Na saúde, um dos reflexos provocados pela desigualdade social é a incidência das chamadas doenças negligenciadas. Causadas por parasitas ou agentes infecciosos e com tratamentos já conhecidos, apresentam maior ocorrência nos países em desenvolvimento e são consideradas endêmicas em populações de baixa renda.
Disparidade na saúde: como a desigualdade social afeta o acesso à saúde. A desigualdade social é um fator debilitante em qualquer comunidade. E, assim como afeta o padrão de vida das pessoas e a atenção dedicada aos cuidados mais básicos dos indivíduos, ocorre uma disparidade na saúde que não pode ser ignorada.
Desigualdades em saúde se referem a quaisquer diferenças observáveis entre subgrupos (de nível econômico, escolaridade, local de residência, sexo, entre outras) dentro de uma população. Por sua vez, iniquidades são diferenças (ou desigualdades) consideradas injustas a partir de um juízo de valor.
As evidências empíricas produzidas pelas investigações das relações entre desigualdades sociais e saúde sugerem que a situa- ção de saúde é afetada pela posição social dos indivíduos e também pelas diferenças socioeconômicas da estratificação social.
Subdividido em seis capítulos, no primeiro a autora apresenta breves considerações teóricas sobre a temática das desigualdades sociais em saúde, apontando correntes e tendências existentes na pesquisa epidemiológica sobre o assunto.
40 curiosidades que você vai gostar
As desigualdades sociais envolvem os principais sentimentos relacionados à depressão e a outros transtornos mentais, como humilhação, inferioridade, percepção de falta de controle sobre o meio e impotência.
Construída historicamente, essa desigualdade é fruto da falta de políticas públicas pós-escravatura para incluir negros nas escolas, universidades e no mercado de trabalho e da interiorização de preconceitos direcionados à população negra no inconsciente e subjetividade de indivíduos e instituições .
À medida que a desigualdade social se alastra, a população é afetada de diversas maneiras e isso pode diminuir a motivação das pessoas em lutar por mudanças. De forma resumida, essa realidade pode gerar níveis altos de desemprego, desnutrição, doenças, violência, miséria, marginalização, mortalidade etc.
Quais são os tipos de desigualdade social? Desigualdade econômica; desigualdade regional; desigualdade racial e desigualdade de gênero.
Para a Comissão Nacional sobre os Determinantes Sociais da Saúde (CNDSS), os DSS são os fatores sociais, econômicos, culturais, étnicos/raciais, psicológicos e comportamentais que influenciam a ocorrência de problemas de saúde e seus fatores de risco na população.
A cobertura privada mostra ainda mais disparidades: 75% daqueles que a possuem recebem uma renda cinco vezes maior que o salário mínimo. Os das áreas de maior renda têm 80% de cobertura privada e só 2% no decil mais rico utilizam os serviços do SUS (OPS).
As condições econômicas e sociais influenciam decisivamente as condições de saúde de pessoas e populações. A maior parte da carga das doenças — assim como as iniquidades em saúde, que existem em todos os países — acontece por conta das condições em que as pessoas nascem, vivem, trabalham e envelhecem.
O resultado está de acordo com estudos anteriores: a pobreza é um agente que afeta a saúde de forma tão sólida e consistente como o tabaco, o álcool, o sedentarismo, a hipertensão, a obesidade e o diabetes. Além disso, a capacidade de encurtar a vida é maior do que vários desses fatores.
Estas desigualdades, com frequência, transferem-se para o campo da saúde, tornando-se visíveis seja nas desiguais condições de saúde dos diferentes grupos, seja nos níveis de riscos à saúde, seja no acesso diferenciado aos recursos disponíveis no sistema de saúde.
A desigualdade social é a diferença existente entre as diferentes classes sociais, levando-se em conta fatores econômicos, educacionais e culturais. A desigualdade é um dos maiores problemas enfrentados pelos países pobres do mundo.
Nível de desigualdade em 2020, medido pelo coeficiente de Gini. Entre 2019 e 2020, o indicador subiu de 88,2 para 89 no Brasil, em uma escala em que, quanto maior a nota, maiores a desigualdade e a concentração de renda. Em 2010, tinha caído ao mínimo de 82,2.
A desigualdade social é a diferença nas condições de vida da população de um mesmo lugar. Ela pode se manifestar de muitas formas, por exemplo: na diferença de acesso a direitos básicos como saúde, moradia, educação, oportunidades de trabalho, distribuição de renda, entre outros.
Favelização
O cenário habitacional é um forte indício da condição de desigualdade. O aglomerado de casas, em grande parte construídas nos morros, contrasta com as mansões e as casas em condomínios fechados. Muitas vezes localizam-se muito próximas umas às outras, o que torna o contraste ainda mais chocante.
Essa forma de desigualdade prejudica e limita o status social dessas pessoas, além de seu acesso a direitos básicos, como: acesso à educação e saúde de qualidade, direito à propriedade, direito ao trabalho, direito à moradia, ter boas condições de transporte e locomoção, entre outros.
Consequências da pobreza
Baixa esperança de vida. Doenças. Falta de oportunidades de emprego. Carência de água potável e de saneamento.
A desigualdade racial é resultado de processos históricos, culturais e políticos, baseados na crença da superioridade de algumas “raças”. No Brasil, a escravidão é o episódio cujas consequências são mais explícitas em relação à desigualdade racial.
Desigualdade racial persiste e se manifesta desde o trabalho até a moradia. A situação no mercado de trabalho, a renda e as condições de moradia são desiguais no país conforme a cor de pele dos brasileiros. Os dados são da Pnad Contínua 2019.
More videos on YouTubeEnfrentar o racismo.Equilibrar o sistema tributário.Promover a oferta de trabalho.Revogar a Emenda do Teto de Gastos.Enfrentar a Discriminação Contra as Mulheres.Tributar lucros, dividendos e heranças.Combater a concentração de terras.Investir em Saúde e Educação.
Assim, a desigualdade em saúde tem como base as desigualdades socioeconômicas, e a distinção no controle de recursos fundamentais para vida social causando conflitos entre os estratos sociais, uma vez que tais recursos podem ser adquiridos, como os planos de saúde, afetando diretamente a vida das pessoas uma vez que ha ...
Segundo ele, o acesso a saneamento básico, água encanada e esgoto domiciliar, em regiões de difícil acesso ou nas periferias, são fatores que dificultam o controle da epidemia.
Quanto tempo depois da dedetização pode voltar ao ambiente?
O que é embargos de declaração por omissão?
Pode continuar o tratamento com metronidazol comprimido menstruada?
Qual foi o objetivo do legislador trabalhista ao criar o rito sumaríssimo na Justiça do Trabalho?
Como ganhar dinheiro na internet de graça 2021?
Quantos biquínis levar para praia 7 dias?
Quais são as abordagens humanistas?
Quanto tempo o Veinox faz efeito?
Quais as responsabilidades do Conselho Tutelar?
Como fazer novas amizades dicas?
Para que serve o Remote Support Service?
Quais são as classificações dos vasos de pressão Segundo a NR 13?
Qual a porcentagem de pessoas surdas no mundo?