O que acontece se o juiz rejeitar a denúncia?

Pergunta de Nelson Garcia em 27-05-2022
(69 votos)

O que fazer quando o juiz rejeita a denúncia? Caso o magistrado entenda por rejeitar a denúncia, é possível ingressar com recurso em sentido estrito. Por outro lado, caso a denúncia seja recebida pelo juiz, o réu terá a possibilidade de impetrar Habeas Corpus (HC), com o intuito de trancar o processo, conforme art.

É possível o juiz rejeitar a denúncia após o recebimento?

REJEIÇÃO DA DENÚNCIA APÓS RECEBIMENTO. IMPOSSIBILIDADE. ARTIGO 183 DA LEI Nº 9.472 /97 E 288 DO CÓDIGO PENAL . É defeso ao juiz, depois de recebida a denúncia, reconsiderar a decisão para rejeitá-la, pois sobre o exame de sua admissibilidade operou-se a preclusão lógica.


O que é rejeição da denúncia?

A denúncia ou queixa será rejeitada quando: I - for manifestamente inepta; II - faltar pressuposto processual ou condição para o exercício da ação penal; III - faltar justa causa para o exercício da ação penal.

Quando cabe rejeição da denúncia?

43 do Código de Processo Penal 03 (três) hipóteses de rejeição da denúncia ou queixa, a saber: “I – fato narrado evidentemente não constitui crime; II – quando já estiver extinta a punibilidade pela prescrição ou outra causa; III – quando for manifesta a ilegitimidade da parte ou faltar condição de procedibilidade ...

Não será caso de rejeição da denúncia ou queixa?

O artigo 395 do CPP – que trata dos casos de rejeição da denúncia ou queixa – diz: “A denúncia ou queixa será rejeitada quando: ... Portanto, para que a denúncia não seja inepta, é necessário que o Ministério Público aponte os fatos de modo que permita ao acusado exercer o seu direito de defesa.

É possível a rejeição da denúncia após a resposta à acusação?


17 curiosidades que você vai gostar

É possível a rejeição liminar da denúncia ou queixa em quais casos?

A denúncia ou queixa será rejeitada quando: (Redação dada pela Lei nº 11.719, de 2008). I – for manifestamente inepta; (Incluído pela Lei nº 11.719, de 2008). II – faltar pressuposto processual ou condição para o exercício da ação penal; ou (Incluído pela Lei nº 11.719, de 2008).

Qual a diferença entre denúncia e queixa?

A denúncia é interposta para os crimes que devem ser processados por meio de ação penal pública, cuja o titular é o representante do Ministério Público. A queixa-crime é utilizada para os casos de ação penal privada e é apresentada em juízo pelo próprio ofendido ou representante legal, por meio de um advogado.

Pode pedir rejeição da denúncia na resposta a acusação?

Mas não será possível a rejeição da denúncia após a resposta à acusação? Embora, nos termos do art. 395 do Código de Processo Penal a análise quanto à rejeição ou recebimento da denúncia ocorre antes da resposta à acusação, não é crível não a concebermos após esta.

Quando uma denúncia é inepta?

O devido processo legal deve ser iniciado com a formulação de uma acusação que narre de forma satisfatória a conduta delituosa. Caso contrário, a denúncia deve ser considerada inepta por não permitir ao réu seu direito de defesa.



Outras questões

Como se chama a pessoa que estuda as variações do tempo?

Como interpretar o clearance de creatinina?

Qual é o prazo de antecedência mínima exigida para publicação do concurso no Diário Oficial?

Como surgem larvas no corpo enterrado?

O que causa os dias e as noites?

Como substituir a cor de uma imagem no Corel?

O que é polialelia Como surgem as novas formas alélicas de exemplo?

Tem réplica em juizado especial?

Qual é a finalidade do Estatuto?

Quando surgiu as organizações internacionais?

Como surgiu as cidades gregas?

O que é e como se deu a formação do conceito de direito natural?

Como surgiu a primeira animação?

Como entender o diagrama de Pauling?

Como instalar uma impressora HP no Windows 7?

Como surgiram as pilhas elétricas?

Como nascem as ervas daninhas?

Como explicar o Arco-íris para crianças?

Como inserir fontes no PDF?

Como surgem as plantas no alto da montanha?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com