Substantivo abstrato são palavras que têm o objetivo de indicar seres que dependem de outro para existir, ou seja, seres sem existência própria. Essa categoria nomeia realidades imateriais ligadas aos sentimentos, sensações, ações, estados, noções e qualidades (boas ou ruins) de outros indivíduos.
Substantivo abstrato é um tipo de substantivo que indica qualidade, sentimento, estado, ação e conceito. Essas palavras abstratas não existem por si só, uma vez que dependem de outro ser para se manifestarem, por exemplo: alegria, beleza e felicidade. A alegria de Ana Paula é contagiante.
Os substantivos abstratos são os nomes que se referem aos sentimentos, estados e qualidades. Ou seja, são palavras que não conseguimos formar uma imagem em nossa mente devido ao grau de abstração. O “amor”, que vimos anteriormente, é um ótimo exemplo de substantivo abstrato.
Substantivo Concreto e Abstrato
Ao contrário dos substantivos concretos, o substantivo abstrato é um tipo de substantivo que depende de outro para se manifestar. Os substantivos abstratos são termos que nomeiam ações, estados e qualidades, os quais necessitam estar atribuídos à outros, por exemplo: felicidade e beleza.
Diferença entre substantivo abstrato e substantivo concreto
Os substantivos concretos são caracterizados geralmente por designar pessoas, objetos, lugares, animais, flores/plantas, frutas, alimentos em geral, fenômenos da natureza e seres imaginários.
16 curiosidades que você vai gostar
São substantivos abstratos os substantivos que indicam qualidades, noções, estados, ações, sentimentos e sensações de outros seres.
...
Exemplos de substantivos abstratos
honestidade;
bondade;
beleza;
educação;
feiura;
maldade;
crueldade;
amabilidade;
Substantivos próprios: indicam seres, países, estados, sendo grafados com letra maiúscula, por exemplo: São Paulo, Brasil. Substantivos comuns: grafados com letra minúscula, designam seres da mesma espécie (animais, plantas, objetos), por exemplo, as palavras: cidade, país.
O substantivo abstrato DEPENDE de algum outro ser ou coisa para existir. ... Sombra- depende de algum ser ou obstáculo para sua formação ou sua existência. O substantivo concreto NÃO DEPENDE de ninguém para existir.
Os substantivos concretos definem os seres que possuem existência própria e não são dependentes de outros. Eles indicam seres do mundo real e fictícios, e nomeia pessoas, objetos, lugares, animais e outros. Normalmente, o substantivo abstrato é visto como o contrário do substantivo concreto.
Perceba que o substantivo concreto não tem a ver com a existência de um ser no mundo real, mas com a existência da imagem concreta desse ser. “Fada”, por exemplo, é um ser que não existe no mundo real, mas é um substantivo concreto, uma vez que é uma figura possível de imaginar concretamente.
Substantivo simples: possui apenas um radical, isto é, apenas um elemento formador da palavra. Exemplos: xícara, vaso, polvo, pessoa, tédio, santa etc. Substantivo composto: possui mais de um radical, comumente formado pela junção de duas ou mais palavras para formar-se uma só.
substantivo masculino Ação de sentir, de perceber através dos sentidos, de ser sensível. Capacidade de se deixar impressionar, de se comover; emoção. ... substantivo masculino plural Sentimentos. Manifestação de pesar, de tristeza; pêsames: meus sentimentos por sua perda.
Vejamos mais exemplos de substantivos abstratos: O nome das ações dos verbos, por exemplo: “corrida”, que é a ação do verbo correr, ou “fuga” que é ação de fugir, “luta”, “brincadeira” etc. Sentimentos, por exemplo: saudade, paixão, carinho, dor etc. Características, como: beleza, inteligência, sensibilidade etc.
Observe os exemplos: Ele vinha pela estrada e foi picado por uma abelha, outra abelha, mais outra abelha. Substantivo Coletivo é o substantivo comum que, mesmo estando no singular, designa um conjunto de seres da mesma espécie. ...
Por exemplo: “mulher”, “menino” e “homem” são substantivos comuns que designam seres de uma espécie, no caso “pessoas”, sem especificar cada ser. ... Por nomear os seres no contexto geral, o substantivo comum é escrito com a primeira letra minúscula.
Adjetivo é toda palavra que caracteriza o substantivo, indicando-lhe qualidade, defeito, estado, condição, etc. Ex.: homem bom (qualidade), menino traquina (defeito), moça feliz (estado), família rica (condição).
Substantivos concretos são palavras que designam seres com existência própria, que existem independentemente de outros seres. São substantivos concretos os substantivos que indicam objetos, pessoas, animais, vegetais, minerais, lugares.
Os substantivos são uma das classes de palavras que compõem a gramática da língua portuguesa e caracterizam-se por nomear seres animados, como pessoas e animais, e inanimados, como objetos, lugares, estados, ações, qualidades etc.
Qualquer substantivo que denote uma entidade fisicamente apreensível é um nome concreto. ... Contudo os nomes próprios não designam espécies mas somente indivíduos específicos. Como se disse, a classificação de um substantivo em comum ou próprio é independente da sua classificação em concreto ou abstracto/abstrato.
Significado de Abstrato
adjetivo Que não é concreto nem real; que não tem existência como objeto, como coisa, como realidade palpável; irreal. ... [Gramática] Que designa uma qualidade, comportamento, sentimento, ação etc., do que não é concreto nem real.
Substantivo epiceno é o que possui apenas um gênero. Em geral, refere-se a animais. A distinção dá-se pelo designação macho ou fêmea. ex¹: O jacaré macho x O jacaré fêmea (sempre no masculino);
Palavras que nomeiam seres animados e inanimados em geral
O substantivo comum é a forma mais abrangente de dar nome a seres da mesma espécie que possuem características em comum, podendo ser subdividido em pessoas, animais, lugares, frutas, plantas, entre outros.
O substantivo próprio costuma pode ser confundido com o substantivo comum, mas observe: o substantivo comum denomina qualquer ser uma espécie sem especificá-lo, de maneira generalizada, enquanto o substantivo próprio especifica o ser ao qual nomeia. Por exemplo: ... (“país” = substantivo comum)
Um substantivo é uma palavra que se refere a uma pessoa, coisa ou ideia. Um substantivo próprio é o nome de uma entidade específica: por exemplo, uma pessoa, uma organização ou um lugar. Substantivos próprios sempre têm a primeira letra maiúscula.
Um nome próprio é um substantivo que distingue e identifica algo de forma específica, como uma pessoa, um lugar ou entidade geográfica. Quando o nome próprio se refere a uma pessoa, é chamado de antropônimo; quando se refere a um lugar ou acidente geográfico é chamado de topônimo.
O que é substância composta de exemplos?
Como personagens da fonte 1 estão representados?
Como são classificadas as arqueas?
Como são classificados os nutrientes que devemos comer todos os dias?
Como nossos antepassados contavam o tempo?
Como as rugas são classificadas?
Como os paraguaios chamam a Guerra do Paraguai?
Quais as reações de biotransformação?
Como os diuréticos reduzem a pressão arterial?
Quais as mudanças nos padrões de beleza desde a Grécia antiga até os dias de hoje?
Como são classificadas as tecnologias em saúde de um exemplo para cada uma delas?
Quais são os planaltos mais importantes do Brasil?
Quais são os tipos de aplicações utilizados em braquiterapia e como podem ser classificados?
Como o pinguim se protege no ambiente?
Qual o órgão onde é comum a passagem do alimento e do ar?
O que significa tatuagens de piratas?
Como descobriram os planetas do Sistema Solar?
Como os pilotos de aviões comerciais evitam as áreas de turbulência?