O amperímetro é um instrumento que possui um circuito e, portanto, tem uma resistência elétrica. Quanto menor for essa resistência, melhor será seu desempenho, pois produzirá uma queda de tensão insignificante em comparação à dos resistores. Por essa razão, um amperímetro ideal teria resistência interna nula.
IA = IV = I. Mostre que, na associação em série dos medidores, se dividirmos a tensão UV medida pelo voltímetro pela corrente IA medida pelo amperímetro, obteremos o valor da resistência do voltímetro: Figura 2.
Conectando-se as pontas do voltímetro em paralelo com o capacitor é possível verificar o tempo de descarga do mesmo, anotando-se os valores em intervalos de queda de tensão de 0,5V. Com os valores obtidos, constrói-se um gráfico de tensão x tempo e calcula-se o valor da resistência interna do aparelho.
Deixe o fundo de escala dos amperímetros com o maior fundo de escala possível. Feche o circuito e caso seja necessário ajuste o fundo de escala dos amperímetros. c) Com o uso do potenciômetro, escolha um valor de RS tal que i = 2iA. Faça 3 medidas no mínimo.
De modo geral, podemos dizer que um voltímetro é considerado ideal quando sua resistência interna é tal que a intensidade da corrente elétrica que passa por ele é desprezível. Assim, o voltímetro ideal tem resistência interna infinita.
Figura 2 - Circuito elétrico equivalente da bateria (simplificado)
Figura 2 - Circuito elétrico equivalente da bateria (simplificado)
Meça a tensão com a corrente ligada e, em seguida, com a corrente desligada, subtraia, divida pela corrente, obtendo resistência interna. Se você continuar repetindo esse ciclo de ligar / desligar, isso equivale a usar uma corrente CA.
Voltímetro. O voltímetro analógico também é construído a partir de um galvanômetro. Dado um galvanômetro de resistência interna RiG e fim de escala IGM, a máxima tensão que pode ser aplicada á sua bobina é: UGM = RiG. I.
No estudo da eletricidade, é comum que se faça a divisão entre amperímetros ideais e reais. O amperímetro ideal é aquele que pode ser inserido nos circuitos elétricos sem que haja qualquer interferência em seu funcionamento: a corrente elétrica e a tensão no circuito não sofrem nenhuma alteração.
Mostre que, na associação em série dos medidores, se dividirmos a tensão UV medida pelo voltímetro pela corrente IA medida pelo amperímetro, obteremos o valor da resistência do voltímetro: Figura 2. Voltímetro e amperímetro em paralelo. UA = UV = U .
Nesse caso, para determinarmos a corrente elétrica que é registrada por esses medidores, é necessário que se calcule a resistência equivalente do circuito, e também que se utilize a 1ª Lei de Ohm, cuja fórmula é exibida abaixo:
Voltímetro: É usado para medir a tensão elétrica entre dois pontos de um circuito. Ohmímetro: Esse aparelho é utilizado para determinar a medida de resistência elétrica de algum fio ou resistor. Amperímetro e voltímetro ligados a circuito elétrico. Os amperímetros são utilizados para realizar medidas de corrente elétrica.
Como surgiu o uso do uniforme?
Como ativar o iToken Itaú no celular?
Quando surgiram os primeiros jogos de tabuleiro?
Quem instituiu os três poderes no Brasil?
Como surgiu os 4 temperamentos?
O que significa a palavra milita De acordo com a Bíblia?
O que significam os símbolos da Páscoa?
O que significam os títulos de nobreza?
Quanto custa uma passagem de ônibus para Itatiba?
Como fazer para pagar um intercâmbio?
Como realizar parcelamento em andamento com a Receita Federal?
Como pagar o ônibus com o celular?
Como surgiu o termo Antiginastica?
Como funciona rastreador mini A8?
É possível pagar um boleto na lotérica com cartão de débito?
Tem como recorrer de multa de estacionamento rotativo?
Como padronizar procedimentos administrativos?
Como pagar a primeira e a última parcela do financiamento Santander?