No seu trabalho “Teoria germinal das enfermidades infecciosas”, Pasteur defende que toda doença infecciosa tem origem de um microrganismo com capacidade de contagiar outras pessoas. Para ele, primeiramente deve-se identificar o microrganismo causador da doença e depois desenvolver um método para conte-lo.
Adepto da teoria biogênica, Louis Pasteur em 1861, através de um experimento, conseguiu demonstrar conclusivamente a impossibilidade da geração espontânea da vida (hipótese tão defendida pelos abiogenistas), ou seja, a origem da vida somente é possível a partir da matéria viva, de um ser vivo preexistente.
Pasteur então colocou o caldo nutritivo para ferver até que se tornasse esterilizado, ou seja, sem micro-organismos. Após a fervura, ele esperou que o material resfriasse e deixou o experimento em temperatura ambiente. Após vários dias, o pesquisador percebeu que nada crescia no caldo nutritivo, que permanecia estéril.
Louis Pasteur (1822-1895) foi um cientista, químico e bacteriologista francês que revolucionou os métodos de combate às infecções. Entre outros trabalhos, estudou a fermentação do vinho e da cerveja, descobriu o processo de “pasteurização” do leite e criou a vacina contra a hidrofobia ou “raiva”.
Louis Pasteur foi determinante para a criação das primeiras vacinas. Ele é considerado uma referência na área da imunização por se dedicar ao estudo das doenças infecciosas (agentes microbianos), sua prevenção (assepsia) e sua profilaxia por imunização (vacinação).
45 curiosidades que você vai gostar
Na área da Medicina, Pasteur descobriu a vacina contra a raiva, em 1885. Ele foi o responsável pelo primeiro tratamento contra a raiva humana. Pasteur demonstrou que muitas doenças eram causadas pela contaminação por microrganismos.
Enquanto trabalhava na Universidade de Lille, Pasteur descobriu que o processo de fermentação se dava a partir da ação de micróbios. Fermentação é a transformação química usada na fabricação de pães, vinhos, queijos e outros alimentos. Pasteur mostrou que o calor matava os micróbios que causavam a fermentação.
Concluiu que o oxigênio em contato com os germes tinha diminuído o poder desses micro-organismos, porém sem destruí-los.
Louis Pasteur contribuiu muito com o avanço da Microbiologia, pois, se destacava em diversos trabalhos e criava diversas teorias: Teoria microbiana da fermentação, Pasteur explicou o porquê acontecia a contaminação por álcool durante o processo de fermentação, ele descobriu a presença de diversos micróbios, denominados ...
Louis Pasteur, Fermentação, Pasteurização, Indústria Alimentícia. ... A fermentação é um processo de preservação relativamente eficiente, de baixa energia, que aumenta a vida útil do produto e reduz a necessidade de refrigeração ou outras operações de energia intensiva para a preservação dos alimentos.
A partir desse experimento, Pasteur mostrou que um líquido, ao ser fervido, não perde a “força vital”, como defendiam os adeptos da abiogênese, pois quando o pescoço do frasco é quebrado, após a fervura desse líquido, ainda aparecem seres vivos.
Segundo a biogênese, todos os seres vivos são originados de outros seres vivos preexistentes, ou seja, um rato não pode nascer a não ser de outro rato. Espécies de anfíbios e répteis só podem nascer de espécies preexistentes desses animais.
Foi importante manter o frasco aberto porque os defensores da teoria da abiogênese alegavam que um vidro com tampa impede a entrada do “princípio ativo”, segundo eles uma força vital não material. Com o experimento, Pasteur provou que seres vivos se originam de outros preexistentes, no caso, micro-organismos do ar.
Seu objetivo era tentar atribuir a presença de micro-organismos com a causa da putrefação e a eliminação dos mesmos pelo calor e pela a ausência de oxigênio como motivo da preservação.
Contemporâneo de Pasteur, Bernard se opunha à teoria dos germes, segundo a qual a patologia específica das doenças infecciosas resultam do contágio com um micróbio específico, dizendo que, se o meio interno mantivesse sua harmonia, o organismo não adoeceria.
Louis Pasteur, nascido em 1822 em Dole, França, foi um químico que revolucionou os métodos de combate às infecções. Suas descobertas científicas tiveram um impacto imenso na medicina e seus trabalhos deram início ao que chamamos hoje de microbiologia.
Seus intensos estudos sobre a vida dos microrganismos patogênicos o levaram a descobrir uma forma de combatê-los, foi a partir de então, que ele descobriu as vacinas, entre elas, a antirrábica (indicada para a imunização contra a raiva em humanos).
Considerado um dos pais da microbiologia, ciência que estuda os microrganismos como vírus, protozoários e bactérias, o francês Louis Pasteur foi um dos cientistas mais influentes do século 19.
Resumindo, com a microbiologia foi possível aumentar a qualidade e a expectativa de vida dos seres humanos. Sendo assim, o estudo dos microrganismos foi de extrema importância para descobertas de causas e formas de transmissão de doenças, além de métodos preventivos como vacinas, medicamentos e soros.
Por meio do experimento, Pasteur provou que os microrganismos presentes no ar não conseguiam entrar em contato com o interior do frasco e, com isso, o caldo nutritivo dentro dele permanecia estéril.
No caso da raiva, ele não conseguia ver nada no material isolado. Mas o pesquisador era capaz de manter a substância isolada, passando de um tecido para outro e depois provocar a doença em um cão sadio injetando esse agente nele. Ocorre que Pasteur não conseguia cultivar o que não via, como fazia com as bactérias.
Entre 1857 e 1863, Pasteur interessou-se pelo estudo dos fermentos e descobriu que uma substância inativa torna-se ativa sob a influência de uma fermentação. Concluiu então que, se toda substância ativa provém da natureza viva, a fermentação é uma obra da vida.
Só no séc. XIX ficou entendido o processo de fermentação pelo cientista Louis Pasteur enquanto estudava problemas relacionados com a produção de vinho e cerveja. Descobriu que uma levedura produzia bom vinho, enquanto outra o tornava azedo, e assim, formulou a teoria da origem das doenças de Pasteur.
A pasteurização é o processo de aquecimento de um líquido abaixo do ponto de ebulição para destruir microrganismos. Foi desenvolvida por Louis Pasteur em 1864 para auxiliar na conservação do vinho.
Louis Pasteur, um francês, tornou-se famoso no mundo inteiro por ter desenvolvido a vacina contra a raiva. Robert Koch, um alemão, recebeu o Prémio Nobel da Medicina por ter descoberto o bacilo da tuberculose. ... Tuberculose, raiva, a peste, cólera, tétano, difteria...
Como se dar bem no RPG de mesa?
Como configurar o Touch no Xiaomi?
Como testar o touch screen do celular?
Como se escreve as partes do corpo humano em inglês?
Como arrumar o GPS do Xiaomi Redmi Note 7?
Como escrever a palavra comem?
Como melhorar a qualidade do HDMI na TV?
Como se escreve coabitar ou co-habitar?
Qual o conceito de corresponsabilidade?
Como melhorar o agachamento no CrossFit?
Como desenvolver uma aula remota dinâmica e atrativa para o aluno?
Por que tem hífen em Para-choque?