As substâncias químicas que ativam os receptores polimodais são várias, dentre elas estão os mediadores inflamatórios como: prostaglandinas, leucotrienos, bradicininas, serotonina, substância P e histamina.
Função das prostaglandinas na inflamação e hiperalgesia
Foi demonstrado em estudos de Ferreira (1979) que essas prostaglandinas são hiperalgésicas, isto é, substâncias que não provocam dor de modo direto, porém potencializam a resposta nociceptiva produzida por bradicinina e histamina.
Entre os mediadores mais importantes na medula espinal estão o glutamato e as prostaglandinas. Atualmente, a consciência da experiência de sensação da dor é entendida como uma função cortical. O impulso nervoso sobe pela medula e atinge a parte basal do cérebro, onde faz a segunda sinapse (relê talâmico).
Fisiologia da dor
Os mecanismos fisiológicos da dor envolvem conceitos de sensibilização periférica e neuroplasticidade na perpetuação da dor, com ação através de mediadores bioquímicos nas vias nociceptivas. Pode-se estabelecer correlações entre inflamação, dor e status psicológico.
Neurotransmissores: encefalinas, serotonina, noradrenalina.
23 curiosidades que você vai gostar
Os receptores específicos para a dor estão localizados nas terminações de fibras nervosas Ad e C 10,11 e, quando ativados, sofrem alterações na sua membrana, permitindo a deflagração de potenciais de ação.
Pesquisas neuropsicológicas e de neuroimagem demonstraram que o componente afetivo ou desagradável da dor física é processado, em parte, pelo dACC e pela IA, enquanto o componente sensorial da dor é processado pelos córtex somatossensoriais primário e secundário (S1, S2) e ínsula posterior (Eisenberg, 2012).
A dor é uma sensação que se manifesta quando algo de errado ocorre em nosso organismo por meio de estímulos enviados pelos nervos ao cérebro e esse, por sua vez, envia os estímulos ao córtex motor para que esse libere alguma reação. A reação liberada pelo córtex motor é enviada para o local da dor por meio dos nervos.
A teoria das Comportas da dor (TCD) consiste na modulação da dor através das fibras nervosas, podendo ampliar ou reduzir a condução de informações ao sistema Nervoso Central (SNC) e explica, em parte, como as correntes elétricas promovem analgesia.
Estou com sintomas de Covid e estou amamentando?
Quando sei que a sarna está sarando?
Como saber se o leite materno está sustentando o bebê?
Quais alimentos que a mãe come pode dar Colica no bebê?
Quanto tempo leva para o coco secar?
Como ler a mão para saber o futuro?
Como saber se ele quer terminar e não tem coragem?
Como saber quantos cliques tem uma câmera?
Quantos pinos tem um cabo HDMI?
Como saber se um gato não gosta de você?
Como justificar um texto no Word pelo celular?
Como saber se a evolução do trabalho de parto está dentro dos parâmetros normais?
Qual é o ponto de clara em neve?
Como saber se a tinta é lavável?
Como saber se o ovo de codorna está cozido?
Quanto tempo demora para amadurecer o maracujá?
Como fazer conexão de dados no Excel?