Com base nos estudos de Otto Peters (2001, 2004), John Thompson (1998), Toschi (2001, 2002) e Vani Kenski (1996, 2002, 2003), concebe-se aqui que as configurações das abordagens pedagógicas da educação a distância são constituídas a partir das características próprias dessa modalidade de ensino.
Mais acesso à informação Quanto mais as pessoas buscam por cursos online mais elas ficam próximas da informatização, e consequentemente se informam a respeito dos assuntos, o que possibilita a criação de um senso crítico a respeito do que acontece ao redor dela. A sociedade fica mais atenta e ganha força e voz.
Além disso, outros fatores como o aumento do acesso à internet, flexibilidade nos horários de aula e avanços tecnológicos impulsionam o crescimento da educação a distância, fazendo dessa modalidade a melhor alternativa para muitos estudantes.
Os ambientes digitais de aprendizagem podem ser empregados como suporte para sistemas de educação a distância realizados exclusivamente on-line, para apoio às atividades presenciais de sala de aula, permitindo expandir as interações da aula para além do espaço–tempo do encontro face a face ou para suporte a atividades ...
Foi encontrado na literatura as seguintes abordagens pedagógicas: Abordagem Psicomotora; Abordagem Interacionista-Construtivista, Abordagem Desenvolvimentista; Abordagem Crítico-Superadora; abordagem Crítico- Emancipatória; Abordagem Educação Física Plural e Abordagem Educação Física para Promoção da Saúde.
Abordagens Pedagógicas de Ensino: Tradicional, Comportamentalista, Humanista, Cognitivista, Sociocultural.
A maior característica do ensino a distância é substituir a sala de aula por um ambiente virtual de aprendizagem. Isso significa que o aluno vai estudar a partir de videoaulas e exercícios online. O requisito fundamental para aproveitar ao máximo os benefícios do EAD é uma conexão estável de internet.
5 desafios da educação a distância no Brasil
Confira abaixo dez ideias que marcaram o webinar “Guia de Contingência – Ferramentas Digitais para Escolas e Professores”:
A Ead é uma metodologia de compartilhamento de conhecimento, através de novas habilidades e atitudes compatíveis aos princípios organizacionais e a divisão do trabalho. O uso extensivo de meios de comunicação possibilita instruir um grande numero de estudantes ao mesmo tempo.
Evolução do EAD no Brasil. A internet deixou a educação a distância muito mais atrativa para os brasileiros. Nos últimos 20 anos a procura e oferta por cursos de EAD cresceu muito mais do que o esperado. Foi também neste século que as instituições brasileiras. principalmente o MEC, começaram a reconhecer e investir no potencial do ensino ...
Além dos alunos, o uso do EAD pode ser um grande aliado das instituições de ensino e empresas ao reduzir custos tradicionais do modelo presencial, como aluguel/compra/manutenção de um espaço físico e deslocamento dos estudantes/professores/instrutores.
E dessa necessidade surgiu o EAD, sendo marcado por 3 etapas de evolução: A primeira etapa foi marcada pelo desbravamento do ensino a distância, usando a tecnologia disponível, neste caso a correspondência. Nesta modalidade o aluno, após se inscrever, começava a receber o material de ensino em casa.
Nessa primeira etapa foram levantados alguns dados que permitem o desenho do cenário atual da EAD no Brasil e que justificam o interesse nessa investigação. Afinal, segundo esses dados, a EAD vem registrando crescimento considerável nos últimos anos.
Como são classificadas as despesas orçamentárias?
São cuidados de enfermagem do período imediato?
O que fazer quando receber uma ordem de despejo?
Qual a importância do Mix de Marketing?
Como saber do que a planta precisa?
Qual é o mínimo de saturação de oxigênio aceitável para o paciente DPOC?
Como tirar o mau cheiro do ambiente?
Quais são os dois principais regimes de escoamento?
Como remover a conta do Google no Samsung?
Quanto custa um ingresso do rock in rio?
Quantos anos para adquirir estabilidade?
Quais as doenças mais pesquisadas no Google?
O que significa o CID F32 e F41?
Quanto ganha um auxiliar de produção na Eurofarma?