A partir de 37 semanas, o bebê estará pronto para nascer.
Pontualidade é a palavra de ordem para um nascimento seguro e saudável: entre 37 e 42 semanas de gestação, mas, preferencialmente, de 39 a 40 semanas e seis dias, segundo a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo).
O bebé está pronto para nascer! Na 38ª semana, todos os sistemas do seu bebé estão plenamente desenvolvidos e preparados para a vida extrauterina.
38 semanas de gravidez são 9 meses
O útero pesa mais de um quilo e contém cerca de 5 litros de líquido amniótico.
A partir da 39ª semana da gestação e até a 40ª semana e 6 dias, o nascimento do bebê é considerado um parto a termo.
30 curiosidades que você vai gostar
Embora não seja considerado um parto prematuro, o parto com 37 semanas também apresenta alguns riscos ao bebê. Porém, esse risco aumenta ainda mais quando trata-se de um parto cesariana eletivo, que acontece quando o médico agenda uma data para retirar o bebê do útero.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a data provável do parto (DPP) é calculada para 40 semanas após o primeiro dia da última menstruação. Um bebê que nasce antes de 37 semanas é considerado prematuro e, após a 42a, pós-termo. Nos dois casos, os riscos de complicações aumentam muito.
Os 4 principais sinais que indicam que o trabalho de parto está começando são:
Contrações ritmadas. ...
Perda do rolhão mucoso. ...
Rompimento da bolsa das águas. ...
Dilatação do colo do útero.
Algumas mães podem realmente não ter “passagem” para seus bebês. Isso se chama desproporção céfalo-pélvica e acontece quando a cabeça do bebê não consegue passar pela pelve materna. Existem dois tipos de desproporção, a relativa e a absoluta.
Algumas situações dificultam o parto normal e podem colocar mãe e bebê em risco. Uma delas é quando a placenta está em cima do colo do útero, chamada de placenta prévia. Além de impedir a passagem do bebê, corre-se o risco de hemorragia durante o parto vaginal.
Estudos científicos mostram que é seguro esperar até 41 semanas. Por isto a recomendação internacional é que a indução do parto seja oferecida a toda gestante a partir de 41 semanas de gestação.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a gestação é considerada dentro do prazo até a semana 42, mas, à medida que se superam as 41 semanas, o risco para o feto aumenta exponencialmente.
Está grávida de 37 semanas – já só faltam 21 dias! - Gravidez - SAPO Lifestyle.
Na 34ª semana da gestação, os pulmões do bebê estão completamente desenvolvidos, mas ainda continuam amadurecendo e produzindo o surfactante pulmonar, que é uma substância que vai auxiliar a troca de oxigênio durante a respiração após o nascimento.
A partir de 37 semanas a gestante deve ser acompanhada com maior frequência, principalmente se houver fatores de risco associados. A indução é indicada quando a gestação se estender além das 41 semanas e 6 dias ou houver alguma razão para antecipar o nascimento como diabetes ou hipertensão.
Uma gravidez dura 9 meses, o que equivale a 40 semanas, mas o mais comum é que as pessoas perguntem sobre o tempo de gestação de uma mulher se referindo a meses e não a semanas.
Como o período compreendido entre o início da gestação e o dia do parto tem cerca de 280 dias, podemos perceber que esse valor corresponde a 40 semanas. Uma vez que um mês lunar tem 4 semanas, 40 semanas de gravidez correspondem a 10 meses lunares.
Vale ressaltar que cerca de 5% das gestações ultrapassam as 41 semanas e são raras as que se estendem por mais tempo, no entanto, as grávidas, principalmente as primíparas (mães de primeira viagem), precisam estar preparadas para lidar com a chamada gestação a termo tardio (41 semanas até 41 semanas e seis dias) e ...
Assim, se entre a semana 40 e 41 não houver o aumento natural das contrações para a realização do parto, ele poderá ser induzido ou realizado por meio de cesariana. Por isso, as mães que preferem o parto normal não precisam se preocupar.
Estudos mostram que deixar passar de 42 semanas pode trazer riscos ao bebê. Isso porque a placenta já está bem envelhecida e pode prejudicar o envio de nutrientes e oxigênio para o feto. Além disso, há maior perigo de liberar mecônio (as primeiras fezes), que pode ser aspirado e levá-lo à morte.
Na 41ª semana de gravidez, a mulher pode ter sintomas de cansaço excessivo, dificuldade para dormir, insônia, e/ou inchaço nas pernas e nos pés. Além disso, a mulher pode se sentir mais ansiosa para o nascimento do bebê.
Parto normal dói mais do que cesárea
Trata-se de uma cirurgia grande, onde são cortados nervos e diversos níveis de tecido. Os fios da sutura podem levar até seis ou sete meses para total absorção, levando a mulher a sentir fisgadas e formigamento na região", diz Cássio Sartorio.
Existem dois tipos de complicações que as mulheres mais temem: a asfixia neonatal e as disfunções do assoalho pélvico. A asfixia neonatal ou perinatal consiste na falta de oxigênio para o feto devido à demora durante o trabalho de parto.
Como fazer uma limpeza geral no quarto?
Quanto tempo dura o curso de formação de soldado da PM PR?
Quais são os direitos de férias do trabalhador?
Porque o cartão dá erro de leitura?
Como limpar chão com óleo de peroba?
Como limpar moeda cupro níquel?
Como fazer a limpeza de um escritório?
Como secar a entrada do carregador?
O que é auto limpeza do ar condicionado Electrolux?
Qual a validade do cartão da Caixa?
Quando sai o 3 lote do Imposto de Renda 2020?
Como saber meu tom de base Maybelline?
Como Limpar cache do celular Motorola?
Como descobrir a data da morte de uma pessoa?