As substâncias químicas que ativam os receptores polimodais são várias, dentre elas estão os mediadores inflamatórios como: prostaglandinas, leucotrienos, bradicininas, serotonina, substância P e histamina.
Função das prostaglandinas na inflamação e hiperalgesia
Foi demonstrado em estudos de Ferreira (1979) que essas prostaglandinas são hiperalgésicas, isto é, substâncias que não provocam dor de modo direto, porém potencializam a resposta nociceptiva produzida por bradicinina e histamina.
Entre os mediadores mais importantes na medula espinal estão o glutamato e as prostaglandinas. Atualmente, a consciência da experiência de sensação da dor é entendida como uma função cortical. O impulso nervoso sobe pela medula e atinge a parte basal do cérebro, onde faz a segunda sinapse (relê talâmico).
Fisiologia da dor
Os mecanismos fisiológicos da dor envolvem conceitos de sensibilização periférica e neuroplasticidade na perpetuação da dor, com ação através de mediadores bioquímicos nas vias nociceptivas. Pode-se estabelecer correlações entre inflamação, dor e status psicológico.
Neurotransmissores: encefalinas, serotonina, noradrenalina.
23 curiosidades que você vai gostar
Os receptores específicos para a dor estão localizados nas terminações de fibras nervosas Ad e C 10,11 e, quando ativados, sofrem alterações na sua membrana, permitindo a deflagração de potenciais de ação.
Pesquisas neuropsicológicas e de neuroimagem demonstraram que o componente afetivo ou desagradável da dor física é processado, em parte, pelo dACC e pela IA, enquanto o componente sensorial da dor é processado pelos córtex somatossensoriais primário e secundário (S1, S2) e ínsula posterior (Eisenberg, 2012).
A dor é uma sensação que se manifesta quando algo de errado ocorre em nosso organismo por meio de estímulos enviados pelos nervos ao cérebro e esse, por sua vez, envia os estímulos ao córtex motor para que esse libere alguma reação. A reação liberada pelo córtex motor é enviada para o local da dor por meio dos nervos.
A teoria das Comportas da dor (TCD) consiste na modulação da dor através das fibras nervosas, podendo ampliar ou reduzir a condução de informações ao sistema Nervoso Central (SNC) e explica, em parte, como as correntes elétricas promovem analgesia.
Qual a principal causa de Metahemoglobinemia?
Como funciona o interruptor de luz?
Como alimentar o Arduíno Nano?
Como Thanos conseguiu a joia da Mente?
Quanto tempo leva para fazer efeito o Revolution?
Quando o condomínio pode multar?
Qual a função do medicamento Aristab?
Como o aperfeiçoamento impacta no desenvolvimento das habilidades humanas?
Como é o funcionamento do anemômetro?
Como se come açaí no Norte do país?
Como dar entrada no afastamento pelo INSS?
Como avanço tecnológico pode modificar as condições de vida de uma população?