Elas são causadas por um excesso de prostaglandinas — reações químicas liberadas pelo revestimento uterino durante a preparação para a eliminação do endométrio (menstruação). O desconforto é comum e tende a ser mais intenso nos primeiros dias do ciclo.
Fique atenta às cólicas muito fortes, pois não é normal sentir dores tão intensas. Mesmo no período pré-menstrual, a cólica extremamente dolorosa indica alguma anormalidade no sistema reprodutor. As alterações podem ser doenças como endometriose, miomas, pólipos ou inflamações pélvicas².
As dicas para diminuir as cólicas menstruais de forma natural incluem:Compressas de água morna no abdômen. ... Tomar chá de gengibre com valeriana. ... Utilizar pontos de reflexologia. ... Fazer exercícios para as cólicas. ... Não ingerir cafeína nem álcool. ... Evitar comer doces e salgados.
Ingerir em excesso gorduras e até carne vermelha aumenta a produção da prostaglandina, a substância responsável por provocar contrações. “Bebidas com cafeína, em excesso nesse período, também aumentam a irritabilidade e a oscilação de humor”, alerta o docente Dziedricki.
A resposta para isso pode estar em um estudo publicado no Journal of Women s Health. A pesquisa analisou os ciclos menstruais de 3.302 mulheres e descobriu que a dor tem causa inflamatória, sendo que essa inflamação é geralmente provocada pela chamada proteína c-reativa (CRP, da sigla em inglês).
17 curiosidades que você vai gostar
Cólica menstrual, ou dismenorreia, é uma dor pélvica provocada pela liberação de prostaglandina, substância que faz o útero contrair para eliminar o endométrio (camada interna do útero que cresce para nutrir o embrião), em forma de sangramento, durante a menstruação, quando o óvulo não foi fecundado.
Posição fetal
A posição é considerada uma das melhores para dormir com cólica menstrual porque comprime a região do abdômen, trazendo conforto e proteção. Ficar deitada dessa maneira também deixa a região mais aquecida, o que aumenta a sensação de bem-estar.
Doces industrializados, bolos, pães doces e carne vermelha
Pelo aumento na ingestão de gorduras saturadas e hidrogenadas que levam a um desequilíbrio hormonal aumentando as contrações no útero e processos inflamatórios e, consecutivamente, a dor.
O que (não) deve comer durante a menstruaçãoCólicas, inchaço, fadiga, alterações de humor e “aquela vontade exagerada de comer” que muitas vezes nos leva a cometer alguns excessos. ... Fruta. ... Vegetais de folha verde. ... Gengibre e curcuma. ... Carne de frango. ... Peixe. ... Chocolate negro. ... Frutos secos.
Quais direitos precisam ser garantidos?
Para que é indicada a injeção Beta 30?
O que é um portfólio para que serve?
Qual a diferença entre artrose primária e secundária?
Por que a Ana Maria Braga tá com cabelo rosa?
O que acontece se vc não assinar uma intimação?
Quais os benefícios do diet shake?
Qual o teor de proteína do capim Mombaça?
Qual foi a primeira regra do futebol?
Quantos quilos uma pessoa pode comer?
Como mudar a cor do LED do controle do PS4 no PC?
Quantas vezes lavar a prótese capilar?
Quantos aceleradores de partículas existem no Brasil?