Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que 10% das doenças registradas mundialmente poderiam ser evitadas com investimentos para a ampliação do acesso à água, medidas de higiene e saneamento básico. A dengue, por exemplo, é um doença que é altamente favorecida pela falta de saneamento.
O saneamento básico é definido como um conjunto de serviços. Ele abrange abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, manejo de resíduos sólidos e drenagem das águas pluviais. No Brasil, o saneamento é regulamentado pela Lei nº 11.445 de 05 de janeiro de 2007.
Do universo de 100 municípios, % de atendimento dos serviços de saneamento e 89 cidades possuem 80% de suas populações atendidas por rede de esgoto e água. ...
(2012) investigaram a associação entre saneamento e epidemiologia, identificando uma predominância de óbitos por enfermidades diarréicas agudas em menores de 5 anos, além da percepção de que quanto maior a cobertura populacional por serviços de esgotamento sanitário e por sistemas de abastecimento de água, menor a taxa ...
O saneamento garante a preservação do meio ambiente, com o destino adequado dos resíduos nos aterros sanitários, ou na coleta seletiva, abastecimento e tratamento da água e manutenção dos sistemas de esgotos. A falta de saneamento básico também pode gerar inúmeros problemas de saúde para a população.
O saneamento básico consiste na atividade relacionada ao abastecimento de água potável, o manejo de água pluvial, a coleta e tratamento de esgoto, a limpeza urbana, o manejo de resíduos sólidos e o controle de pragas e qualquer tipo de agente patogênico, visando à saúde das comunidades.
O saneamento básico contribui com a saúde, a educação, o meio ambiente e a economia. A modernização e ampliação do sistema de saneamento básico beneficia, em qualquer lugar do mundo, a sociedade como um todo: as empresas, o país, as cidades e o desenvolvimento social e econômico.
Outras consequências podem ser a diminuição da concentração e raciocínio e o aumento da incidência de doenças secundárias como pressão alta, artrites, asma, colite, diabetes tipo II e colesterol. Entender a importância do saneamento básico na saúde pública, portanto, é a atuar na diminuição de doenças de forma notória. Observe os gráficos abaixo.
A referida Lei estabelece que os serviços públicos de saneamento básico são os seguintes: (a) abastecimento de água potável; (b) esgotamento sanitário; (c) limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos; e (d) drenagem e manejo de águas pluviais urbanas (art. 3º, I).
No Brasil, o saneamento é regulamentado pela Lei nº 11.445 de 05 de janeiro de 2007. Essa lei determina o Plano Nacional de Saneamento Básico bem como suas metas e diretrizes. Na época, o governo estabeleceu o ano de 2033 como a meta para universalizar o acesso ao saneamento básico no país.
De fato, são inúmeras as doenças relacionadas à má prestação dos diversos serviços de saneamento básico.
Em que países é permitida a eutanásia?
Como os agrotóxicos poluem a água?
Qual a fruta que dá mais sono?
Como é o corpo de um artrópode?
Quando o Locatario pode reaver o imóvel?
Quais os CIDS que dão direito à isenção de imposto de renda?
O que significa sangramento na gengiva?
Qual a finalidade de um número imaginário?
O que significa discórdias na Bíblia?
Qual o nome da pomba gira do amor?
O que quer dizer Acuso o recebimento?
O que é acessibilidade para pessoa com deficiência?
Qual animal tem a voz mais poderosa do reino animal?
Como testar bobina de ignição motor estacionário?
Como saber se o bebê tem alergia ao leite Nan?
Como se comunicar por códigos?
Como são classificados os veículos utilizados no transporte rodoviário?