Que ou quem faz parte do exército ou de outro ramo das forças armadas.
Embora essa interpretação tenha conexão com a realidade brasileira, o significado de milícia, hoje, é bem diferente no seu contexto de origem: a palavra militia é formada pelas raízes latinas miles ( soldado ) e itia (estado, condição ou atividade), sugerindo apenas um serviço militar. Mas como assim?
Os milicianos assumem o controle das áreas onde atuam por meio da força armada. Coagem moradores e comerciantes, que são obrigados a “comprar” a própria proteção. A milícia aproveita o domínio para fornecer serviços inflacionados, como o fornecimento de sinal pirata de TV a cabo, botijões de gás e transporte alternativo.
Grupos de homens armados para a defesa de algo está presente na história mundial desde a Idade Média. Em alguns países, no início do século passado, as reservas do Exército e mesmo a própria Guarda Nacional eram chamadas de milícias, como na Austrália e no Canadá. Na União Soviética e em Cuba, milícias foram compostas também por mulheres e jovens.
Em resumo, o serviço militar provido pela milícia funciona na base da oferta de segurança e de serviços no lugar do Estado ou de empresas privadas, de modo que a região, comunidade ou favela se torne dependente da milícia. Como isso acontece?
Qual o objetivo do tratamento de angina?
Como duplicar o WhatsApp em outro celular?
Como chama os números de 0 a 9?
Como saber se o leilão é confiável?
Como podemos definir o termo tempo?
Qual foi o último filme de Velozes e Furiosos?
Qual é o significado do meu nome Jenifer?
Como saber quem parou de me seguir?
Como saber se você é autodidata?
Como as gírias são empregadas?
Qual é o normal da glicose para diabético?