bulbo úmido, isto é, envolto em uma gaze úmida. O valor da temperatura medido com o termômetro úmido é menor porque a água evapora esfriando o bulbo.
Entre as principais propriedades físicas da madeira, estão a massa específica (massa por volume) ou densidade e a estabilidade dimensional (contração e inchamento em função do teor de umidade) e, entre as mecânicas, estão a resistência a esforços de compressão, flexão, tração, cisalhamento e fendilhamento (ARAÚJO, 2002 ...
1) Redução na movimentação dimensional: Uma secagem adequada até um determinado teor de umidade final, diminuirá a movimentação dimensional da peça evitando empenos ou rachaduras. Como consequência, as peças de madeira poderão ser produzidas com maior precisão de dimensões proporcionando melhor desempenho em serviço.
Facilita processos de colagem; Aumento da estabilidade dimensional da madeira; redução de peso facilitando a logística do transporte e portanto economia no transporte; Inibir o apodrecimento ou aparecimento de fungos.
Empenamentos, colapsos, encruamentos, trincas e rachaduras são alguns dos possíveis defeitos que podem ocorrer em peças de madeira devido a secagem.
É verdade que madeira verde empena? Verde é como se chama o material recém-cortado ou serrado, com os poros encharcados. Nesse estado, ele perde água para o ambiente até atingir um ponto de equilíbrio, variável conforme a espécie e a umidade relativa do ar no local.
A madeira comum é mais mole e apresenta menor resistência, ou seja, mais propensa a ter ataques de fungos e insetos, sendo necessário que seja feito tratamento com a madeira antes de ser utilizada. Por isso, ela possui valor comercial mais baixo. A vantagem dessa madeira é o rápido tempo de crescimento.
JATOBÁ Uma das características mais apreciadas dessa espécie é a resistência ao entalhe — o artesão pode esculpir e trabalhar toda a madeira sem risco de o tronco se rachar ou lascar. ... PAU-BRASIL. A primeira madeira de lei foi praticamente eliminada das matas na exploração colonial. ... IMBUIA. ... JACARANDÁ ... PEROBA. ... CEDRO.
2) Aguardar a secagem, protegendo as peças da poeira ou outros agentes que possam danificar seu trabalho; 3) O tempo estimado para secagem a frio (25°C) é de 12 horas e de 24 a 48 para embalagem (cura total).
O tempo de secagem varia para cada um deles. Durante esse tempo devem-se evitar alimentos muito quentes ou muito frios, assim como os duros, grudentos ou com corantes fortes. Nos próximos 2 ou 3 dias a mastigação deve acontecer no lado da boca contrário ao do dente restaurado.