Uma mutação genética pode afetar a célula de várias maneiras, algumas interrompem a produção de proteínas, outras podem alterar a proteína em si, fazendo com que não funcione mais como deveria ou não funcione definitivamente.
Ocorrem através da adição, substituição e subtração de um gene. Em relação à adição ou subtração, as mutações gênicas são capazes de alterar o material genético, acrescentando uma ou mais bases ao DNA.
As mutações ocorrem em virtude de alterações que surgem nos nucleotídeos do DNA, podendo ocorrer por meio de alterações químicas nas bases nitrogenadas, erros na incorporação de nucleotídeos (inserção de uma base nitrogenada no lugar de outra), adição ou deleção de bases nitrogenadas, alterações na estrutura e no ...
As mutações adaptativas e vantajosas são transmitidas aos descendentes. Elas podem ocorrer ao acaso, por fenômenos físicos, químicos ou biológicos. Mutações gênicas: às vezes, na autoduplicação do DNA, um gene sofre modificações, que se forem vantajosas, tendem a ser preservadas no processo de seleção natural.
Tanto os erros de incorporação de nucleotídeo quanto a modificação química de um nucleotídeo presente no DNA podem causar uma alteração permanente na instrução genética caso o nucleotídeo não seja substituído antes que a molécula se replique. Essas alterações permanentes na sequência de bases do DNA são as mutações.
O termo mutação diz respeito às mudanças no material genético, o que constitui a principal fonte de variação genética existente. Por garantir variabilidade genética, ou seja, garantir que indivíduos apresentem DNA diferentes, as mutações são consideradas um ponto importante para o processo de evolução dos seres vivos.
As alterações gênicas podem ser do tipo: Mutações de ponto ou substituições de nucleotídeo único: substituição de um par de bases de DNA. Missense/mutações de troca de sentido/não sinônimas: alteração em um par de bases de DNA que resulta na substituição de um aminoácido por outro na proteína produzida por um gene.
Os fatores que alteram a estrutura de uma proteína podem ser diversificados, incluindo alteração na temperatura e no pH do meio, ação de solventes orgânicos, agentes oxidantes e redutores e até mesmo agitação intensa.
Mutações podem ou não produzir alterações discerníveis nas características observáveis (fenótipo) de um organismo. As mutações participam de processos biológicos normais e anormais, incluindo: evolução, câncer e desenvolvimento do sistema imunológico, incluindo diversidade juncional.
Quando essas conformações espaciais são alteradas ou destruídas, dizemos que a proteína foi desnaturada ou ocorreu uma desnaturação proteica, mantendo somente a estrutura primária, que é a própria cadeia peptídica, formada pela sequência de aminoácidos ligados entre si.
Desnaturação das proteínas Química A desnaturação das proteínas ocorre quando as suas estruturas secundárias, terciárias ou quaternárias são modificadas ou destruídas.
Quais os riscos de uma veia entupida?
Quanto tempo demora para sair um alvará de soltura?
O que causa cólica menstrual muito forte?
Por que o som é uma onda longitudinal?
Qual é o melhor anime do Mundo 2020?
Quais são as palavras que perderam o acento circunflexo?
Quem tem gordura no fígado pode tomar vitamina E?
Qual a principal diferença entre o teatro e o anfiteatro romano?
O que vai chegar na Netflix esse mês?
Como são classificadas as lesões elementares?
O que é garantia e qual o seu prazo?
Qual a diferença entre Cnidaria e Ctenophora?
Como fazer o olho ficar azul naturalmente?
O que acontece se o juiz rejeitar a denúncia?
O que quer dizer a palavra Alagoas?
Quais são os principais ramos do Direito?
Quando o trabalhador falta na Sexta-feira desconta quantos dias?